+ Responder ao Tópico



  1. #1
    eduunai
    Visitante

    Padrão su no ssh via putty

    Olá,

    Pessoal é o seguinte: sempre que acesso um servidor linux por ssh com um usuario normal e tento alguns comandos como "ifconfig" e outros, aparece que o comando é invalido, e sempre que tento editar algum arquivo, tambem da um erro. Isso eu entendo por ser feito por um usuario sem poderes administrativos. O problema é que aí eu uso o comando "su" pra virar "root" e coloco a senha do root e pronto. Só que continuo nao conseguindo editar os arquivos nem executar comandos como "ifconfig" e outros...ae por isso eu tenho que habilitar o "permit root login" no sshd.conf, que nao é recomendado...

    Porque isso acontece?

  2. #2

    Padrão su no ssh via putty

    Voce digita "su -" para virar root e não consegue digitar ifconfig?
    digite which ifconfig e verifique se o executavel esta no caminho correto.

    Abraços.

  3. #3
    eduunai
    Visitante

    Padrão su no ssh via putty

    Verifiquei. O executavel ta no caminho certo e nao consigo msm. Se eu logar direto como root, funciona perfeitamente. Mas se eu logar com um user qualquer e usar o su pra virar root, continua sem poderes administrativos...

  4. #4

    Padrão su no ssh via putty

    Você digita su - ou só su para trocar para root ?

    Se você não utilizar o "menos", ele mantém as configurações do ambiente do usuário corrente, como PATH, por exemplo, que é o que está errado no seu caso.

    Falowwww

  5. #5
    eduunai
    Visitante

    Padrão su no ssh via putty

    era isso msm. Valeu Marcio!

    [ ]s

  6. #6

    Padrão su no ssh via putty

    Engraçado... porque aqui funfa legal, se logo como usuário normal e depois dou somente "su" e a senha, tenho acesso a tudo com todos os direitos, como deveria ser mesmo.

    []s.