+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vpa_cpp
    Visitante

    Padrão Boot Remoto no Slackware

    Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos que tentarem ajudar. Obrigado.
    Meu problema é o seguinte: sou coordenador de informática da UFT(Universidade Federal do Tocantins) no Campus Universitario de Palmas. Possuimos aqui cinco Laboratorios de Informática, sendo três de boot remoto, com um total de 88 computadores sem HD.
    Preciso implementar um servidor de Boot Remoto com o Slackware 10.1 da seguinte maneira: o processamento deve ser feito não pelo servidor e sim pelos terminais, já que as máquinas possuem uma boa configuração mas não possuem HD. Gostaria que os terminais possuissem cada um, uma pasta de sistema separada, fazendo com que o servidor trabalhe realmente como um verdadeiro servidor de boot remoto e não apenas como um Terminal Server. Repetindo, os terminais não deverão utilizar o sistema do servidor e sim um outro sistema que esteja em uma pasta separada.
    Espero ter sido claro, desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão PXE+NFS

    eu montei um laboratorio com slack onde de vez em quando brinco de dar boot remoto nas máquinas.

    voce pode usar o pxe para dar boot pela rede ( as placas mae mais novas já tem suporte ou fazer um disquete :toim: ) usando o pxelinux do syslinux.
    instale o sistema em uma pasta do servidor de nfs e exporte (editando o arquivo /etc/exports)
    para carregar o sistema voce pode usar um kernel com suporte a boot pela rede (acho que o kernel do slak 10.1 naum suporta) usando as opções de servidor e etc.., ou pode também usar um initrd com um sistema base (incluindo obviamente os modulos do kernel para coisas como a placa de rede) e alterando o /linuxrc deste para que monte o seu proprio root no servidor do sistema e de um pivot_root e dai voce chama o init já com o root montado via nfs.

    acho a segunda opção mais viavel e mais flexivel.
    PS: acho que se vc tentar montar os 88 computadores ao mesmo tempo vai ficar muito lento e gerar muito trafego na rede. tente usar mais servidores para diminuir a carga e a leitura nos discos do servidor.

    ----------------------------------
    Evandro Alves Rodrigues
    http://www.tscconsultoria.cjb.net