+ Responder ao Tópico



  1. #1
    raoni
    Visitante

    Padrão Usuários e grupos no Apache, poder ser os do Linux??

    Boa tarde a todos....

    Bom, como o linux em geral tem como ser criado usuarios e grupos, com permissoes diferentes aos diretorios, arquivos, etc... o apache tb tem.
    Queria saber se tem como eu usar esses mesmos usuarios do linux para o apache?
    Gostaria saber tb, quais os arquivos terei q configura-los. Pois estou vendo um tutorial e fala bastande desse assunto mas sempre diz sobre os arquivos `.htaccess' (apache) ele tem algo a ver com o linux??? outras configurações do apache tb, serao todas feitas no 'httpd.conf'??

    desde ja agradeço, a atenção

    Raoni

  2. #2

    Padrão Usuários e grupos no Apache, poder ser os do Linux??

    É um arquivo de configuração usado pelo servidor web Apache.

    Muito utilizado para fazer autenticação de diretorios. Configurar página de erro. E modificar a configuração do php numa determinada conta.
    Sobrescrevendo a configuração do php.ini (com limitações), mas memso assim este arquivo é muito interessante, quando vc tem um server de produção com muitas contas e que não pode modificar o php.ini por questões de segurança.

    Desta forma você pode realizar alguma configuração somente no .htaccess do cliente. E a configuração do server continua a mesma.

    Da uma pesquisada por .htaccess no google que vai vir milhoes de de resultados.

    Falou abraços.

  3. #3
    gumeyer
    Visitante

    Padrão Apache

    Bom dia,

    Sou novo nessa area mais posso te ajudar nisso, é possivel usar usuarios do linux, na verdade é o mais correto.

    Se vc ultilizar usuario do linux vc pode criar diretorio para cada um deles,
    ou permitir limitaçoes a ele para acessa o ftp,

    Quanto ao .htacess vc pode fazer autenticação de usuario
    com o htpasswd vc pode criar um arquivo que contera o usuario e senha criptografado.

    Valeu

  4. #4
    raoni
    Visitante

    Padrão outras duvidas!!!

    Bom pessoal, obrigado pelas informações....

    Andei verificando pela net e entendi +- sobre esse tal de .htacces. Mas tenho uma duvida ainda, esse arquivo ele é salvo como??? "AlgumaCoisa.htacces" ou somente ".htacces"???
    Outra dúvida é, paq minha máquina não esta aceitando o comando do 'htpasswd -c -m senhas convidado'??? será q nao esta instalado, ou tenho q startá-lo???


    desde ja agradeço a todos....

    Raoni

  5. #5

    Padrão Usuários e grupos no Apache, poder ser os do Linux??

    O nome do arquivo é .htaccess mesmo.
    E ele é definido na diretiva AccessFileName .htaccess do apache

    Talvez o executavel do htpasswd não esteja num diretorio de comandos do sistema.

    Procure pelo executavel nos diretorios de instalação do apache.
    Isso varia de acordo com a instalação.


    Abraços.