+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Martian Source prejudica a Rede???

    Pessoal,

    Esses dias instalamos outro link no nosso provedor e, como não sei fazer balanceamento de link e da mesma forma precisamos colocar outro roteador, optamos por colocar outro server para gateway dos usuários que utilizarão esse novo link... No meu link antigo, nos clientes eu uso IP´s de redes diferentes, para dificultar que eles se "encherguem" (10.10.2.2, 10.10.3.2, 10.10.4.2, etc...). Nesse novo link, para ser mais fácil a diferenciação, colocamos IP´s nas faixas 10.20.1.2, 10.20.2.2, 10.20.3.2, etc... Todos os clientes estão ligados a estes 2 servidores pelo mesmo AP (Star-OS).

    Desde então, em ambos os gateways de cada link, vem aparecendo a mensagem de Martian Source quase de segundo em segundo, vindos de IP´s que deveriam estar no outro servidor...

    Já li bastante material sobre a Martian Source e já sei do que se trata, apenas gostaria que vocês dessem a opinião se isso prejudica o desempenho da rede, e se isso tem solução...

    Mais uma vez, Obrigado...

  2. #2
    Visitante

    Padrão Martian Source prejudica a Rede???

    Olá!
    Pelo que pude notar, você ligou o AP em um HUB que conecta os 2 servidores, certo?
    Não tenho muita experiencia com estas mensagens, mas neste caso acredito que as mensagens de martian source diminuiriam sensivelmente se você utilizar um Switch ao invés de um Hub, mas mesmo assim teria algumas mensagens.
    O ideal mesmo é separar fisicamente ambas as redes, assim você não teria perda alguma de performance com pacotes desnecessários entre as redes. Se isso não for possível, você pode desabilitar as mensagens (sysctl -w net.ipv4.conf.all.log_martians=0), pelo menos assim não atrapalha a sua digitação.
    A solução seria separar fisicamente as redes mesmo...

  3. #3

    Padrão Martian Source prejudica a Rede???

    Essas log´s eu já desativei... Apenas estava preocupado com o desempenho da rede... A propósito, tenho um Hub da Encore que diz-se ser um switch... Será que dá muita diferença se colocar um switch da 3Com???

  4. #4

    Padrão Martian Source prejudica a Rede???

    _AGM_ ta ai uma questao muito interessante que poderiamos levantar entros nos aqui do underlinux, sobre usar HUB/switch para mandar dois link separados ou até mesmo se tiver varios Aps na torre e no server n ter expansao de placas para cada AP que seria o ideal.
    Vai ai a pergunta:
    No caso de ligar varios AP's em um HUB/Switch, mesmo tendo subnets para dificultar que os clientes se encherguem, tem um processamento muit grande passando nesse HUB/Switch. Qual é o melhor para ser usado, Gerencialvel ou não Gerencialvel? ou não existe um HUB/Switch ideal para isso, e se existe qual é ?

    Toda resposta vai ser muito bem vinda.

  5. #5

    Padrão Martian Source prejudica a Rede???

    Boa pergunta, Tiago....