+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre quantidade de clientes

    Pessoal,

    Gostaria da opnião e ajuda de vocês.

    Estou pensando seriamente em modificar o ponto de acesso aqui.

    Atuamente estou usando uma omni de 15. O sinal tá excelente em todos os pontos que eu preciso dele.

    Porém o que tá pegando é a quantidade de clientes, tenho uns 120 virados para esse ponto, claro que nem todos ficam ligados o dia todo, mas na parte da tarde e um periodo rápido da manhã, agente chega a ter 100 a 110 clientes ligados, talvez nem todos estejam trafegando dados, mas o simples fato do cliente ligar o computador dele e a placa do cliente receber o sinal do AP já é o suficiente para fazer com que tenhamos perca de pacotes em todos os clientes, variando entre 8% e 20%. (teste com ping, enviando 100 pacotes)

    Então no meu caso eu iria modificar apenas pelo simples fato do meu AP1000 da Lucent não estar aguentando a quantidade de cliente.

    Já perguntei em várias listas o porquê disso, mas ninguém soube me responder corretamente, já me disseram que era por causa do sinal da antena, mas tá descartado isso, já me disseram que era por causa de energia, também descartei a hipótese, só sobrou a hipótese de ser capacidade de processamente do AP. Dai eu procurei outro AP que aguentasse mais clientes, porém não consegui achar.

    Por isso eu estou pensando em usar 4 ovislink ou o Star-OS com 4 cartões com 4 paineis setorias prá ver se assim eu consigo aumentar a quantidade de usuários atendidos nesse ponto. Nesse caso será que eu conseguiria aumentar a capacidade de atendimento simultaneo?

    Uma outra dúvida, se o problema é capacidade de processamente, será que seu colocar o Star-OS numa máquina melhorzinha, tipo um Athlon 1.8 com 2 cartões um para receber do provedor o sinal e outro para ser ligado a Omni de 15 que está lá num resolveria ?

    O que fico me perguntando é o seguine e nesses provedores que tem 1000 usuários de rádio como é que os caras fazem? Criam 50 pontos de acesso para 20 usuários cada ponto? Num pode ser, não é possível, ou será que é? hehehehehe

    Dai eu preciso da opnião de vocês quais paineis são bons, os da hyperlink dispensa comentários, estou falando de outros tipo TSM etc... Alguém sabe se são homologados e onde eu posso comprar?

    Obrigado

    Rodrigo.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre quantidade de clientes

    Amigo.. estava com um problema semelhante ao sai... dai eu to mudando minha estrutura...

    to colacando no meu ponto de acesso um mikrotic com 5 placas wifi .. uma de 5.8 que recebe o sinal do meu pop.. e outras 4 placas para poder servir de acess point.. e irei usar 4 paines hyper 90graus.. acredito que o resultado sera surpreendente.

    esses equipamentos estao em teste em meu laboratorio.. . e tem funcionado perfeitamete.... estou programando de trocar esse proxima semana pra ver o s resultado na pratica.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre quantidade de clientes

    Eu tive um problema parecido com o seu, mas quando chegava a 33 a 40 clientes online em meu Ap2000, os pings ficavam na casa de 1000 a 2000 ms. E óbvio, também perdia pacotes. Troquei por Mikrotik, fazendo o ponto a ponto com o provedor em 5.8, com 2 dlink AG530, ficou show de bola. Neste seu caso, recomendo usar Mikrotik com painéis setoriais, e não os ovislink q vc citou. Usei mother gigabyte e celeron D 2.13, com 256 de RAM e CF-IDE de 128 mb. Estou muito satisfeito com o resultado, tanto que irei migar mais 2 links de cerca de 15 a 20 km q tenho para MK em 5.8