+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dsrdaniel
    Visitante

    Padrão Ajudem plz!

    Galera, to querendo migrar pro linux, e ver se perco o vicio do windows.
    Mas fica meio complicado passar o dia inteiro no linux sem um msn pra distrair um pouco. Tenho o conectiva 10 instalado e algumas duvidas:

    1- Tem como emular o msn no linux? Ou algum programa q conecte na rede do msn? Veio um programa de msg instantanea q teoricamente conecta no msn tb, mas acusa login invalido, mas n ta invalido n.

    2- Quero mudar a tela de boot, onde se escolhe windows ou linux, na hora da instalação escolhi o LILO mas nao achei a interface mto amigavel, mas nao consegui achar onde muda.

    3- Consegui achar na net como montar minha partição ntfs no linux, mas as outras duas sao fat32, era algo tipo: mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt
    mas trocando o ntfs por "fat" ele nao reconhece. Minha solução seria entrar pelo windows e usar o partition magic para alterar a particao de fat32 para ntfs e depois montar no linux, mas n acho a opção mais inteligente pois vou continuar sem saber como montar uma unidade fat32, entao por questao de aprendizado quero entender.

    alguem da um help aí?

    P.S.: Devo vir encomodar muito por aqui, quero conseguir dizer de boca cheia que prefiro o linux do que o windows. Mas no momento só to apanhando. hehehe

    vlw! :good:

  2. #2
    dsrdaniel
    Visitante

    Padrão MAIS UMA COISA!

    Falto otra duvida que esqueci de colocar.

    Tem como emular imagem .iso no linux? pois baixei somente o cd 1 do conectiva, e nao teria por que gastar mais cd´s se eu tenho como emular tudo no linux, gostaria de fazer a instalacao completa.

    vlw!

  3. #3

    Padrão Ajudem plz!

    cara..

    aqui vão algumas dicas pra vc sobe suas perguntas:

    01 - use o aMSN.

    02 - procure por GRUB na internet, é outro gerenciador de boot do linux, acho mais interessante que o LILO.

    03 - para vc montar partições pode ver a man page do mount "man mount", e tipo, sobre vc montar a partição fat32, não era soh trocar o parâmetro, vc deve verificar qual é a partição.
    ex.:
    um hd está conectado no IDE 01 como master. - "hda"
    outro hd está conectado no IDE 01 como slave. - "hdb"

    o hda tem 3 partições: hda1, hda2, hda3
    o hdb tem 2 partições: hdb1, hdb2

    hda1 - ext3
    hda2 - ntfs
    hda3 - fat32

    para montar ext3 nao precisa especificar sistema de arquivos;
    para montar ntfs "mount -t ntfs /dev/hda2 <destino>"
    para montar fat32 "mount -t vfat /dev/hda3 <destino>"

    04 - para vc montar arquivos .iso, use a opção "-o loop".
    ex.:
    temos: arquivo.iso
    # mkdir /mnt/iso
    # mount -o loop arquivo.iso /mnt/iso

    e tipo, independente da ocasião, sempre é bom ter todos os cd's da distribuição, então aconcelho a vc gravar os otros dois arquios .iso para cd.

    se nao quiser ficar usando os cd's, monte um repositório local em seu micro.

    qualquer coisa, tamo ae...

    valew
    []'s

  4. #4

    Padrão Ajudem plz!

    Cara so algumas ideias pra voce, se tem conectiva não prescisa baixar os outros cds, pegue os programas pelo apt, é mais facil alem de pegar as ultimas versões dos programas, e quanto pra usar o msn recomendo o mercury tem muito mais funções que o amsn, como por exemplo suporte a webcam e interface mais amigavel, entao se quiser mais informações mercury.to


    falows

  5. #5
    dsrdaniel
    Visitante

    Padrão oh yeaaah

    valeu galera, e vo da uma olhada nesse mercury sim, e ler um pouco sobre esse apt pq ja andei vendo sobre isso em outros topicos, parece quebrar bastante galho hehe
    vlw ae
    []'s