+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Pessoal.....é o seguinte:

    Tenho aqui um servidor com dois hds sata, pois a intenção é utilizar Raid 1.

    Instalei Linux normalmente e estou trabalhando com ele......

    A pergunta é:

    Era preciso ter feito alguma configuração na Placa Controladora para que o raid 1 funcionasse? porque me disseram que era automatico, que não é preciso fazer nada que já está havendo backup para o segundo hd.......é assim mesmo??

    Ou será que terei que testar o segundo hd pra ver se há algo gravado nele?

    Uso Conectiva 10...

    Grata!

  2. #2

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Detalhe: Raid via hardware....

  3. #3

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Bom dia Natasha

    Bom, o raid tem dois metodos de ser feito ou via hardware ou via software, o mais aconselhavel seria hardware. mas no seu caso vc diz que possui dois hd SATA, certo, e com certeza esta placa mãe sua tem controladora RAID então para você esta fazendo o raid vc teria que configura primeiro na controladora. e assim mandar instalar o sistema. e dae ele vai detectar automanticamente. pois o raid ja esta feito. entende.

  4. #4

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Tipo.. o SO nao detecta o raid via hardware, para o SO ele nem sabe que ele esta trabalhando com raid ok? tudo que ele encherga é um disco "comum" que a controladora apresenta para ele.
    Quanto a ser automatico? Ai é ralado dizer... tem que ver na sua controladora se o array está formado, se ele jah estiver formado e sincronizado esta tudo ok, caso nao voce precisará criar o array, e provavelmente perdera os dados, apesar de ter em algumas a opcao de "keep data" mas eu nunca testei, tai uma boa chance de voce testar.

    Verifique la na sua controladora e de uma posicao.

  5. #5

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    A máquina é um PowerEdgel da Dell...antes de inciar a instalação do Sistema Operacional foi executado um cd da Dell onde "foi configurada" Placa Controladora, só que não cheguei até o final do assistente desse cd pq ele me obrigava a instalar Windows, e minha intenção era Linux. Saí do assistente e instalei o Conectiva 10...

    Aí estou na dúvida se a placa controladora está funcionando ok em raid 1...há alguma maneira de eu verificar sem ter que desplugar o primeiro hd e ver se funciona pelo segundo? :?

  6. #6

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Ah da sim.... moleza isso, bom os dell poweredge normalmente vem com as controladoras LSI Logic (MPT Fusion no Kernel), como eu nao tenho como tirar uma foto para mostrar e nem ficar rebootandos meus servidores para tirar a tal foto (pelo celular hehe) é so voce mandar ver "ctrl+c" na hora do boot onde esta entrando na parte do boot da controladora.. ai ela vai entrar no menu dele, é so escolher o canal que voce quer (normalmente aparece 2) e entao depois escolher <Raid Proprieters>... la vai esta dizendo se tem algum array , quem é o disco primario ou o secundario e em qual raid esta... e se o raid status esta optimal or out of sync ou syncing (da para ver isso antes de entrar em qualquer lugar) ... se tiver "--" logo antes de escolher os canais é pq nao tem raid.

    da uma fucada la e ve o q vc descobre. qq duvida poste ai

  7. #7

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Entrei no setup da controladora.....apareceram duas opções, entrei na de array....e estava indicando sem array algum.....

    ....depois fui criar um array e a placa indicou:

    Porta sata 0: no device
    Porta sata 1 no device

    Isso quer dizer que a Placa não detectou os hds??
    E então não há Raid algum funcionando?

  8. #8

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Por acaso alguém utiliza servidor Dell para me dar uma luz... rs??

    Minha placa controladora não está controlando nada rs......ela não reconhece os hds........

    Em um dos cds que vieram com o Servidor há alguns utilitários, e entre ele um chamado CERC SATA, que é a controladora......mas é um arquivo executável.....será que ele deve ser executado no Setup da Controladora?

  9. #9

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Hm.. estou mais familiarizado com as controladoras RAID SCSI, nao conheco a cara das controladoras RAID SATA.

    Primeiramente voce precisa identificar os HDs dentro da controladora, para entao tentar algo. Será que os cabos nao estao exatamenten na controladora RAID ? Tem q conferir tudo, feito isso voce tenta acha-los na controladora raid, se achares ai sim podes fazer algo.

    Entretanto para tirar a duvida, de no linux
    # dmesg | grep hd

    e veja se aparece tanto sda como sdb , supondo que voce tem os 2 hds conectados no momento, se aparecer so sda, teoricamente voce esta com o array ou entao so esta reconhecendo um disco. (Se eu nao me engano ele trata os SATA como disco SCSI e nao IDE ... bom nunca trabalhei com SATA em servers :P)

  10. #10

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    O retorno foi:

    ide0: BM-DMA at 0xfc00-0xfc07, BIOS setting: hda DMA, hdb: pio
    hda: GCR-8483B, ATAPI CD/DVD-ROM drive
    SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB)
    SCSI device sda: 156182144 512-byte hdwr sectors (79965 MB)
    hda: ATAPI 48X CD-ROM drive, 128 KB cache, UDMA(33)


    e?

  11. #11

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Será que teria que atualizar o firmware da placa....?

  12. #12

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    pegou hda e hdb e o sda... tenta um grep pelo sd agora e ve se retorna sdb ... pelo visto talvez ele so tenha encontrado 1 scsi (sata no caso) e talvez esteja no raid 1 .. mas é muito dificil de ter confirmar algo sem ver.
    quem te vendeu a maquina poderia te ajudar com o hardware

  13. #13

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    não retornou sdb......

    será que só deixando o segundo hd funcionando seria a única maneira de testar se está sendo feito o Raid 1? :?

  14. #14

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Acho que essa seria a maneia "hard" ja que voce nao encontra na area da controladora .... vale a pena tentar entao ja q essa seria a ultima "solucao"

  15. #15

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Socorrooo!!

    Entrei na configuração certa da Controladora....andei vendo o que tava lá......fiquei contente pq indicava raid 1 e tals.........dae despluguei a controladora do hd0 pra testar o hd1 e dancei ...... :cry:

    não inicializou, voltei a plugar a controladora e agora, ao inicializar pelo hd0, dá:

    kernel panic: not syncing


    Me ajudem!!!! :roll:

  16. #16

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    Mensagem completa:

    Kernel panic: not syncing: attempted to kill init

    perdi tudo?? não me digam que terei que formatar e começar td de novo..... :cry:

  17. #17

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    AAAAAHHHH

    Ressuscitei meu hd depois de um kernel panic! rsrs :P

    na controladora estava

    status: degraded

    depois eu despluguei e pluguei de novo, dae ele deu kernel panic, achei que havia perdido td rsrs, voltei no setup da placa e daí estava:

    status: rebuild (x%)

    aguardei chegar no 100% e ficou

    status: optimal


    e td voltou ao normal!!!

    minha felicidade é pq eu não havia feito backup hehe... ops:

    e entrou no conectiva e meus dados estão lá!!!! :clap:


    obrigada pelas ajudas e não aconselho ninguem a fazer o que fiz...fuçar no setup da placa e desplugá-la do hd.........nunca se esqueça do backup antes....rsrsrs.....


  18. #18

    Padrão Hd Sata - Raid 1 Automático?

    hehe passou pelo susto hein? bom entretanto a maquina deveria ter bootado mesmo faltando o outro hd.

    quando um hd em um raid 1 esta fora, o sistema se encontrando em modo degradado entretanto ele funciona... e quando voce recoloca o hd ele comeca a reconstruir o array ou seja.. sincronizar os discos tudo denovo.... so que isso a maquina continua funcionando normal, entretanto com uma perfomance degradada ... aprox. de 30% parece, ate o array ficar em estado otimo.

    agora nao sei porque a sua parou de funcionar assim, mas de uma verificada exatamente como esta isso dai porque nao deveria parar de funcionar.... se o seu sistema fosse hotswap eu falaria para voce puxar com a maquina ligada hehehe mas acho q ele nao é nao.

    mas bom, agora ta tudo funcionando, acho q em outra situacao é interessante voce testar para saber se esta tudo realmente funcionando, porque aparentemente esta, mas nao com certeza pelo que voce relatou.