+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Open_Mind
    Visitante

    Padrão Carregar/Descarregar Módulos

    Pessoal esse post não vem a ser uma dificuldade apenas uma dúvida que tenho. Através do comando lsmod posso listar todos módulos que estão carregados no momento, até aí nenhuma novidade. ok.

    A questão é: quando eu removo um módulo (vfat. fat) por exemplo e tento montar alguma file system (FAT) ele não acusa erro algum, ou seja, apesar de eu ter removido os módulos ele não acusa erro e monta a partição normalmente, pelo fato de eu ter descarregado os módulos não teria que ocorrer erro na tentativa de montar a partição com o file system FAT??

    Desde agradeço à todos!

    Abraços

  2. #2

    Padrão Carregar/Descarregar Módulos

    quando voce remove este modulo, e lista o lsmod ele continua lá na lista?

  3. #3
    Open_Mind
    Visitante

    Padrão Carregar/Descarregar Módulos

    Então vonlinkerstain quando eu removo o módulo e listo novamente ele não aparece na lista, porém quando eu tento montar a partição e listo os modulos ele aparece no inicio da lista, parece que quanto eu monto uma partição automaticamente ele sobi os módulos. Isso ocorre em qualquer distro ou é uma das "facilidades" da Conectiva?

    Grato pela resposta vonlinkerstain. Abraços a todos.

  4. #4
    whinston
    Visitante

    Padrão xiiiiiiiiiiiiiiiiii

    xiiiiiiiiiiiiiiiiii
    "era" pra dar!
    o von fez a pergunta perfeita neste caso.
    pq as xx ele fala que rancou (ou o comando não foi exatamente o que ele queria pra rancar) e ele continua lá carregado.

  5. #5
    Open_Mind
    Visitante

    Padrão Re: xiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Citação Postado originalmente por whinston
    xiiiiiiiiiiiiiiiiii
    "era" pra dar!
    o von fez a pergunta perfeita neste caso.
    pq as xx ele fala que rancou (ou o comando não foi exatamente o que ele queria pra rancar) e ele continua lá carregado.
    Poís é whinston ele chega descarregar o módulo, porém quando tento montar uma partição FAT (visto que após executar o comando lsmod o módulo não se encontrava carregado) ele monta normalmente. Gostaria que os senhores fizessem um teste para verificar se isso é mais uma "facilidade" do Conectiva ou isso acontece em outras distros também.

  6. #6
    karfax
    Visitante

    Padrão Carregar/Descarregar Módulos

    A chamada de carga do módulo é feita dinamicamente pelo sistema consultando sua entrada no /etc/fstab. O kernel consulta este arquivo para ver qual tipo de filesystem ele é. Isso pode ser visto em qualquer distro, não apenas no conectiva. Dizem as más linguas que o tempo de espera inativo é de 30 minutos: se sua entrada vfat não foi usada neste intervalo (voce desmontou a partição), o kernel remove a carga desse módulo depois desse tempo.

    []s,