+ Responder ao Tópico



  1. #1
    violinista
    Visitante

    Padrão Recuperar partição reiserfs

    Bom dia a todos !

    No começo desta semana, precisei alterar o tamanho da minha partição reiserfs, que era o diretório root do meu sistema.

    Para alterar o tamanho da partição, dei o boot pelo CD do Kurumin e usei o QTParted. Mas ele não finalizou corretamente.

    Depois disso, tentei dar o boot pelo hd, no sistema que estava na partição em questão, e apareceu e mensagem de erro: "Kernel Panic: unable to mount filesystem on invalid superblock (3,2)" (Isso é o que eu lembro de cabeça, não tenho certeza se era exatamente assim).

    O problema é que eu precisava pelo menos recuperar os dados que estavam no meu diretório pessoal, pois não tinha backup ops: Então começaram as tentativas desesperadas no sentido de recuperar os dados. Eis o que eu já fiz:
    * fsck-reiserfs --fix-fixable -y /dev/hda4
    * fsck-reiserfs --rebuild-tree -y /dev/hda4
    * fsck-reiserfs --rebuild-sb -y /dev/hda4
    Fora diversas tentativas frustradas de redimensionar a partição usando o mesmo QTParted.

    Após executar fsck-reiserfs --rebuild-tree, consegui montar a partição normalmente, mas o detalhe é que meu diretório pessoal apareceu VAZIOZINHO !!! :cry:

    Também já tentei usar o testdisk, mas não consegui fazer nada com ele ...

    Estou usando Kurumin 4.1, e o skema de partições é o seguinte:
    /dev/hda1 - fat32 ops:
    /dev/hda2 - swap
    /dev/hda3 - ext3 - /boot
    /dev/hda4 - reiserfs - /

    Para realizar os "experimentos", usei o dd para copiar tudo para um outro hd, dessa forma, tenho o problema da mesma forma como ele foi "concebido"

    Já pesquisei no fórum, e não achei nada parecido com isso ...

    Alguma sugestão ??? :toim:

    Desde já, VALEW !!!!

  2. #2
    felco
    Visitante

    Padrão Recuperar partição reiserfs

    Nao tem nada dentro do /lost+found?

  3. #3
    violinista
    Visitante

    Padrão Recuperar partição reiserfs

    Xiiiii ... skici de ver ... ops: :toim:

    Vou fazer td de novo e ver dentro do /lost+found ... depois eu posto o q deu ...

    Vlw por enqto !!!

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Recuperar partição reiserfs

    :clap: MARAVILHA !!!

    Valew, Felco ... eu tinha esquecido C O M P L E T A M E N T E desse diretório ... tinha muita coisa lá ... tava td com o nome bagunçado, com números ao invés dos nomes dos arquivos, mas já consegui recuperar os arquivos mais importantes ...

    VALEW MESMO !!! :good: :clap: 8)

  5. #5

    Padrão Recuperar partição reiserfs

    Como devo colocar no meu fstab para montar uma partição reiserfs com permissao de escrita para usuario normal ?