+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    Galera,

    Tenho o seguinte cenário:

    PC saída RS232 - modem - router ---------router - modem - PC saída RS232


    O fato é o seguinte: a rede não é IP. então como fecho o circuito de ponta a ponta? Seria através de túnel???? Se for como faço?

    Outra pergunta é que de uma dos lados o modem não gera clock, preciso fazer que o roteador gere isto. seria através do comando clock rate????


    entre os routers é um link serial, pode ser atravpes de outros modem's, embratel, qualuqer coisa, na verdade é transparente para mim.

    aslguém tem idéia de como fazer?

    Valeu....

  2. #2

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    ahh... o roteador que estou utilizando é um cisco 2611-xm com interfaces seriasi WIC-2as (sync/async)

  3. #3

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    Velho para as pontas se comunicarem tudo depende de onde você poe neh... Tipo, se você interligar o 2 atraves da rede da embratel por exemplo, se for em uma rede frame, eles te dao as confs de DLCI certinhas, e tu chega ponta a ponta sem se preocupar oke vai ter no 1/2 disso... se tu vai ligar direto router a router c/ serial, um tem q ser o DTE e o outro o DCE (com clockrate). A rede nao eh IP? Vai ser oke? IPX?

  4. #4

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    Véio o negocio é o seguinte.

    IMagina duas maquinas comunicando-se via porta serial (eu faço um cabo cross, invertendo TX e RX ) e basicamente esta pronto. Lembre-se que é via serial (porta COM - DB9 ou DB 25). Agora imagina que uma esta em SP e outra no RJ.

    O que eu preciso é extamanete disto, fazer com que esta comunicação serial exista através de um link WAN. Por isto não existe rede IP.
    Se eu tiver que nomear minhas interfaces com endereçamento IP tudo bem, mas o pacote que vai sair de uma maquina para chegar na outra, não vai com um endereço IP de destino. Portanto preciso de algo que faça o seguinte: tudo que vier pela porta serial x tem que ser encaminhado para a porta y e no roteador remoto o mesmo. Lembre-se rotas não adiantam, pq a mensagem enviada não tem endereçamento IP.

    Valeu.

  5. #5

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    Cara eu to lendo sobre rs232-c e to fazendo uma conexao serial entre dois micros, so setando a porta com a velocidade e tals, mas to tentando imaginar isso pasando por um modem e roteador sem ip pela internet e nao consigo, pq a internet toda eh baseada em ip, o que poderia ser feito eh que entre os links passava ip e no modem ele transformava, mas nao sei se da certo pois nunca vi isso.

    falows

  6. #6
    Visitante

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    kra, PC a PC com serial funciona, o problema é fazer um sinal que vem do modem xegar na serial, nos modens e routers vc vai ter que usar IP ou IPX, nao tem como fugir disso. usa um encapsulamento nos router como ppp ou HDLC ou ainda frame-relay, dai um vai ter que ser DCE(cabo femea) pra gerar o clock e outro DTE(cabo macho).

    por que vc nao coloca placas de rede ao inves de usar serial, seria bem mais fgacil, vc ligaria diretamente nas seriais dos routers usando conversores de midia

  7. #7
    Luzumba
    Visitante

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    oi amigo,

    Realmente para os dados chegarem de um lado para o outro, por exemplo de uma matriz a uma filial, realmente alguma empresa tipo embratel, ou até a telefonica... prestam esse serviço de modem etc... lp dedicada etc...
    mas o meio comum, hoje em dia é o ip, existem outros meios, mas acaba sendo ip mesmo... eu tenho aqui na minha empresa um link dedicado da embratel que liga algumas maquina com um sistema que tem lá em brasilia, os dados chegam atraves de uma serial e depois vai para um router com um ip que eles designam pra gente.

  8. #8

    Padrão LINK Serial em Roteadores Cisco

    E aí galera valeu, mas volta a dizer IP neste caso é irrelevante.

    O meio de transmissão da Embratel pode até ser IP, mas a mensagem que sai da maquina a para maquina B, não vai endereçada a um IP, então nõ tem como rotear.

    A saída para a solução do problema esta em tunelamento de protocolo seriais, BSTUN.

    Se alguém souber sobre este tunelamento agradeço a colaboração.