+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jgabriel
    Visitante

    Padrão Cluster com storage

    Ola, eu tenho o seguinte cenário:
    um storage com duas placas scsi, cada uma ligada por um cabo em dois servidores A e B respectivamente,
    no caso eu preciso instalar linux nas pontas (A e B) e caso a máquina A caia, a B assume. e isso tem que ficar transparente para os usuários (clientes) que ficam atrás dos servidores A e B. Seria possível isso?
    o que eu deveria usar?
    desde já agradeço.

    João Gabriel

  2. #2
    Visitante

    Padrão Re: Cluster com storage

    Citação Postado originalmente por jgabriel
    Ola, eu tenho o seguinte cenário:
    um storage com duas placas scsi, cada uma ligada por um cabo em dois servidores A e B respectivamente,
    no caso eu preciso instalar linux nas pontas (A e B) e caso a máquina A caia, a B assume. e isso tem que ficar transparente para os usuários (clientes) que ficam atrás dos servidores A e B. Seria possível isso?
    o que eu deveria usar?
    desde já agradeço.

    João Gabriel
    Sim,

    Basta usar o Heartbeat, usando nfs para montar o sistema de arquivos.

    www.linux-ha.org

    []'s

    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy Division
    High Performance Computing Expert
    www.gplus.com.br

  3. #3
    jgabriel
    Visitante

    Padrão Cluster com storage

    agradeço a ajuda, porém não poderia ser via rede, o storage esta ligado por cabos scsi aos servidores A e B
    ainda assim é possivel?

  4. #4
    Visitante

    Padrão Cluster com storage

    Você só tem que atribuir a "partição" do storage para a outra máquina e faze-la reconhecer este novo disco.
    Se for storage IBM existe documentação a respeito, com certeza, para os outros (só tenho experiência com IBM) deve haver também.

  5. #5

    Padrão Cluster com storage

    Citação Postado originalmente por jgabriel
    agradeço a ajuda, porém não poderia ser via rede, o storage esta ligado por cabos scsi aos servidores A e B
    ainda assim é possivel?
    O heartbeat é feito por uma rede dedicada via cabo crossover entre os servidores, ou então pode usar a interface serial dos servidores.


    MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 9:47 am Assunto: Re: Cluster com storage
    jgabriel escreveu:
    Ola, eu tenho o seguinte cenário:
    um storage com duas placas scsi, cada uma ligada por um cabo em dois servidores A e B respectivamente,
    no caso eu preciso instalar linux nas pontas (A e B) e caso a máquina A caia, a B assume. e isso tem que ficar transparente para os usuários (clientes) que ficam atrás dos servidores A e B. Seria possível isso?
    o que eu deveria usar?
    desde já agradeço.

    João Gabriel


    Sim,

    Basta usar o Heartbeat, usando nfs para montar o sistema de arquivos.

    www.linux-ha.org

    []'s

    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy Division
    High Performance Computing Expert
    www.gplus.com.br

  6. #6
    Livio
    Visitante

    Padrão Cluster com storage

    Vc pode usar o RedHat Suite Cluster. Ele tem um conceito similar aos tradicionais clusters de Unix, como Mc Service Guard, HACMP, etc. Só tem um sério probleminha: é pago: https://www.redhat.com/apps/commerce/rha/cluster/

  7. #7

    Padrão Cluster com storage

    Citação Postado originalmente por Livio
    Vc pode usar o RedHat Suite Cluster. Ele tem um conceito similar aos tradicionais clusters de Unix, como Mc Service Guard, HACMP, etc. Só tem um sério probleminha: é pago: https://www.redhat.com/apps/commerce/rha/cluster/
    Nada que um Emule não resolva...

  8. #8

    Padrão Re: Cluster com storage

    Olha no meu caso usei um storage da Emc Centera, usando esse mesma tecnica , e é visivel para os usuarios , igual a sua pois só troquei a tecnologia EMC,Risc e Aix
    nesse meu caso consultei uma empresa em soluções integrada bem aqui no Rio contratei a Unitech-rio , a pessoa que falei foi a Rita se quiser o tel é 2122-0907 ou passe um email para ela que te responde sem comprimisso [email protected] , e não saiu muito carao não

    Abraços