+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RAID no slackware

    Tenho que montar um servidor DELL ...tem 3 HD's de 73Gb, bom, tenho que fazer raid 5 usando o slackware 10.1

    gostaria de saber se tenho que fazer o raid primeiro pelo cd que vem com o computador da DELL ou eu posso fazer raid na instalacao do slackware ou so depois de instalar?..qual procedimento mais correto???

  2. #2
    Kablu
    Visitante

    Padrão Ola

    Amigo,

    Aconselho você a fazer o RAID via hardware no DELL, assim o seu gerenciamento interno fica muito mais rápido do que faze-lo via software.

    RAID via hardware é uma funcionalidade muito boa e só é presente nas placas boas e caras! Aproveite!

    Abraço :good:

  3. #3

    Padrão RAID no slackware

    mas quando faz um RAID via hardware pode instalar qualquer distro???..é uma placa de 128M, com 3 HD,s.

  4. #4
    Kablu
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    Suponho que sim... sua distro já vai enchergar como um hd só.

    Ela não vai nem saber que tem 3 lá.

    Abraço :good:

  5. #5
    dctalk
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    só vai reconhcer um HD dependendo do RAID.

  6. #6
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    E ai
    Os HDs são IDE ou SATA? E a mother suporta RAID no hardware?

  7. #7
    beck
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    E ai
    Os HDs são IDE ou SATA? E a mother suporta RAID no hardware?
    Ops! não estava logado......

    Pergunto isso pois montei uma RAID com uma placa server intel.... com HDs SATA (4) a idéia era de fazer no hardware mas.... :toim:

  8. #8

    Padrão RAID no slackware

    amigos, esse servidor ja esta rodando o linux redhat interprise, so que resolvi instalar o slack 10.1, por questao de padronizacao. No redhat fiz haid por hardware funcionou uma maravilha...so queria saber se o slack sera a mesma coisa.

  9. #9
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    Citação Postado originalmente por Bravo
    amigos, esse servidor ja esta rodando o linux redhat interprise, so que resolvi instalar o slack 10.1, por questao de padronizacao. No redhat fiz haid por hardware funcionou uma maravilha...so queria saber se o slack sera a mesma coisa.

    Se a tua controladora raid é IDE poderá funcionar sim. Fiz um teste com uma controladora SATA e não tive sucesso. Verifica o modelo dela e olha no kernel se ela tem suporte nativo... se tiver é um abraço. 8)

  10. #10
    Kablu
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    Com SATA funciona também... eu fiz funcionar com slack 10.1 sem problemas...

    Na inicialização pelo CD ao invés de apertar <ENTER> digite

    sata.i

    Ele abre um kernel com suporte a sata e controladoras sata!

    Abraço :good:

  11. #11
    beck
    Visitante

    Padrão RAID no slackware

    Citação Postado originalmente por Kablu
    Com SATA funciona também... eu fiz funcionar com slack 10.1 sem problemas...

    Na inicialização pelo CD ao invés de apertar <ENTER> digite

    sata.i

    Ele abre um kernel com suporte a sata e controladoras sata!

    Abraço :good:
    Mas tu fez funcionar assim a controladora sata e não o raid dela (do hardware) pois tive que montar um servidor a pouco tempo atrás com 4 hds sata com uma controladora promise TX4 s150 a idéia era de botar pra funcionar o raid 10 no hardware dela... ativei o raid dela na bios da controladora (array em modo 10), fiz ela clonar os hds certinho e funcionou legal, mas o linux (Slack10.1) não reconheceu o array. Fiz vários testes, kernel 2.4.31, 2.6.12.1 e nada. O meu tempo tinha esgotato a saída foi fazer um raid por software. :cry:

  12. #12

    Padrão Re: RAID no slackware

    Kablu, você conseguiu instalar o Slack com o RAID montado?
    Estou há horas tentando e num tem jeito, depois que crio o array (RAID 1), o Slack não reconhece o HD.

  13. #13

    Padrão Re: RAID no slackware

    Aqui no trabalho temos dois servidores DELL, 1 PowerEdge 1500SC e 1 PowerEdge 2600, utilizam o raid via hardware da própria DELL, recomendo vc usar este tipo de RAID, nunca tive problemas aqui.

  14. #14

    Padrão Re: RAID no slackware

    Certo, e é exatamente isto que estou tentando fazer, porém, com uma placa ASUS chipset VIA VT8251.
    Já montei servidor DELL também e, realmente funciona, mas na placa acima, não tem jeito...
    A própria ASUS disponibiliza no cd de instalação, os driver apenas para RH9 e Mandrake, é o que vou testar hoje, pra ver o que acontece.
    Mas com Slack, não tem jeito... não vai.......

  15. #15

    Padrão Re: RAID no slackware

    Pra reconhecer o HD, é preciso, salve engano, formatá-lo pela controladora do RAID (hardware).
    Liga pra Dell cara, e pede uma juda, é uma opção que fica na bios da controladora RAID.

    Ab, Duca.

  16. #16

    Padrão Re: RAID no slackware

    Pior é que não é DELL, é uma máquina montada, com placa ASUS P5V800-MX.
    E já olhei tudo nas configurações do RAID, ele cria o array direitinho, "sincroniza" os discos, mas na hora de instalar o linux, simplesmente não reconhece nenhum HD.