+ Responder ao Tópico



  1. #1
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Oi gente,

    O assunto já diz tudo...

    Essa é uma questão que dá voltas na minha cabeça... :toim: Fico tentando entender como ganhar dinheiro com o software livre ops: , e, se existem empresas(a Novell, uma delas) que estão se fortalecendo e crescendo com o Linux :good: , fica a pergunta no ar... Como eles ganham dinheiro com o software livre? E, ainda, como nós podemos tirar nossa casquinha da onda livre do Linux e congêneros...

    Abraços

    8)

  2. #2

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    cara eu pensei em algo +/- assim tipo o software eh livre (mas os caras q desenvolvem recebem algo) mas a mão d obra naum (e tb as doações e apoios de entidades neh) entaum os caras desenvolvem um software q p baxar e instalar eh livre mas com ctz ele vai precisar de uma mao d obra especializada p instalar configurar ou mesmo um suporte a ela e ai q entra o dinheiro... claro eu axo... pensei td isso pelo simples fato de q vc desenvolve um software p alguem e da d graça mas... no entando se ele precisar d ajuda vc cobra lah seus 800 reais (hipoteticamente falando)

    ai eu axo q funciona assim

  3. #3

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    é, meu caro fpessoa.. DEVERIA funcionar assim, mas se procurar aqui nos posts - até ontem - vai notar que o que anda acontecendo, de maneira muito comum, é o "cunhadismo".

    Um post que apareceu - aliás, acho que o terceiro nesta semana, no qual o vaga.. err.. perguntante diz o seguinte:

    "olha galera, eu entrei numa firma hoje como encarregado da segurança e queria isntalar o OpenBSD pq ouvi falar que é muito bom.. (depois de várias linhas) e como eu nunca mexi nisso e nem conheço bem o Linux.. (mais linhas) preciso do apoio de vcs aqui.."

    bem.. resumo: EM QUALQUER OUTRO PAÍS DO MUNDO as emprêsas, com toda seriedade, contratam pessoas que tenham formação/expertise (o que NÃO QUER DIZER DIPLOMAS E CERTIFICAÇÕES) e as colocam nos lugares certos, para fazerem as coisas de maneira certa.

    Aqui, colocam os cunhados imprestáveis em locais onde possam causar um bocado de danos - inclusive à imagem de profissionais sérios - para depois, passado um tempo, alguém ter a luz e dizer: "é, o SL não funciona mesmo, é melhor a gente voltar a usar o antigo, a gente paga licença mas pelo menos não tem essas dores de cabeça".

    Ganhar dinheiro com SL? Bem.. sendo cunhado de alguém vc até pode. Mas talvez seja melhor esperarmos que o país melhore. Como meu bisavô morreu esperando isso, e eu (com a idade que tenho) vou morrer esperando isso.. sei não.. Quem sabe se vcs forem embora, prum país mais sério, com gente séria, emprêsas sérias e, principalmente, sem cunhados com alto QI?

  4. #4
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    É... QI é o mal deste país... :cry: Mas, acho que em outros países a coisa não é muito diferente não... Nepotismo sempre houve, :? e, sempre vai haver... Mas... A questão ainda continua... Como ganhar dinheiro com o S.L ?

    No caso do software proprietário, a coisa é mais simples... Eles fazem e cobram licença... E para nós? Como pode ser equacionada essa delicada questão...?


    Abraços

    8)

  5. #5
    jedi
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Cara eu não posso esta totalmente certo, mas a maneira mais facil de ganhar dinheiro com SL é serviço.
    Por exemplo vc chega em uma empresa aonde é necessario ampliar ou informatizar a empresa, vc vai passar duas soluções, uma é eles comprarem mais computadores, comprarem licenças windows, licenças office e se vc fornecer o programa eles terão que pagar tb a licença do banco de dados. Vc poderia cobrar um pequena quantia de mão de obra já o mais caro a empresa ira pagar nas licenças e equipamentos.
    A outra solução é vc utilizar as maquina antiga acessando um servidor mais parrudo e assim fornecer um estrutura de terminais com o linux, open oficce e DB Livre. De quebra vc pode oferecer um programa seu para ele. Assim vc pode cobrar mais de mão de obra já que licença é zero. VC ganha muito mais $.
    Isso é claro que é uma unica solução em meio de um monte que o SL te proporciona.
    Nisso vc faz a propaganda do SL para outros empresario e ajudando outros técnico(não é so vc que ganha). Durante a implatação vc vai descobrindo mais funcionalidade ou incrementa o software de maneira a melhor e corrigir bugs, e disponibiliza isso para a comunidade depois. Assim outras pessoas se beneficia do seu conhecimento, e poderá fazer a mesma coisa que vc.

    Creio que isso é SL.

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Ue... SL eh um software como qualquer outro... voce pode vender SL.
    Voce pode por exemplo montar uma distro pra ser um Firewall e vender... com tanto que vc mantenha oque SL como SL, nao violando a GPL eh disponibilizando o source doque ja eh SL.

  7. #7
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Até aí, tudo bem... Manter uma rede e cobrar pelos serviços de manutenção, sem ter que se preocupar com a ABES e a polícia batendo na porta... Mas... E pra quem desenvolve? Pro pessoal do Slackware? do Abiword(meu preferido... Te amo formiguinha!!! ), pro pessoal, vamos dizer, mesmo da Novell, que agora pegou a Suzy...? Como eles ganham dinheiro com OPEN SOURCE...?

    Tá, tá... Aí já vem o pessoal e diz: OPEN SOURCE não é GRÁTIS... Mas... E se a gente instala e não paga nada?

    Ohhhh...

    Dúvida cruel...

  8. #8
    jedi
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    no caso do slackware e do seu do seu adorado abiword as pessoas que usam sempre tem uma melhoria a acresentar.
    no caso da Novel ela ganha não com a venda do suse, mas ela chega em uma grande empresa que paga muito $.
    Eles oferecem o servico da Suse, a empresa não precisa se preocupar com nada, alem do serviço tem a licença que a novel cobra,
    Este espirito corporativo que a novel tem nos produtos as empresas adora. Vide a Red Hat

  9. #9
    wrochal
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Pessoal,

    Após alguns anos só hoje ganho dinheiro com Software livre, prestando consultorias para empresas em instalação, configuração e administração de servidores, de E-mail, WebServer, FTP, Dados e etc.

    Normalmente tiro em mêdia de 1.5 mil, além do meu trabalho fixo.

    falou,

  10. #10
    jedi
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Vc consegue tirar 1.5 livre todo mês so trabalhando com SL nas horas vagas?? é Isso mesmo???

  11. #11
    mantabodyboarder
    Visitante

    Padrão Como ganhar dinheiro com software livre...

    Pelo que eu entendi ele ganha 1,5 mil nas horas vagas com serviços de instalação e administração.

    E também pelo que eu entendi a pergunta era sobre ganhar dinheiro com SL como DESENVOLVEDOR.

    A solução que eu sei pra isso é trabalhar pra uma grande mepresa que está apostando em SL ou o tal do Maketing Pessoal.

    Se vc tem um projeto bom, bem estruturado, funcional, consegue administrar uma rede de colaboradores remota, etc, imagina como é seu currículo pra uma empresa (mesmo que de desenvolvimento proprietário).

    Isso pode te garantir promoções ou mudanças de emprego.

    Quem sabe sua empresa aberta (e não só pra prestar serviços) e te retornando um dim dim bom.