+ Responder ao Tópico



  1. #1
    CLEOCIR
    Visitante

    Padrão Relay Autenticado com Qmail

    Olá pessoal.... estou precisando urgente configurar meu QMAIL para usar como SMTP um outro servidor, que por sua vez possui autenticação.

    Encontrei na web bastante material de como fazer isso no Postfix, inclusive aqui no LinuxIT, mas para o QMAIL não achei nada.

    Exemplo:
    Na configuração dos meus usuários de e-mail, continuarão usando como servidor SMTP o meu QMAIL. Mas o meu QMAIL envia as mensagens usando um outro SMTP.

    Isto se tornar necessário porque meu provedor não está resolvendo meu problema de DNS REVERSO e por isso muitos servidores estão rejeitando as mensagens enviadas pelo meu servidor.

    Uma solução é fazer minhas contas(clientes) usarem a configuração no próprio programa de e-mail. Mas o problema mesmo é que tenho um webmail no servidor (uebimiau) que usa o "localhost' para fazer SMTP.

    Sei que o UebiMiau pode usar um outro SMTP para envio de mensagens, mas o problema é que este outro SMTP tem que ser AUTENTICADO (e isso ele não faz).

    Agradeço por qualquer sugestão.

    Cleocir.

  2. #2
    estudante
    Visitante

    Padrão Relay Autenticado com Qmail

    Cleocir


    Quando comecei a estudar servidores de e-mail na base linux logo encontrei um script que me dava tudo instalado com qmail. Fiquei todo empolgado pela tal facilidade de ter qmail + vpopmail + mysql e outros mais em 20 minutos. Quando me deparei com o problema que vc está passando hoje, relay em outro smtp, e aí eu concordo com vc, não se acha nada na internet que explique como fazer, explicam como permitir ou não que façam relay no seu servidor mas no do provedor não. Numa ajuda que obtive aqui mesmo me sugeriram usar o smtproutes mas o mesmo que me sugeriu confessou que nunca o usou e desta forma o passo a passo ficou oculto. Tentei algo nas buscas mas nada consegui.

    Tomei então a decisão de utilizar o postfix nos casos em que precise realizar um relay em outro provedor pois este sim se demonstrou muito mais fácil com o SASL.

    Hoje estou de volta ao fórum por um problema que no meio da sua postagem encontrei um pequeno relato seu e ache que poderia servir para mim. você relatou:

    " Sei que o UebiMiau pode usar um outro SMTP para envio de mensagens, mas o problema é que este outro SMTP tem que ser AUTENTICADO (e isso ele não faz). "

    E é sobre isso que me chamou mais atenção pois hoje eu tenho servidor interno de e-mail buscando as mensagens no meu provedor e entregando para os meus users, ou seja, cl10+postfix+sasl+fetchmail+uebimiau.

    Os meus users nas estações windows utilizam o outlook com o pop apontado para o meu servidor e o smtp apontado para o meu provedor sendo assim os e-mails saem direto sem passar pelo meu servidor. Não tenho tido problema com isto, enviamos normalmente. Mas há casos que precisamos utilizar o uebimiau e até por ele mesmo enviarmos alguns e-mails mas isto não está dando certo pois as mensagens não estão indo. como você relatou algumas características do uebimiau será que vc saberia me informar como posso resolver isto?

    Pesso-lhe desculpas por estar atravessando a sua dúvida e até mesmo lhe pedindo alguma mas é que o seu relato sobre uebimiau me deu a idéia de que vc conhece ele melhor do que eu. Por outro lado quanto ao relay em outro smtp com qmail também tenho interesse ainda em resolver isto. Dei uma parada nas pesquisas para este problema mas confesso a vc que vou a partir de agora retornar a elas e se algo surgir que possa nos ajudar não hesitarei em lhe comunicar aqui nesta imensa comunidade.

    obrigado.