+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Pawlowski
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    Caros,

    Eu tenho um computador antigo, com 64MB de memória RAM. Já tentei instalar o linux nele, mesmo pelo mode texto mas sempre trava. preciso de ajuda para dois problemas. Um é como resolver isso. Tudo indica que o problema é com relação a memória. A segunda é que o meu objetivo final é criar uma rede doméstica, onde eu tenha um servidor ligado ao velox que controle o acesso a internet para duas estações com windows e uma dual boot. Além do acesso, quero poder compartilhar uma impressora. Ufa!!!

    Obrigado por qualquer ajuda,

    Marcos

  2. #2
    rato16br
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    Para pouca memória, eu sugiro a instalação do slackware, é excelente para esse tipo de máquina.

  3. #3
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    Obrigado pela dica Fábio. E quanto ao objetivo final, que é montar servidor ligado ao velox e e criar uma rede interna compartilhando recursos como a impressora? IP fixo de uma rede privada. É possível? sem um IP fixo para o servidor?

  4. #4
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    ola, Todas as distros sao boas para isso, em modo texto creio que o slack seja bom como disse o amigo acima, alternativamente eu utilizo o RH-9 em um P-100 com 20 de memoria RAM, para 20 clientes... utilizo SQUID, iptables, ssh e ta rodando tranquilo.

    Em relação a instalação de impressoras e compartilhamentos temos bons artigos em https://under-linux.org/topicoartigos.html aconselho primeiramente uma pesquisada, e as dúvidas post aki .... que ajudaremos com muito prazer ...

  5. #5
    kallahhari_Desert
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    EU LHE ACONSELHO A USAR O LINUX KURUMIM É ÓTIMO PARA MAQUINAS LENTAS E A INTERFACE É ÓTIMA!

    FORTE ABRAÇO

  6. #6

    Padrão topologia da rede

    como é a topologia que vc quer pra sua rede? algo do tipo:

    +----[pc1]
    [adsl]-----[modem]---[maquina velha]----[hub]+-----[pc2]
    +----[pc3]

    se vc quer uma distro que instala em tao pouca memoria usa oslack, to fazendo isso aqui em casa na minha rede doméstica, configura o iptables e o nat no servidor, e a impressora compartilhada, vai ficar aonde?

  7. #7
    slice
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    Citação Postado originalmente por kallahhari_Desert
    EU LHE ACONSELHO A USAR O LINUX KURUMIM É ÓTIMO PARA MAQUINAS LENTAS E A INTERFACE É ÓTIMA!

    FORTE ABRAÇO
    interface em servidor?! o kurumim é baseado no debian; usa os pacotes do debian; então pra que instalar kurumim? instale o debian e seja mais feliz... e sem interfaces, somente modo texto... interfaces em servidores é coisa pra windows :@:

    particularmente eu acho que tanto debian quanto slackware podem servir muito bem a sua máquina (ou outra distro de sua preferência...), o importante é vc eleminar o que vc não irá utilizar realmente, deixando assim o sistema muito mais leve...

    []'s

    Slice

  8. #8
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    moçada ele pediu sugestoes nao ker sber qual distro é boa ou nao, kd um tem um gosto, se vms postar, digam oq utilizam e o pq recomendam, nao so apenas ah usa essa pq eu uso, postei e disse pq eu a uso o amigo que posto primeiro fez a mesma coisa, pq se começa com discussão de quem é a melhor vou pedir para os moderadores bloquear o tópico....


    Abraços

  9. #9

    Padrão Tenho o mesmo problema...

    Tenho um Lentium 200 com 32 MB de memória.
    O Debian instala (baixei a versão nova, mês passado) porém com MUITAS restrições, por exemplo, não reconhece a placa de rede...
    Estava pensando se uma distribuição mais antiga seria a solução...

  10. #10
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Criação de rede doméstica

    Ola Gente,

    Referente aos posts acima, aconselho que para maquinas um pouco antiga é melhor usas algumas distros tbm. antigas, somente com suporte a texto, no caso server, pode usar o cl8, somente texto, o rh8 ou 7, tbm, mas faça a instalação minima e depois instale somente os programas necessarios, para que ela funcione, naum aconselho colocar distros mais recentes, pelo fato de terem mais suporte a tecnologia mais recente, e aplicações que necessitam de mais memoria e processamento.

    Ok ?