+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lentidão na rede (ping alto, maior que 400ms)

    Pessoal,

    Estou com um problema sinistro na minha rede wireless. Utilizo duas AP1000 com cartão ORiNOCO Silver 11 Mbps e quatro antenas painel setorial 90 graus, de 12 dBi da marca Visiontec.

    Sendo assim esse POP atende a 360 graus. O problema é que cada um dos cartões utiliza um SSID diferente e está, obviamente, em canais longe um do outro. No AP1 que atende a duas redes, formando 180 graus ele tem dois cartoes, um no canal 6 e outro no canal 11. No outro AP a mesma coisa.

    Para chegar a este POP eu levo o sinal via PTP com antenas Visiontec VT2419FC (fechada de 19 dBi) e radios Edimax EW7203APg.

    Tudo está funcionando perfeitamente bem (como no exemplo de ping que mostrarei abaixo):

    C:\Documents and Settings\Nataniel>ping 192.168.167.208

    Disparando contra 192.168.167.208 com 32 bytes de dados:

    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=59ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=8ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=4ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=5ms TTL=62

    Estatísticas do Ping para 192.168.167.208:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
    Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 4ms, Máximo = 59ms, Média = 19ms

    C:\Documents and Settings\Nataniel>
    E, de repente, sem nada a mais nem a menos começam os pings a subirem. Sempre começa no mesmo painel, ou seja, sempre os clientes que reclamam primeiro são os ligados a este painel e depois vai se expandindo para os outros.

    Os pings chegam a 3000ms nos casos mais extremos.

    Se eu reiniciar os rádios tudo volta ao normal, todos conseguem navegar normalmente.

    Já pensei em várias coisas como vírus na rede, alguém usando toda a banda do rádio, tráfego em UDP ou outro protocolo qualquer. Monitorei com IPTraf e não achei nada anormal. Fiz verificações com o MRTG e com o STG e nada...

    Se alguem tiver uma luz, por favor, eu agradeço imensamente.

    PS.: Neste POP existem em torno de 150 clientes ligados nos paineis. Neste primeiro que tem problemas são ao todo 48 clientes, mas apenas alguns conectam-se simultaneamente. Já tentei colocar uma AP2000 com os mesmos cartões e nada. Troquei os cartões também e o problema continua.

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Ping

    Poxa vc acha que seu ping ta ruim ?? tinha que ver o meu !!! uhauaha !!! So porque a 1 resposta foi de 59ms ?? faz o seguinte cara faz o ping novamente da um -t no final de deixa pingando uns 30 minutos depois vc da um Ctrl + Break e ve o resultado .... no inicio sempre da um valor mais alto mesmo ... sempre percebi istu ... agora caso o prb. ainda seja o ping alto ouvi dizer que o prob .. pode ser os connectores que nao estao bem isolados ... eu estava com este problemas Tambem isolei melhor os connectores e nada realinhei as antenas acho que depois distu pimba melhorou ...

  3. #3

    Padrão Lentidão na rede (ping alto, maior que 400ms)

    Finalmente alguem leu meu post... hehehehe

    Mas não é esse o caso. Neste momento em que pinguei ele estava baixo. O problema é que de vez em quando ele sobe para mais de 4000ms (o que torna a navegação extremamente lenta).

    A única coisa que ainda não troquei foram as antenas (utilizo paineis da Seitel nas redes que tem a maior incidencia do problema) e nas outras utilizo paineis da Visiontec.

    Att,

    Nataniel Klug

  4. #4
    Odidi
    Visitante

    Padrão Naum sei

    E cara juru que naum sei o que te responder .... refaz tudu do inicio uahuahau faze o q nunca vi distu ..... po o meu problema aqui era o mesmo e resolveu so com um novo alinhamento de antenas !! rssrsrs boa sorte qd revolver me diz o que foi !!

  5. #5

    Padrão Lentidão na rede (ping alto, maior que 400ms)

    Estava com um problema parecido. Bastou desabilitar o controle de banda de upload pra tudo ficar azul.

    GATEWAY (CBQ) <-----> AP <-----> CLIENTES

    Não houve maiores consquencias porque os clientes estão atrás de gateways, nos quais faço o controle de banda para os mesmos através de rede interna (cabeada).
    A grande sacada é que o certo seria o controle de banda no próprio AP. Aqui por enquanto vai ficar assim. Espero que venha a ser tb a solução do seu prob.

  6. #6
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Re: Lentidão na rede (ping alto, maior que 400ms)

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Estou com um problema sinistro na minha rede wireless. Utilizo duas AP1000 com cartão ORiNOCO Silver 11 Mbps e quatro antenas painel setorial 90 graus, de 12 dBi da marca Visiontec.

    Sendo assim esse POP atende a 360 graus. O problema é que cada um dos cartões utiliza um SSID diferente e está, obviamente, em canais longe um do outro. No AP1 que atende a duas redes, formando 180 graus ele tem dois cartoes, um no canal 6 e outro no canal 11. No outro AP a mesma coisa.

    Para chegar a este POP eu levo o sinal via PTP com antenas Visiontec VT2419FC (fechada de 19 dBi) e radios Edimax EW7203APg.

    Tudo está funcionando perfeitamente bem (como no exemplo de ping que mostrarei abaixo):

    C:\Documents and Settings\Nataniel>ping 192.168.167.208

    Disparando contra 192.168.167.208 com 32 bytes de dados:

    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=59ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=8ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=4ms TTL=62
    Resposta de 192.168.167.208: bytes=32 tempo=5ms TTL=62

    Estatísticas do Ping para 192.168.167.208:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
    Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 4ms, Máximo = 59ms, Média = 19ms

    C:\Documents and Settings\Nataniel>
    E, de repente, sem nada a mais nem a menos começam os pings a subirem. Sempre começa no mesmo painel, ou seja, sempre os clientes que reclamam primeiro são os ligados a este painel e depois vai se expandindo para os outros.

    Os pings chegam a 3000ms nos casos mais extremos.

    Se eu reiniciar os rádios tudo volta ao normal, todos conseguem navegar normalmente.

    Já pensei em várias coisas como vírus na rede, alguém usando toda a banda do rádio, tráfego em UDP ou outro protocolo qualquer. Monitorei com IPTraf e não achei nada anormal. Fiz verificações com o MRTG e com o STG e nada...

    Se alguem tiver uma luz, por favor, eu agradeço imensamente.

    PS.: Neste POP existem em torno de 150 clientes ligados nos paineis. Neste primeiro que tem problemas são ao todo 48 clientes, mas apenas alguns conectam-se simultaneamente. Já tentei colocar uma AP2000 com os mesmos cartões e nada. Troquei os cartões também e o problema continua.

    Att,

    Nataniel Klug
    O que acontece é o seguinte, voce tem 2 AP-1000 com 4 cartoes (excelente POP) porem o problema esta no seu Backbone, porque voce tema ferrari para mandar sinal aos clientes e um fusca para mandar para o seu provedor.

    Para ter certeza do que estou falando faça o seguinte teste, ping de um cliente seu para o AP e veja o resultado depois faça um ping do seu cliente para o seu servidor no provedor. A diferenca vai aparecer ai.

    Do cliente ao AP vai legal, o problema esta em chegar no seu servidor, voce tem 4 cartoes de 11 Mbps isso da (teoricamente) 44 Mbps passando por um edimax de 11 Mbps, ou seja, os 44 Mbps estao "tentando" disputar 11 Mbps.

    A solucao para o seu problema seria mudar seu backbone para um rádio de 5.8 GHz que tem um throughput de 54 Mbps (nominal).

    Espero ter sido claro, se precisar de ajuda me avise.
    E poste o resultado do seu teste aqui.

  7. #7

    Padrão Re: Lentidão na rede (ping alto, maior que 400ms)

    Citação Postado originalmente por Wireless_Brasil
    O que acontece é o seguinte, voce tem 2 AP-1000 com 4 cartoes (excelente POP) porem o problema esta no seu Backbone, porque voce tema ferrari para mandar sinal aos clientes e um fusca para mandar para o seu provedor.

    Para ter certeza do que estou falando faça o seguinte teste, ping de um cliente seu para o AP e veja o resultado depois faça um ping do seu cliente para o seu servidor no provedor. A diferenca vai aparecer ai.

    Do cliente ao AP vai legal, o problema esta em chegar no seu servidor, voce tem 4 cartoes de 11 Mbps isso da (teoricamente) 44 Mbps passando por um edimax de 11 Mbps, ou seja, os 44 Mbps estao "tentando" disputar 11 Mbps.

    A solucao para o seu problema seria mudar seu backbone para um rádio de 5.8 GHz que tem um throughput de 54 Mbps (nominal).

    Espero ter sido claro, se precisar de ajuda me avise.
    E poste o resultado do seu teste aqui.
    Bom dia Wireless Brasil,

    Obrigado pela sua resposta. O que acontece não é exatamente dessa forma. O backbone (utilizando Edimax EW7203APg é em 802.11g e está rodando perfeitamente com 54 Mbps, o que me dá um throuput de 16~18 Mbps medidos com o Ixia QCheck) está ligado diretamente de um servidor (no provedor) a outro servidor (no POP).

    Do servidor do POP eu tenho três interfaces de rede: 1 vai para o backbone, ou seja, é o gateway de todas as conexões; 1 vai para o prédio onde está instalado o POP, em função de acesso aos clientes daquele condominio; 1 vai para os dois APs ligando eles atraves de um switch 3Com Officeconnect de 8portas (onde uso apenas três).

    Se eu mandar um ping do cliente até o servidor do POP (ou seja, passando pelo AP e switch e caindo direto na interface do servidor) eu tenho o problema. Se eu pingar do provedor ao POP (passando pelo backbone com as edimax) o ping não passa nunca de 10 ms tendo uma perda em 1000 pacotes. A velocidade media fica sempre em torno de 16 Mbps e quando o tráfego aumenta no POP ela cai para 12 Mbps.

    Já estou estudando a troca por 802.11a porque o ruido aqui é muito alto e em 5.8 terei mais estabilidade na rede.

    Agora meu ponto é, o que fazer com este POP. Como configurar o AP de forma convencional (eu uso o Storm Thresold, Spanning Tree, seto a velocidade de multicast para 2 Mbps, bloqueio o trafego entre cartoes, bloqueio portas). Alem disso ainda tem outro ponto: quantos clientes eu passo atender com este AP? A media de velocidade no cliente é de 200 Kbps. Segundo alguns eu poderia colocar até 80 clientes (claro que nem todos utilizam simultaneamente) em cada cartao, mas eu atualmente coloco apenas 32 clientes (o que está me dando prejuizo).

    Obrigado novamente. Espero que estas novas informações possam te iluminar para que me ajude neste problema que, para mim, está gravíssimo.

    Att,

    Nataniel Klug