+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar Servidor via NFS

    Pessoal do fórum, boa tarde a todos .......
    Estou quebrando a cabeça com a utilização do NFS. Estou usando o Conectiva 8.
    É o seguinte : temos 3 servidores Conectiva Linux 8. Um em 192.168.1.1 (Servidor Firewall/Squid) , outro em 192.168.1.2 (Servidor de Aplicativos) e o terceiro em 192.168.1.5 (Servidor de Aplicativos).

    Estou tentando compartilhar uma pasta do servidor 192.168.1.5 para que o servidor 192.168.1.1 veja e acesse. Fiz assim no servidor 192.168.1.5 :

    #mount -t nfs 192.168.1.5:/home/sistemas/delphi /mnt/pasta

    Se executar o comando mount aparece lá montada. Aí vou no servidor 192.168.1.1 e executo o seguinte :

    #mount 192.168.1.5:/mnt/pasta /mnt/teste

    Aparece a seguinte mensagem :

    #mount: 192.168.1.5:/mnt/pasta failed, reason given by server : Permissão negada.

    Galera como faço para compartilhar via NFS uma pasta de servidor Linux para Linux ???

    Um abraço a todos ......







  2. #2

    Padrão Acessar Servidor via NFS

    no arquivo /etc/exports coloque assim

    /dir_compartilhado 192.168.1.1 ro

    isso compartilharia com permissao de apenas leitura ReadOnly, mas vc pode colocar rw para leitura e escrita

  3. #3
    felipeasc
    Visitante

    Padrão Acessar Servidor via NFS

    Eu te aconselharia a fazer o seguinte:

    no arquivo /etc/exorts da máquina de origem, deixe da seguinte forma:

    /diretoriocompartilhado *(ro,sync,no_root_squash)

    ro = read only...poderia ser rw para read-write
    sync = sincronismo na transferencia de arquivos....pode se usar async....as vezes fica mais rápido, mas acho o sync mais seguro

    no_root_squash = O usuário que vai montar esse diretório em sua máquina remota, não precisa ser root para fazer tal montagem.



    Na máquina onde será montado o diretório, faça o seguinte:

    mount -t nfs -o ro IPMÁQUINAORIGEM:/diretoriocompartilhado /pontodemontagem


    Isso sempre funciona....

    Abraço
    Felipe

  4. #4

    Padrão Acessar Servidor via NFS

    Obrigado amigo.
    Peguei uma série de artigos nos fóruns sobre NFS e realmente estou procedendo errado quanto a configuração.
    Mas, valeu pela dica ..........
    Inté ...........