+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de rede

    Preciso montar um projeto de rede, nao tenho noção do que deve conter um projeto assim? Será que alguem pode ajudar, como orientações ou algum modelo so pra eu poder ter uma direção do que devo fazer?

    Atenciosamente

    Leandro Moreira

  2. #2

    Padrão Projeto de rede

    O que você vai por na rede?
    Quantos micros?
    Que equipamentos vc tem disponíveis?

    Vc tem que especificar suas idéias.

  3. #3
    ariane
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    Necessário incluir também quais serão os serviços oferecidos nesta rede, exemplo:
    servidor de internet, servidor de arquivos e assim vai...

  4. #4

    Padrão Projeto de rede

    com relação a numero de maquinas ainda nao os tenho, mas vou colocar servidor de DNS, WEB (com php, postgresql, analizador de trafego, ssl e autenticação) Servidor de Dominio, CFTV, Servidor de Arquivos, e Banco de Dados (Mysql e postgresql) além de estações Linux.

  5. #5
    ariane
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    É interessante que você separe os serviços de rede interna e de rede externa em máquinas diferentes.

    Por experiência própria indico, bem ainda estou alternativas:
    Deixar o firewall e o proxy em máquina separada da rede interna, por questões de segurança.
    Servidor de arquivo com servidor de banco de dados separados, dependendendo de quantidades de acesso no banco de dados, porque pode ser que fique lento.

    Bem dependerá da sua necessidade, bom voê pensar em filesystem e particionamentos para estes serviços, porque facilitará depois quando quiser fazer auditória, expansão, sei lá , backup do teu sistema.

    Abraços ariane

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão Re: Projeto de rede

    Citação Postado originalmente por leo_jfa
    Preciso montar um projeto de rede, nao tenho noção do que deve conter um projeto assim? Será que alguem pode ajudar, como orientações ou algum modelo so pra eu poder ter uma direção do que devo fazer?

    Atenciosamente

    Leandro Moreira
    Antes de voce pensar em sistema no seu projeto de rede, estude a topologia, redes e subredes, numero de Swichts, pontos, etc...

  7. #7

  8. #8
    felco
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    Quando eu penso em projeto de rede eu penso que o sistema vem depois da parte fisica.
    Por exemplo, eu pensaria em 2 Gateways se fosse fazer uma rede com DMZ, faria antes a parte fisica, colocaria os Gateways para fazer a seguranca entre as redes e depois colocaria servicos nela.
    Mesma coisa se a rede tivesse WiFi...

  9. #9
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    Procure especificar tbm qual maquina ira desempenhar qual papel, onde ela fica, e se possivel faça no papel a estrutura fisica da rede, assim fica mais facil se localizar na hora da implementação

  10. #10

    Padrão Re: Projeto de rede

    Citação Postado originalmente por leo_jfa
    Preciso montar um projeto de rede, nao tenho noção do que deve conter um projeto assim? Será que alguem pode ajudar, como orientações ou algum modelo so pra eu poder ter uma direção do que devo fazer?

    Atenciosamente

    Leandro Moreira
    cara...

    vc quer ajuda pra montar a parte física (cabeamento) ou parte lógica?

    se for na parte física, um cabeamento estruturado resolve seu problema...

    mas ae vc pergunta, como faz um cabeamento estruturado... se for essa sua pergunta, por internet eh complicado dizer...

  11. #11
    whinston
    Visitante

    Padrão joguem pedra

    bom, pra variar vão me jogar pedra, mas imagina vcs passeando na internet e olhando num fórum de medicina, o seu médico postando assim:

    "ae galera, tenho que tirar um tumor no cerebro de um paciente, mas não tenho a menor idéia de como se faz. já fiz uns curativos aqui no pronto socorro, mas operações nunca. me ajudem, obrigado"

    seria meio f.., não ?
    no meu modo de ver as coisas, o fórum seria interessante pra debater que técnicas usar, etc.. agora "não ter idéia de como fz", eh f.. hein!

    joga a real pro cliente, senão vai dar M. veio

  12. #12
    rovilso
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    Concordo com o médico (ops, doutor, hehehe). Tu precisa montar um esquema que de certa forma é complicado. Mas pelas suas mensagens parece que esta meio perdido na jogada.

    Coisas específicas ficam fáceis para opinarmos. Mas em um esquema mais amplo assim, fica complicado. Acho que tu deve pedir apoio de alguém que tenha mais experiência para este projeto e procurar conversar bastante com o cara para entender todo o esquema. Para o próximo vai estar bem mais esperto.

    Falow!

  13. #13

    Padrão Projeto de rede

    Amigos, boa noite ........
    Tivemos problema parecido na empresa onde trabalho. O CPD até 3 anos atrás estava terceirizado e os caras enfiaram trocentos servidores disso, daquilo e daquilo outro. Virou uma verdadeira salada de coisas.
    Estavámos na época com 9 máquinas. Uma com firewall e squid se não me engano, outro com DNS primário, outro com DNS secundário, outro com aplicativos de uma matriz, outro com aplicativos da filial, outro com Microsiga, outro com SendMail, outro com servidor Apache para a página da empresa, etc, etc, etc .....
    Isso sem contar que tinhámos Debian, FreeBSD, Conectiva 6, Conectiva 4, RedHat 7.2, e por aí afora.
    O diretor ficou de saco cheio disso , porque a coisa não funcionava a contento e chamamos uma empresa especializada. Tinha k6-II 300, k6-II 500, Pentium 200, Pentium 2 350, Pentium 2 400, etc. O rack onde estava as máquinas, tinha pc em pé, deitado, de lado, um em cima do outro. Tinha pc sem tampa do gabinete, porque se fechasse, ele esquentava. Era uma loucura.
    Tirámos praticamente tudo. Temos hoje 3 servidores. Dois com aplicativos da empresa e outro com firewall / squid. Passamos tudo para fora. Entramos em contato com a BrasilTelecom e o DNS está lá. Servidor de Email e servidor da página da empresa ??? Está na LocalWeb e por aí afora.
    Hoje o CPD é bem tranquilo de administrar.
    Espero ter dado a minha contribuição. Como sugeriram aqui, procure empresas especializadas. Senão , você vai ter uma dor de cabeça bem grande para administrar. Mas que deve ser um projeto bem interessante esse seu, deve ser mesmo.
    Um grande abraço ........sucessos e felicidades ...

  14. #14
    Visitante

    Padrão Projeto de rede

    Bom, se vc quer fazer um projeto de rede vc deveria seguir uns passos como os abaixo:

    - conhecer o negócio e as necessidades do seu cliente;
    - conhecer o que o seu cliente já possui; não é necessário jogar tudo fora! Muita coisa pode ser aproveitada.

    - ir nas dependencias do seu cliente e ver se você, como um profissional de redes consegue identificar mais alguma necessidade que seja importante.

    - com base nas necessidades do seu cliente você tem como projetar uma rede lógica e conhecendo a estrutura da empresa projetar a rede física.

    - é importante levar em consideração a escalonabilidade (possibilidade da rede crescer sem fazer mudanças drásticas na parte física ou na tecnologia empregada no projeto) do seu projeto, você deve pensar que a rede do seu cliente pode crescer e sua rede deve prever esse crescimento e comportar essa nova necessidade.

    - um ítem de extrema importância é a redundância de sua rede. O que acontece se um link de sua rede cair? Um setor inteiro fica fora? É legal planejar links redundantes! Com switches vc pode implementar tranquiamente isso com a ajuda do protocolo STP. Essa redundância é importante também para a internet, se possível.

    - é legal constar no projeto as especificações dos equipamentos que serão utilizados na implementação dessa rede. (mesmo que seu firewall seja um linux com iptables.)

    É claro que tudo isso deve ser adaptado para cada cliente, levando em consideração quanta $$ ele tem para gastar com a rede.

    Bom, estou dizendo tudo isso pois recentemente entreguei um projeto de redes para a faculdade que estou cursando, e tinha todos esses tópicos e muito mais.

    Espero ter ajudado com algumas dicas ai!

    Abraços,

    André :good:

  15. #15

    Padrão Projeto de rede

    Muito obrigado, era isso que eu estava precisando ver o que deve constar no projeto. E não fazer com alguns sureriram, procurar empresas para fazerem o serviço, uma vez que ao fazer isso eu nunca consegueria obter o conhecimento necessário para implementar tais soluções. Vivendo assim a sombre de terceiros.