+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas de ping alto em POP

    Pessoal,

    Depois de muitas brigas aqui no fórum e com a minha cabeça consegui encontrar o problema do meu POP que fica maluco e o ping aumenta consideravelmente.

    Li diversos tópicos em "n" fóruns e newsgroup pelo mundo afora. Em nenhum eu consegui encontrar informações que me ajudassem de forma direta, mas depois, juntando uma mensagem com outra e com a ajuda do bendito Ragnarok (que jogo a muito tempo e, na minha cada, ligada ao POP com problemas eu jogo ele com um LAG infernal) eu consegui encontrar o problema.

    Agora o problema é resolver. Vamos ao dito fato:

    Meu POP têm 4 paineis setoriais de 12 dBi da Visiontec (noventa graus de abertura na polarizacao vertical). Cada um desses paineis e ligado a um cartão orinoco silver de 11 mbps que estão em AP1000. Ou seja, tenho dois AP1000 nesse POP.

    Eles estão dispostos afim de formar 4 redes que cubram os 360 graus necessarios de atendimento. Cada qual com seu SSID e seu CANAL.

    Eles ficam assim distribuidos:

    [rede1]
    |
    [rede2]---------------[rede4]
    |
    [rede3]

    Sendo os seguintes canais colocados em cada um deles:

    [rede1] - canal 11

    [rede2] - canal 6

    [rede3] - canal 1

    [rede4] - canal 6

    Assim sendo eu imaginava que um não fosse interferir no outro. Em cada eu estou ligado a [rede4] e ontem por volta das 22h00 (tinha pelo menos 10 clientes em cada rede) começaram os problemas. Verifiquei o tráfego nos APs e não passaba de 300 Kbps (up + down) em cada um (o que não é nada). Comecei a resetar AP e nada.

    Fiquei furioso e resolvi (não lembro de quem foi a mensagem mas aqui nesse fórum falaram desse tipo de interferência) mudar todos os canais para o 11 e deixas apenas a [rede4] no canal 1.

    PIMBA! Funcionou perfeitamente bem... O ping caiu o tráfego nessa AP subiu e tudo se resolveu...

    Se resolveu APENAS na [rede4] e nas outras o caos continuou.

    O que preciso saber é como distribuir os canais? Agora eles estão distribuidos no 1 a [4] e a [2] e no 11 as outras duas redes. Parece que funcionou, mas isso eu só vou poder garantir em horário de pico (por volta das 16h00 de hoje).

    Qualquer comentário será bem vindo.

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Problemas de ping alto em POP

    faz um teste ai desliga um painel e posicione os outros 3 em 120Graus um do outro formando um triangulo se nao der certo passe a area de cobertura dos paineis(KM?) e passe o relevo(torre ou predio quantos mestros altura) e quantidades de concorrentes

  3. #3

    Padrão Problemas de ping alto em POP

    Pirigoso,

    Se eu desligar um fico sem uma das redes o que desliga pelo menos 40 clientes. Com a alteração de canais já surtiu efeito. Eu tinha os paineis em triangulo antes mas a AP1000 parecia engasgar quando tinha 30 clientes simultaneos.

    Mudei para AP2000 e essa travava. Dai resolvi colocar mais um painel.

    Os paineis estao instalados em um predio de 10 andares. Neste predio esta a torre de 12 metros (eles estao instalado na ponta dela) e atendem a um raio de 3 Km (os mais longe que sao uns 10 clientes).

    Tenho apenas um concorrente que fica a uns 300 metros do meu predio. Ele utiliza paineis em canais do 1 ao 6 (pelo Netstumbler).

    Att,

    Nataniel Klug