+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Pessoal,

    Gostaria de saber se haverá diferença no desempenho geral da rede se eu trocar os switches que eu uso (J-Tec, Realtek e outros "genéricos") para switches da 3Com, que dizem ser os top´s de linha...

    Digo isso porque tenho notado uma queda violenta no desempenho da minha rede entre o AP (Star-OS com 4 cartões) e o meu server, pois entre eles tenho 2 switches das marcas citadas acima...

    Alguém usa algum equipamento desses da 3Com que possa indicar e recomendar???

    Obrigado...

  2. #2

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Cara eu recomendo 3com ou cisco(este ultimo considero melhor), sim e o desempenho provavelmente vai melhorar(se o gargalo for no switch) pq com swtiches cisco e 3com mais topo de linha sao gerenciaveis entao tem como vc criar vlan´s, ou monitorar eles via snmp e ver onde estao os gargalos, eu recomendo.

    falows

  3. #3
    Visitante

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Outra marca excelente com os mesmos recursos da Cisco e 3Com são as Micronet, utilizo delas, são excelentes e tem um preço mais acessivel.
    Logicamente, se tiver condições financeiras opte por uma Cisco, até por que a conversação dela com seu router, que deve ser Cisco, vai ser excelente.

  4. #4

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Utilizo vários da Allied Telesyn (AT-FS724i) e um gerenciável (AT-8024) que tem um preço excelente e nunca me deram problemas. Porém já tive 1 3com gerenciável que me deu tanta dor de cabeça que parei de usá-lo depois de ter trocado ele 2 vezes e ele voltar a dar defeito.

    Eu sempre recomendo o allied Telesyn, pq são muito bons e não dão problemas. Eu compro eles em uma empresa chamada Rhox (www.rhox.com.br)

  5. #5
    Mdantasrn
    Visitante

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    O que vai determinar se um Switch é bom ou não, não é a marca mas as caraceterísticas de velocidade de backplane e os recursos de gerenciamento.
    Provavelmente os equipamentos que vc está usando devem ter um velocidade de backplane muito baixa por isso a perda de velocidade.

    Normalmente quanto maior a velocidade de backplane e recursos de gerenciamento mais caro o equipamento é. Por isso temos Switch de R$ 100,00 a 20.000,00.

    Espero ter ajudado.

  6. #6
    antonio_silva
    Visitante

    Padrão switchs

    Os switchs da 3COM são considerados de segundo nível para os padroes de ISP. Basicamente depende: de quem voce atende, o quanto voce tem. Os switchs de primeiro nivel são: cisco, extreme network e até alcatel (dependendo...).

    Quanto a sua rede estar lenta, isto pode ser devido a muitos fatores, não somente por um switch bichado. Detalhe mas o seu campo de visão. Verifique os usuários, identifique a partir dos problemas deles o que estará acontecendo na rede. Boa Sorte !

  7. #7

    Padrão Re: Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Digo isso porque tenho notado uma queda violenta no desempenho da minha rede entre o AP (Star-OS com 4 cartões) e o meu server, pois entre eles tenho 2 switches das marcas citadas acima...
    cara...

    todas estas dicas são úteis a vc prasaber quais switches são de melhor marca, 3com, cisco, furukawa, dentre outros citados...

    mas se "VC" não souber o que realmente precisa, não souber o q realmente está causando o problema, vc pode gastar uma nota num switch e nao resolver...

    primeira coisa, qual o fluxo de dados no switch?
    ele está servindo mais alguma rede ou somente os servidores e o AP?

    pelo que percebi vc tem um provedor wireless, e estes switches que vc sitou devem ser de 10/100mbps, será q vc tem um tráfego maior q isso???

    vírus na rede? nos clientes?

    se vc tiver a oportunidade de conseguir um switch pra fazer um teste ae seria a melhor coisa, e tbm nao adianta nada um switch gerenciável se nao for gerenciado...

    valew

  8. #8

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por Mdantasrn
    O que vai determinar se um Switch é bom ou não, não é a marca mas as caraceterísticas de velocidade de backplane e os recursos de gerenciamento.
    Provavelmente os equipamentos que vc está usando devem ter um velocidade de backplane muito baixa por isso a perda de velocidade.

    Normalmente quanto maior a velocidade de backplane e recursos de gerenciamento mais caro o equipamento é. Por isso temos Switch de R$ 100,00 a 20.000,00.

    Espero ter ajudado.
    E como posso saber a velocidade de backplane de um Switch??? Procurei nas especificações dos meus aqui e não achei nada...

    ...

  9. #9

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    cara...

    quais são os switches q vc tem ae??

  10. #10

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    quais são os switches q vc tem ae??
    Tenho J-Tec 24 portas, Kayomy 8 portas, Genius 8 portas... E por aeh vai...

  11. #11

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    cara..

    estes switches, se o backplane deles chegar a 1GB/s eh muito...

  12. #12

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara..

    estes switches, se o backplane deles chegar a 1GB/s eh muito...
    Mas se ele chegar a 1 GB, taloko, eheheheheheheh Naum seria MB???

    .

  13. #13

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    heheheh

    eh q eu to falano assim.. tipo... pra ser exagerado para estes switches

    mas garanto q nao eh muito...

    melhor dizendo...

    talvez o backplane seja ae em torno de MB mesmo...

  14. #14
    Avenger
    Visitante

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Esse backpane deve ser a velocidade que os switches conseguem alcançar tendo tráfego máximo em todas as portas ao mesmo tempo, ou algo do tipo;

    Mas uma coisa eu te falo: Switch Kayomi é uma droga. Eles nunca 'travaram' com você?.. Tira eles da rede, que até os encore são melhores. Se é net wireless, o tráfego não deve passar de 10Mbps, se forem vários APs, não chega a 100Mbps. Portanto os switches que você está usando são apropriados. É bom você verificar mesmo se pode ter algum vírus na rede, exatamente de que ponto a que ponto está ocorrendo o problema (de repente você desligando determinado cabo de determinada porta você nota 'aquela' diferença; sem contar que esses switcheszinhos muitas vezes têm um problema que causam uma instabilidade geral na rede -- problema no switch que só trocando ele por um novo resolve. O problema inclui uma grande taxa de perda de pacotes -- a crimpagem do cabo às vezes faz isso acontecer também.

    Portanto, é bom você fazer umas seções de IPtraf, ligar um notebook em portas do switch, trafegar um arquivão de uns 30Mb pra esse notebook de lugares em lugares da rede prá ver se você acha onde tá o 'nó' da rede.

    Tenta, pelo IPtraf, reparar se a taxa de pacotes por segundo está muito alta -- isso pode 'estafar' um switch que não tenha todas as frescuradas de 'gerenciavel' com um processador e ComOS, etc.

    Boa sorte!

  15. #15

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por Avenger
    Esse backpane deve ser a velocidade que os switches conseguem alcançar tendo tráfego máximo em todas as portas ao mesmo tempo, ou algo do tipo;
    backplane é a velocidade do barramento interno do switch

    pra se ter uma idéia.. o switch "Smart Switch 4124", da Furukawa, tem backplane de 4,8 gigabits por segundo...

    jah o "Core L3 7125", também da Furukawa, tem 108 gigabits por segundo de backplane, e buffer de 2MB

  16. #16

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Pessoal,

    Obrigado a todos pelos comentários, mas gostaria que vocês me indicassem os switches que sejam bons para aguentar o tráfego de pelo menos um link de 5 mbps com a internet, todos os clientes são wireless... Detalhe: tenho 3 AP´s e até chegar ao servidor onde está o link, esse cabo passa por 3 switches diferentes (1 de 16 portas e 2 de 8 portas), sempre ligando um switch no outro através de uma das portas do mesmo...

    Dêem seus comentários, ok????


    ...

  17. #17

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Obrigado a todos pelos comentários, mas gostaria que vocês me indicassem os switches que sejam bons para aguentar o tráfego de pelo menos um link de 5 mbps com a internet, todos os clientes são wireless... Detalhe: tenho 3 AP´s e até chegar ao servidor onde está o link, esse cabo passa por 3 switches diferentes (1 de 16 portas e 2 de 8 portas), sempre ligando um switch no outro através de uma das portas do mesmo...

    Dêem seus comentários, ok????


    ...
    O gargalo dos provedores de radios estão nos Acess Point, até o Hubs da vida da jtec, encore roda blz. O que pode fazer para melhorar e ligar os radios direto no eth do servidor.

  18. #18

    Padrão Switches recomendados para ISP´s!!!

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Obrigado a todos pelos comentários, mas gostaria que vocês me indicassem os switches que sejam bons para aguentar o tráfego de pelo menos um link de 5 mbps com a internet, todos os clientes são wireless... Detalhe: tenho 3 AP´s e até chegar ao servidor onde está o link, esse cabo passa por 3 switches diferentes (1 de 16 portas e 2 de 8 portas), sempre ligando um switch no outro através de uma das portas do mesmo...

    Dêem seus comentários, ok????


    ...
    O gargalo dos provedores de radios estão nos Acess Point, até o Hubs da vida da jtec, encore roda blz. O que pode fazer para melhorar e ligar os radios direto no eth do servidor.
    Exato!!! :good: