+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Problemas para instalar o php junto com o mysql

    Estou seguindo os passos do nosso amigo gocorreia para instalar o php e o mysql que foi o seguinte :

    Olá,
    como você usa debian é mais fácil instalar o mysql atraves do apt-get:
    #apt-get install mysql-server
    ou se quiser o 4.1 (eu prefiro este)
    #apt-get install mysql-server-4.1
    é recomendado que você instale o apache, que é um servidor web, antes de instalar o php, existem vários artigos que abordam isso é só dá uma olhada. mas geralmente é só fazer o download no site sugerido acima (www.apache.org) descopactar e:
    #./configure
    #make
    #make install
    depois faça o download do php (www.php.net) e:
    # ./configure --with-apxs2=/usr/local/apache2/bin/apxs --with-mysql
    o primeiro with é por causa do apache, o segundo por causa do mysql. Faça antes um:
    #./configure --help
    para ver as opções que deseja habilitar, recomendo dar suporte a gd e as fontes truetype. e depois do ./configure faça:
    #make
    #make install

    deve-se fazer algumas mudanças no arquivo de configuração do apache (httpd.conf) para ele "trabalhar" junto com o php, mas não me lembro examente as mudanças, dê uma pesquisada na net...

    ate aqui tudo bem mas estou com problemas agora para rodar a linha do

    # ./configure --with-apxs2=/usr/local/apache2/bin/apxs --with-mysql

    o que esta ocorrendo é o seguinte

    debian-br-cdd:/home/andre# make
    make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.
    debian-br-cdd:/home/andre# make

    estou no final da instalação alguem pode me ajudar:

  2. #2
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Problemas para instalar o php junto com o mysql

    Amigo o comando make deve ser rodado no local onde você descompactou o php. Agora quer uma dica?

    Não é necessário ter toda essa trabalheira que você está tendo. O debian já vem com pacotes pesonalizados de cada software desses, os chamados modulos extras.

    Qual versão do debian você está usando? Se for a 3.1 experimenta usar o aptitude. Ele oferece uma interface para o apt-get que torna muito fácil instalar e remover pacotes.

    Aqui instalei o apache 2, php 4.3, mysql 4.3 tudo interagindo entre si, para isso bastou adicionar os módulos do php 4 para o apache 2 e o modulo do php que dá suporte ao mysql. Nem precisei compilar nada. Foi fácil!

    Qualquer dúvida posta aqui, que eu te ajudo.

    Abraços,