+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rpapa
    Visitante

    Padrão Problemas em cotas de disco no Q-mail

    Bom dia pessoal

    Eu implementei um servidor de e-mail com Q-mail de acordo com a instalacao default do site lifewithqmail usando a autenticacao dos usuarios do sistema via arquivo /etc/passwd e /etc/shadow. Tá tudo funcionando perfeitamente. O Maildir dos usuarios está dentro de seu diretório /Home/usuário. Eu implementei cota de disco nos diretórios dos usuários e estou fazendo testes. Eu implementei uma cota de 1Mega para um usuário. Quando a caixa do usuário entope com 1Mega, ele nao recebe mais nenhuma mensagem em seu diretório. Mas o qmail coloca a mensagem na fila e fica e fica....
    Eu gostaria que após a cota do usuário ter sido ultrapassada, qualquer mensagem enviada para ele fosse retornada para o emissor. Alguém sabe me dizer se há como intervir nas tentetivas de envio de mensagens do smtp do q-mail, de forma que a mensagen de retorno possa ser enviada mais rápida?

    Obrigado,

    Papa

  2. #2
    rpapa
    Visitante

    Padrão Resposta a pergunta

    Bom eu pesquisei e verifiquei que o q-mail por default tenta entregar uma mensagem por um prazo máximo de 7 dias, e se dentro desse prazo ele não conseguir entregar, o qmail-send envia uma mensagem de retorno para o emissor da mensagem.
    Para alterar o período de tentativas de entrega, deve-se alterar o conteúdo do arquivo queuelifetime dentro do qmail\control.

    Valeu pessoal.

    Rogério Papa
    Belo Horizonte