+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Olá amigos,

    Estou com um desafio nas costas e como não faço idéia do que fazer, venho pedir-lhes ajuda.

    Vejam bem: um amigo vai comprar um ponto de acesso, e vai alugar um link de 128K real da Telemar. Como onde ele mora não tem Velox e a Telemar não pretende disponibilizar este serviço lá pq o nº de usuários seria muito pequeno, meu amigo quer compartilhar esse link (alugando) para uns 10 amigos dele.

    O esquema é mais ou menos assim: um computador (servidor) Linux com duas placas de rede, numa está o link da telemar na outra o ponto de acesso que transmitirá o sinal. Os clientes serão máquinas Windows, o vendedor do AP disse que a capacidade dele é de +ou- 10Km, o suficiente para alcançar todos.

    Minha dúvida é a seguinte (minha pq meu amigo pediu para ajudá-lo a configurar esse esquema), como posso controlar quem tem acesso a esse link? Uma espécie de autenticação, por exemplo, mas que caso alguém não pague seja bloqueado facilmente no servidor.

    Alguém sabe o que tenho q fazer? Como configurar essa máquina Linux?

    O problema nem é só controlar o acesso dos usuários, mas também configurar esse sistema, porque não tenho experiência nisso e meu amigo muito menos.

    Desde já agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    primeiramente... qual eh este AP que serah usado?

    soh lembrando... como te disse em pvt, isto que seu amigo irah fazer nao estah dentro da Lei... cuidado com esse negocio.

  3. #3

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por sergio
    primeiramente... qual eh este AP que serah usado?

    soh lembrando... como te disse em pvt, isto que seu amigo irah fazer nao estah dentro da Lei... cuidado com esse negocio.
    Vc quer saber oq? A marca e o modelo? Não sei no momento, mas vou ligar p/ ele pra perguntar e depois edito esse post informando.

    Obrigado por avisar mais uma vez sobre a ilegalidade deste projeto, já disse isso pra ele, mas ele disse que vai seguir em frente e se der qualquer problema, processa a Telemar por preconceito, pois como o bairro onde ele mora é, em sua maioria, de pessoas de baixa renda, a Telemar se negou a fornecer o serviço lá (maior problema das privatizações), mas, pela lei, todos as prestadoras de serviços devem disponibilizá-los de forma igual para todo o território que a mesma é responsável.

    Bom, já que ele quer prosseguir, vou ajudá-lo, mas depois eu "lavo minhas mãos".

    Obrgado e até mais.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Citação Postado originalmente por sergio
    primeiramente... qual eh este AP que serah usado?

    soh lembrando... como te disse em pvt, isto que seu amigo irah fazer nao estah dentro da Lei... cuidado com esse negocio.
    Vc quer saber oq? A marca e o modelo? Não sei no momento, mas vou ligar p/ ele pra perguntar e depois edito esse post informando.

    Obrigado por avisar mais uma vez sobre a ilegalidade deste projeto, já disse isso pra ele, mas ele disse que vai seguir em frente e se der qualquer problema, processa a Telemar por preconceito, pois como o bairro onde ele mora é, em sua maioria, de pessoas de baixa renda, a Telemar se negou a fornecer o serviço lá (maior problema das privatizações), mas, pela lei, todos as prestadoras de serviços devem disponibilizá-los de forma igual para todo o território que a mesma é responsável.

    Bom, já que ele quer prosseguir, vou ajudá-lo, mas depois eu "lavo minhas mãos".

    Obrgado e até mais.
    Blz...

    Preciso disto mesmo: marca e modelo do AP, alem da marca e modelo da(s) antena(s) para comecar... :good:

  5. #5
    Warllock
    Visitante

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Cara a assunto é fácil quando c tem experiência, no começo acaba-se gastando muito dinheiro atoa só pq comprou o q não deveria, c puder me ligue, c vc não tiver instale o SKYPE(voz sobre IP) ai e conversaremos.

    Usuario SKYPE: rodcatatau
    www.skype.com

    Aguardo Abraços!!!

  6. #6

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Desculpa a demora Sérgio, mas demorei pra achar meu amigo. Bom, segue abaixo o que vc pediu:

    AP:

    DWL-2000AP+ da D-Link

    Antena:

    GL 18-PRO

    Ele mandou um texto bem grande falando da antena e do AP (detalhes técnicos), se vc quiser eu posto aqui eu te mando por MP.

    Abraço.


    Editado:

    Achei essa página, o procedimento descrito nela é parecido com o que vamos fazer aqui?

    http://www.abusar.org/prov_pluton.html

    Valeu.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Desculpa a demora Sérgio, mas demorei pra achar meu amigo. Bom, segue abaixo o que vc pediu:

    AP:

    DWL-2000AP+ da D-Link
    soh vai ter dor de cabeca com este AP.

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Antena:

    GL 18-PRO
    nao conheco esta antena, mas sendo omni e com esse ganho, prepare-se
    para problemas interminaveis com ruido..

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Ele mandou um texto bem grande falando da antena e do AP (detalhes técnicos), se vc quiser eu posto aqui eu te mando por MP.

    Abraço.
    nao precisa...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Editado:

    Achei essa página, o procedimento descrito nela é parecido com o que vamos fazer aqui?

    http://www.abusar.org/prov_pluton.html

    Valeu.
    Sim, este normalmente eh o esquema inicial de todos que comecam com wireless, normalmente em funcao do baixo custo... mas nao esqueca: Às vezes o barato sai muito caro!

  8. #8

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    O que vc recomendaria então? Eu falo pra ele que esses produtos vão dar dor de cabeça e ele vê se compra outro ou não. Como já havia dito, nada foi comprado ainda.

    Abraço.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    O que vc recomendaria então? Eu falo pra ele que esses produtos vão dar dor de cabeça e ele vê se compra outro ou não. Como já havia dito, nada foi comprado ainda.

    Abraço.
    se quiser trabalhar com uma media de 50 users, com um AP que funciona como bridge, possibilita autenticacao via PPPoE, para q possa fazer todo o gerenciamento em uma maquina linux (GW) use o AP2000 da proxim com uma antena da Ideal 15 dbi ou Pluton 16 dbi. Qto ao AP ainda existem os da zinwell, que parece sao interessantes... fale com o Edgar da www.wirelessbt.com.br , o qual poderah explicar melhor, pois eh representante da Zinwell.

  10. #10

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por sergio
    se quiser trabalhar com uma media de 50 users, com um AP que funciona como bridge, possibilita autenticacao via PPPoE, para q possa fazer todo o gerenciamento em uma maquina linux (GW) use o AP2000 da proxim com uma antena da Ideal 15 dbi ou Pluton 16 dbi. Qto ao AP ainda existem os da zinwell, que parece sao interessantes... fale com o Edgar da www.wirelessbt.com.br , o qual poderah explicar melhor, pois eh representante da Zinwell.
    Ele ainda não deu a resposta sobre os modelos que vc apresentou, mas fui dar uma pesquisada e fiquei na dúvida, a antena da Pluton que vc se referiu é essa: http://www.pluton.com.br/Site_Portug...enas/ptx16.htm?

    Outra coisa, com este AP e esta antena, de quanto será o raio alcançado pelo sinal?

    Valeu. Abraço.

    Editado:

    Fui olhar agora a diferença de preço entre o AP que ele viu e o que vc indicou, e quase tive um infarto. Bom, mas isso é com ele. Vou ver os AP's da Zinwell. Olha, vão ser mais ou menos 10 users no começo, mas creio que não passará de 20 users ao todo.

    Té mais.

  11. #11

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Sérgio,

    Como eu desconfiava, ele não gostou do preço dos produtos citados, mas pediu, por favor, se não há algo intermediário, que não seja ruim nem caro.

    Desculpa aí a enrolação, mas como não é algo sem fins lucrativos, ele está hesitando em gastar tanto.

    Obrigado.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Ele ainda não deu a resposta sobre os modelos que vc apresentou, mas fui dar uma pesquisada e fiquei na dúvida, a antena da Pluton que vc se referiu é essa: http://www.pluton.com.br/Site_Portug...enas/ptx16.htm?
    a antena eh a ptx32... esta ae eh setorial.

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Outra coisa, com este AP e esta antena, de quanto será o raio alcançado pelo sinal?

    Valeu. Abraço.
    com o AP2000 da Proxim e a pluton ptx32 vc consegue uma media de 8 KM de raio sem problemas... consegue ateh mais, mas vai depender da topografia, das obstrucoes, do equipamento cliente, da altura que a PTX32 vai ficar...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Editado:

    Fui olhar agora a diferença de preço entre o AP que ele viu e o que vc indicou, e quase tive um infarto. Bom, mas isso é com ele. Vou ver os AP's da Zinwell. Olha, vão ser mais ou menos 10 users no começo, mas creio que não passará de 20 users ao todo.
    se achar o AP2000 puxado, veja o swl3300 da samsung... jah quebra um galhaum com esse numero de users... e ainda tem o zinwell, mas como disse nao o conheco.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controlar usuários que acessam sinal...

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Sérgio,

    Como eu desconfiava, ele não gostou do preço dos produtos citados, mas pediu, por favor, se não há algo intermediário, que não seja ruim nem caro.

    Desculpa aí a enrolação, mas como não é algo sem fins lucrativos, ele está hesitando em gastar tanto.

    Obrigado.
    Veja o swl3300 da samsung... mas aproveita e compra logo uns 2, pois eles foram descontinuados... dae se pifar, pelo menos terah um de reserva. :good: