+ Responder ao Tópico



  1. #141
    Avenger
    Visitante

    Padrão LinuxAP

    Olha, sobre o problema ser da m598x acho que não, é, eu já iniciei cartões pcmcia com adaptadores pci e Isa em sistemas desses sem problemas. Mas normalmente por incrível que pareça, é mais tranquilo instalar um adaptador isa-pcmcia do que um pci-pcmcia nessas máquinas (no pci, tem que fazer uma modificação em um arquivo de configuração do cardmgr).

    Eu já usei esses cartões orinoco (silver, bronze, gold) em k6-2 450, pentium-mmx 233, pentium 200, pentium 100, 486-dx4-100, 486-dx2-66. E funcionou muito bem. Memória, antes de uma limitação de banda que eu implantei, dava 16Mb tranquilo; agora eu tou tendo que por pelo menos 24Mb de RAM nas maquininhas.

    Se você usa um adaptador isa-pcmcia, ele tem um set de 3 jumpers, fecha um deles, liga a máquina, e testa; até testar com os três. Eu sei que adaptador isa-pcmcia, eu só consegui usar com um dos jumpers fechados (o do meio, se não me engano).

    Se você está usando é um pci-pcmcia, é melhor dar uma olhada em /etc/rc.d/rc.pcmcia (script que inicia o PCMCIA no slackware, por exemplo), e adicionar irq_mode=0 na linha que seta o 'PCIC_OPTS':
    PCIC_OPTS="irq_mode=0 irq_list=0"

    Se for usar placa ISA->PCMCIA, verifique que esse irq_mode=0 esteja ausente!..

    Agora, já se você está conseguindo carregar o adaptador pcmcia e o problema está no cartão sem IRQ/Porta; o negócio é /etc/pcmcia/config.opts, as primeiras linhas dão as listas de portas e IRQs que vão usar (essas portas são portas de memória ou I/O, ou algo assim, não tem nada a ver com TCP/IP, e elas são em hexadecimal começando por 0x).
    O arquivo já é cheio de comentário que explica mais ou menos como ele funciona... No mais é: include port <endereço de porta>,<endereço2 de porta>
    e exclude irq <numero> (prá não deixar o cartão tentar entrar em alguma irq).

    Prá ver como está a situação de portas e irqs usadas, é só dar uma olhada nos arquivos /proc/ioports e /proc/interrupts. Mas geralmente essa opção vem o.k.

    Prá liberar IRQ também, é bom desabilitar aquelas coisas onboard da Bios. Por exemplo, uma controladora secundária pode liberar a irq 14, se não me engano; desabilitar o 'assign IRQ for PCI VGA' também libera uma irq se for desmarcado. Tome cuidado também quando você usar a irq 9. Ela é 'compartilhada' com a irq 2. Apesar de eu nunca ter visto dar problemas, mas é bom ficar de olho, talvez ela seja a possível causa de uma dor-de-cabeça.

    Acho que isso são as coisas mais comuns prá resolver conflitada de IRQ e tal. E mais: talvez sua placa-mãe tenha aquele lance de IRQs pci/isa em 'auto'. Só de você marcar 'manual' (na BIOS), ele mostra prá você a lista das irqs, e se são só prá ISA ou se podem ser prá ISA ou PCI.

    Espero que ajude!..

  2. #142

    Padrão PCCHIPS x PICOBSD

    Avenger

    Esta instalacao que voce fez com a placa m598 foi usando tudo onboard que vem na placa(video, rede,som.modem)?
    Ou voce tirou tudo isto e colocou Video Off Board?
    Voce usou a m598 no picobsd ou slackware?
    Para comprovar que a placa mae nao reconhece a adaptadora pci eu uso um software chamado "PCI Sniffer" que faz parte do Ultimatebootcd, onde é possivel ver o que tem de hardware como, irq, endereco memoria, etc. No meu caso quando a placa pci nao aparece neste software o picobsd tambem nao reconhece.
    Voce usa algum outro software para isto, ou simplesmente instala para ver se reconhece?
    Obrigado.


    Laercio

  3. #143
    Avenger
    Visitante

    Padrão LinuxAP

    video+rede, sim... mas som e modem eu num precisava usar prá um roteador wireless... esses eu desabilitei mesmo, prá sobrar recursos.

    usei foi slackware... ou foi o LRP bering?.. Acho que foi slack mesmo.

    no slack eu olho os dispositivos com o lspci -vv. Acho que fala IRQ também. Vídeo eu mando não alocar IRQ lá na BIOS.

    IRQ também é exibida no cat /proc/interrupts bem como cat /proc/ioports. Dá prá editar o pcmcia.opts baseando nesses resultados de ioports e interrupts, mas geralmente o padrão funciona prá mim...

    Aquele lance de mexer na BIOS sobre os lances PCI/PnP ou Legacy ISA, e com o jumper no adaptador ISA/PCI->PCMCIA também ajuda muito à coisa 'acontecer' e dar certo. Desabilitar tudo que não é necessário (controladora IDE secundária)...

  4. #144
    hawk23
    Visitante

    Padrão LinuxAP

    Olá Sérgio .. cara estou adquirindo duas placas AG-530 .. elas realmente são boas ? boa performance ? a 5.8 ghz, tive que adiquirir para poder tirar o ruído que está em um repetidora nossa a 2.4 ghz, o star-os reconhece de cara e qual a potência de saída dela ?
    Desde já grato .

  5. #145
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por hawk23
    Olá Sérgio .. cara estou adquirindo duas placas AG-530 .. elas realmente são boas ? boa performance ? a 5.8 ghz, tive que adiquirir para poder tirar o ruído que está em um repetidora nossa a 2.4 ghz, o star-os reconhece de cara e qual a potência de saída dela ?
    Desde já grato .
    Sim, o star-os reconhece sem problemas. Soh nao aceite receber a versao A1 dessa placa, pois nao tem o conector para pigtail... peca pela versao A3. A potencia eh 15dBm ± 2dB

  6. #146
    hawk23
    Visitante

    Padrão LinuxAP

    Caramba . eu tenho que ver isso .

  7. #147

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por "sergio
    Sim, o star-os reconhece sem problemas. Soh nao aceite receber a versao A1 dessa placa, pois nao tem o conector para pigtail... peca pela versao A3. A potencia eh 15dBm ± 2dB
    Sérgio, eu particularmente prefiro a versão A1 dessa placa, pois economizo o cabo e o conector SMA do pigtail... Eu corto a antena indoor que vem com ela e só coloco um conector N na ponta desse cabo e tah pronto o pigtail... E com o comprimento do cabo, nem preciso emendar cabo RGC prá conectar até a antena.... Em todas as minhas repetidoras eu fiz assim e o sinal tah excelente...

    .

  8. #148
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Sérgio, eu particularmente prefiro a versão A1 dessa placa, pois economizo o cabo e o conector SMA do pigtail... Eu corto a antena indoor que vem com ela e só coloco um conector N na ponta desse cabo e tah pronto o pigtail... E com o comprimento do cabo, nem preciso emendar cabo RGC prá conectar até a antena.... Em todas as minhas repetidoras eu fiz assim e o sinal tah excelente...
    Certo Adir... mas imagine que nem todos sao bons de solda ou fazer conectores... ae o cara faz, nao funciona e vai aparecer um monte de pergunta tipo: "mas essa placa nao funciona... o sinal eh pessimo...". Se pode evitar um problema, faca-o. :good:

  9. #149

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por "sergio
    Certo Adir... mas imagine que nem todos sao bons de solda ou fazer conectores... ae o cara faz, nao funciona e vai aparecer um monte de pergunta tipo: "mas essa placa nao funciona... o sinal eh pessimo...". Se pode evitar um problema, faca-o. :good:
    Vc tem razão, com certeza, mas meu técnico já fez tanta solda e pigtail na vida que acho que ele pode ateh dar um curso aeh, eheheheheehh...

  10. #150

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Sérgio, eu particularmente prefiro a versão A1 dessa placa, pois economizo o cabo e o conector SMA do pigtail... Eu corto a antena indoor que vem com ela e só coloco um conector N na ponta desse cabo e tah pronto o pigtail... E com o comprimento do cabo, nem preciso emendar cabo RGC prá conectar até a antena.... Em todas as minhas repetidoras eu fiz assim e o sinal tah excelente...

    .
    AGM,

    de onde vc compra os conectores N para cabinhos da antena indoor e a q preço ?

    Lee

  11. #151

    Padrão Re: PicoBSD

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por laerciok
    Sergio

    Estou efetuando testes com o Picobsd para iniciar neste mundo de ap em linux, mas o picobsd nao esta reconhecendo minha placa pci/pcmcia que sao : pci(Lucent pcibus pci1225pdv) e pcmcia(Lucent Orinoco Silver).
    Pelo que pesquisei o problema é que a placa mae que estou usando é um pouco ruim para isto, ou seja, onboard e nao oferece opçao de reservar irq para a pci.
    Sera que é isto mesmo? Estava querendo usar um micro ultrapassado para montar um ap linux com um k6ii-4000 128mb mb m598lmr.
    Se o problema é a mb qual seria entao uma mb antiga que possa ser usada para isto?
    Obrigado.


    Laercio
    IRQ eh um dos problemas mais comuns, que nao deixam wireless funcionar... se nao tiver IRQ livre pra adaptadora e cartao nao rola...
    aqui o mais antigo que usei foi uma placa pra amd 200 Mhz (txPro) e umas da intel pra pentium 233... funcionam blz.
    o problema é o adaptador pcmcia pci com chipset TI1225 q nao roda com PC's velhos.. nesse caso use adaptador ISA q funfa bem, ou adquira adaptador PCMCIA PCI com chipset TI1410


    Lee

  12. #152

    Padrão ISA

    Lee

    Eu estava pensando extamente em comprar um adaptador ISA ou uma placa PCI Dlink AG530 para colocar nestes mciros mais antigos onde tenho problema com adapatadora PCI.
    Mas tenho duas duvidas e se voce puder me ajudar:
    1 - Se eu usar ISA não há perda de velocidade por ser 16 bits?
    2 - Se eu usar esta placa PCI AG530 pode acabar tambem nao sendo reconhecida nestes micros antigos?
    Obrigado.


    Laercio

  13. #153

    Padrão Re: ISA

    Citação Postado originalmente por laerciok
    Lee

    Eu estava pensando extamente em comprar um adaptador ISA ou uma placa PCI Dlink AG530 para colocar nestes mciros mais antigos onde tenho problema com adapatadora PCI.
    Mas tenho duas duvidas e se voce puder me ajudar:
    1 - Se eu usar ISA não há perda de velocidade por ser 16 bits?
    2 - Se eu usar esta placa PCI AG530 pode acabar tambem nao sendo reconhecida nestes micros antigos?
    Obrigado.


    Laercio
    aqui num MB com PII 400 com slot ISA e PCI, a placa DWL-AG530 nao funcionou, teve q colocar DWL-AB520.

    más num MB com PIII 600 com slot ISA e PCI reconhece DWL-AG530 e DWL-AB520..

    o adaptador ISA acho q nao faz perder velocidade nao.

    Lee

  14. #154

    Padrão LinuxAP

    como faz para apagar mensagem duplicado ?

  15. #155

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por LEE337
    como faz para apagar mensagem duplicado ?

    não faz :P

  16. #156

    Padrão LinuxAP

    Sérgio

    As antenas setoriais que tu estás usando nas fotos funcionam bem nos clintes próximos ao ponto de acesso?? Ttenho uma omni de 8dbi e quero trocar por setorial, já coloquei um star-os com 3 cartões e está funcionando bem.

    Valeu
    Klippel

  17. #157
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão LinuxAP

    Citação Postado originalmente por klippel
    Sérgio

    As antenas setoriais que tu estás usando nas fotos funcionam bem nos clintes próximos ao ponto de acesso?? Ttenho uma omni de 8dbi e quero trocar por setorial, já coloquei um star-os com 3 cartões e está funcionando bem.

    Valeu
    Klippel
    sem problemas... antenas setoriais são até mais fáceis de ajustar para clientes próximos devido a facilidade de ajuste do TILT.

  18. #158

    Padrão LinuxAP

    Sim, mas tenho preocupação se fica bom para os clientes próximos e os distantes que fiquem na mesma direção?

    Valeu

    Klippel

  19. #159

    Padrão Cartoes

    Citação Postado originalmente por klippel
    Sim, mas tenho preocupação se fica bom para os clientes próximos e os distantes que fiquem na mesma direção?

    Valeu

    Klippel
    Galera estou querendo montar um linux AP aqui, estava vendo que vcs estao usando o cartao orinoco, estava vendo tb que o cartao orinoco tem 25 a 30 mw de pontencia, existe outro cartao ou placa com potencia maior tipow uns 150 ou 200 mw??

    Grato

  20. #160

    Padrão Re: Cartoes

    cartões SENAO, mais e qual a utilidade de se ter cartoes com tanta potencia? nao basta vc colocar uma antena de maior ganho?


    Citação Postado originalmente por douglassantos
    Citação Postado originalmente por klippel
    Sim, mas tenho preocupação se fica bom para os clientes próximos e os distantes que fiquem na mesma direção?

    Valeu

    Klippel
    Galera estou querendo montar um linux AP aqui, estava vendo que vcs estao usando o cartao orinoco, estava vendo tb que o cartao orinoco tem 25 a 30 mw de pontencia, existe outro cartao ou placa com potencia maior tipow uns 150 ou 200 mw??

    Grato