+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Olá pessoal, estou tentando acessar a internet conectado ao star-os via rádio com um note ... do star-os eu consigo pingar a internet , mas do notebook eu não consigo , creio que seja falta de forward e nat .. alguem poderia me ajudar como fazer essas configurações ? de nat e ativar o forward ?
    vi que o mesmo tem uns scripts, porem não conseguir fazer muita coisa
    Desde já , muito grato .

  2. #2

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Explica com está esse teu star-OS... O Notebook é um cliente wireless do Star-OS??? O Link com a internet sai pela eth do Star-OS???

  3. #3
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    ISSO mesmo .. meu note é um cliente wireless da star-os .. e a internet está saindo pela ethernet ... da star-os eu consigo ter acesso a internet .. agora do meu note não ..creio que seja falta de forward ou nat .. se eu tivesse uma bash que pudesse editar eu faria funcionar .como no linux , mas com esses scripts dele está complicado fazer .. vc pode me ajudar ?

    Desde já grato .

  4. #4
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Ia esquecendo .. na placa de rádio que está na star-os ,eu coloquei o ip 10.1.8.254 , e na placa de rádio do meu note está com o ip 10.1.8.1 e gateway 10.1.8.254, e na placa ethernet da star-os está com o ip 192.168.5.70 e gateway 192.168.5.254, esse ultimo ip e o gateway de internet ..

  5. #5

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Citação Postado originalmente por hawk23
    Ia esquecendo .. na placa de rádio que está na star-os ,eu coloquei o ip 10.1.8.254 , e na placa de rádio do meu note está com o ip 10.1.8.1 e gateway 10.1.8.254, e na placa ethernet da star-os está com o ip 192.168.5.70 e gateway 192.168.5.254, esse ultimo ip e o gateway de internet ..
    Ola.
    note -> 10.1.8.1 gateway deve ser o IP da wlan (10.1.8.254)
    wlan -> 10.1.8.254
    eth1 -> 192.168.5.70 gateway 192.168.5.254

    Vc. colocou a rota estatica (default)?
    Menu -> Routing -> Static and default routes
    0.0.0.0/0 192.168.5.254 ether0

    Quem esta fazendo NAT deve ser o seu roteador default (192.168.5.254)
    Ele tem a rota estatica para chegar na rede 10.1.8.xxx?

    Se nao tem, acrescente:

    route add -net 10.1.8.0/24 gw 192.168.5.70

    Certo?

    Mauro Martins

  6. #6

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    nossa q doidera..quero acompanhar isso

  7. #7

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Se você quiser fazer NAT diretamente do StarOS

    você deverá ir no:
    Menu -> Advanced -> Scripts
    Nat and Static Nat


    e adicione a linha

    masq from 10.1.8.0/24 to dev ether1

    supondo que a ether1 é a interface que sai para o seu router ou servidor de internet.

    ou se você tiver um servidor linux antes desse staros é só criar as regras de nat para essa faixa de ip.

    Espero ter Ajudado

    Robson

  8. #8

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Gente desculpe a ignorância mas oq é StarOS ?? :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim: :toim:

  9. #9

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Lacierdias

    StarOS é um sistema baseado em linux
    principalmente para provedores wireless que tem a função igual de um Access Point ou Station

    além de ter a função de AP/Station, ele tem controle de banda(CBQ) faz NAT, Port Forward, tem opção para autenticação via radius, e por aí vai
    tudo e mais um pouco que um AP faz

    Quem vende a Licença para a utilização aqui no Brasil é o Maia da WlanBrasil

    mais informações:

    www.star-os.com

    Qualquer coisa de um toque

  10. #10

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Valeu pela explicação mano Uerroneous.
    Abraço

  11. #11
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Ok, obrigado pessoal eu vou tentar e depois digo o resultado, só mais uma pergunta tem algum bash onde eu possa escrever minhas linhas de comando ? ou tem que ser nos scritps que vem nele ?
    Ex. onde eu acrescento essa rota ? em qual script ?
    Desde já grato .

  12. #12
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Ok, obrigado pessoal eu vou tentar e depois digo o resultado, só mais uma pergunta tem algum bash onde eu possa escrever minhas linhas de comando ? ou tem que ser nos scritps que vem nele ?
    Ex. onde eu acrescento essa rota ? route add -net 10.1.8.0/24 gw 192.168.5.70 em qual script ?
    Desde já grato .

  13. #13

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Hawk32

    para o StarOS fazer o mascaramento (nat) é só fazer aquilo que te falei
    (tá explicado onde fica a opção)

    sobre bash
    o staros é travado, vc não tem acesso ao shell dele

  14. #14

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Fala cara, vc nao poderia colocar o star-os para trabalhar como bridge?
    pelo que li ele trabalha com bridge veja:

    Cliente layer 3 e AP Layer 2 como Bridge ou Router

  15. #15

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Citação Postado originalmente por hawk23
    Ok, obrigado pessoal eu vou tentar e depois digo o resultado, só mais uma pergunta tem algum bash onde eu possa escrever minhas linhas de comando ? ou tem que ser nos scritps que vem nele ?
    Ex. onde eu acrescento essa rota ? route add -net 10.1.8.0/24 gw 192.168.5.70 em qual script ?
    Desde já grato .
    Hawk23

    A rota e para ser colocada no equipato. que faz a conexao com a internet. Se nao ele nao sabera como enderecar os pacotes para la.
    Me diga qual o equipto. que esta fazendo o papel de router/nat e lhe dou uma ajuda.

    Mauro Martins

  16. #16

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Citação Postado originalmente por oyama
    Fala cara, vc nao poderia colocar o star-os para trabalhar como bridge?
    pelo que li ele trabalha com bridge veja:

    Cliente layer 3 e AP Layer 2 como Bridge ou Router
    Oyama

    O star-os nao faz papel de uma bridge pura. Vc. tem que seta-lo com um ip na wlan e um ip na eth0 marcar a opcao bridge. os pacotes passaram de uma interface para outra. O que geralmente e feito e ativar o mascaramento na eth0.

    Mauro Martins

    P.S.: Vc. tem outros recursos:
    WDS, tunel entre dois equiptos. AP/CPE.
    Roteamento.

  17. #17
    hawk23
    Visitante

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Pessoal consegui colocar pra funcionar, estou usando internet através do meu note, mas precisei fazer NAT .. coisa que eu não queria, pois tenho um servidor linux antes do meu roteador da embratel que já tem nat ... ex :


    200.243.89.x - eth0
    10.1.7.254 - eth1
    172.16.78.94 -eth2

    A eth0 está com a faixa de ip do meu roteador da embratel .
    A eth1 está com a faixa de ip do meu rádio .
    A eth2 está com a faixa de ip de minha rede interna.

    estou usando - iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    ou seja já tem nat em toda minha rede.

    O star-os está com o ip 10.1.7.73 , setei tb uma rota default para o ip 10.1.7.254 - origem 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 gateway 10.1.7.254 - somente isso não funcionou . tive que colocar essa regra de nat - masq from 10.1.7.0/24 to dev ether1 - daí sim funcionou .

    no star-os estou com a seguite configuração :
    ethernet - ip 10.1.1.73
    wlan1 - 10.1.7.254

    A pergunta é ... tem como eu como cliente da wlan1 - ip 10.1.7.65 acessar a internet sem precisar fazer nat no star-os ?

    Desde já grato .

  18. #18

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Citação Postado originalmente por mdmartins
    Citação Postado originalmente por oyama
    Fala cara, vc nao poderia colocar o star-os para trabalhar como bridge?
    pelo que li ele trabalha com bridge veja:

    Cliente layer 3 e AP Layer 2 como Bridge ou Router
    Oyama

    O star-os nao faz papel de uma bridge pura. Vc. tem que seta-lo com um ip na wlan e um ip na eth0 marcar a opcao bridge. os pacotes passaram de uma interface para outra. O que geralmente e feito e ativar o mascaramento na eth0.

    Mauro Martins

    P.S.: Vc. tem outros recursos:
    WDS, tunel entre dois equiptos. AP/CPE.
    Roteamento.
    Desculpe, mas eu não uso ip nenhum em nenhuma interface wlan, apenas na eth... Uso todos os cartões, inclusive a placa de rede, no mesmo modo bridge...

  19. #19

    Padrão Forward e NAT no Star-OS

    Citação Postado originalmente por hawk23
    Pessoal consegui colocar pra funcionar, estou usando internet através do meu note, mas precisei fazer NAT .. coisa que eu não queria, pois tenho um servidor linux antes do meu roteador da embratel que já tem nat ... ex :


    200.243.89.x - eth0
    10.1.7.254 - eth1
    172.16.78.94 -eth2

    A eth0 está com a faixa de ip do meu roteador da embratel .
    A eth1 está com a faixa de ip do meu rádio .
    A eth2 está com a faixa de ip de minha rede interna.

    estou usando - iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    ou seja já tem nat em toda minha rede.

    O star-os está com o ip 10.1.7.73 , setei tb uma rota default para o ip 10.1.7.254 - origem 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 gateway 10.1.7.254 - somente isso não funcionou . tive que colocar essa regra de nat - masq from 10.1.7.0/24 to dev ether1 - daí sim funcionou .

    no star-os estou com a seguite configuração :
    ethernet - ip 10.1.1.73
    wlan1 - 10.1.7.254

    A pergunta é ... tem como eu como cliente da wlan1 - ip 10.1.7.65 acessar a internet sem precisar fazer nat no star-os ?

    Desde já grato .
    Tem sim... É só você ir lá no Star-OS no menu Interfaces, seleciona a interface (tem q fazer isso em todas) e depois IP Assignments... Daeh vc coloca no campo Ethernet Bridge Number o mesmo número (pode ser de 1 a 9) para todas as interfaces, MAS TEM QUE SER O MESMO PARA TODAS INTERFACES, que daeh ele estará funcionando em modo bridge, como qualquer AP... Nas interfaces wlan ou wpci (conforme o cartão), não coloque IP nenhum, apenas coloque IP na interface de rede eth do Star-Os para você poder acessá-lo... Pronto é só isso...

    ...