+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como eu faço isso.

    Caros boa noite.

    Seguinte, tenho um servidor samba rodando em um cliente, para ferrar a casa o HD enxeu, gostaria de saber como eu coloco um segundo HD e monto ele no samba de forma que quando o cliente acesse lá no ambiente de rede esse HD apareça montado como pasta para que eles possam continuar salvando dados.

    Grato.
    Aguardo ajuda.

  2. #2
    ergs
    Visitante

    Padrão Como eu faço isso.

    Cara,

    Se vc colocar o novo HD criar um ponto de montagem pra ele e depois compartilhar no samba não resolve o seu problema?


    Abraço

  3. #3

    Padrão Como eu faço isso.

    É isso mesmo que eu preciso, pois o cliente não quer refazer o servidor.


    Poderia me passa as informações de como fazer, ou me indicar algum tutorial.

    Grato.

    Aguardo Ajuda.

  4. #4

    Padrão Como eu faço isso.

    Citação Postado originalmente por darkstarlinux
    Poderia me passa as informações de como fazer, ou me indicar algum tutorial.
    aqui mesmo no underlinux vc tem vários documentos sobre o samba. Também no http://www.vivaolinux.com.br

    Aparentemente vc tem pouca afinidade com o Linux, mas o básico é o seguinte:

    a) instale o novo hd na interface apropriada (ide-2?)
    a1) mkfs para criar o sistema de arquivos que vc usa normalmente
    a2) monte-o provisóriamente (sob /mnt, por exemplo).

    b) se estamos falando da partição /home - que é a compartilhada - copie TODO o conteúdo dessa partição para o novo drive (/mnt). Não esqueça de re-atribuir propriedades de usuário e grupo como eram nos originais
    b-1) se a pasta compartilhada for outra, vale o procedimento.

    c) altere o fstab para refletir o novo hd/particionamento
    /dev/hdc1 /home reiserfs defaults 0 2
    (é apenas um exemplo)

    d) umount /mnt e mount /home

    pronto. Tá feito.
    :twisted:

  5. #5

    Padrão Como eu faço isso.

    Obrigado amigo, valeu pelo help.

    Na verdade tenho tempos em linux e bastante familiaridade, em servidores, web, ftp, dns, e-mail, etc.

    Porém é que ultimamente não estava fazendo servidores samba, e esse servidor que fiz pro meu cliente já tem 3 anos e nunca deu problemas, e agora surgiu a situação.

    Como se diz " Deu Branco total".

    Amigo.,

    Obrigado pelas dicas.

    Abraços.

  6. #6

    Padrão Como eu faço isso.

    acontece - risos. Ah, não esqueça (depois de estar tudo funcionando COM CERTEZA) de apagar o antigo /home (ou a pasta/folder antigo). Isso libera espaço pra ser utilizado.

    Ah, claro - rss.. umount /home e rm -fvR /home depois mount /home de novo.

    tudo isso SEM vc ter alguém pendurado na rede e tal.. só vc e a makina.

    divirta-se.
    :twisted: