+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vianawn
    Visitante

    Padrão Instalação Realtek rtl8180 no conectiva 10

    Bom gente, primeiro queria antes de mais nada agradeçer a oportunidade e queria pedir uma ajuda a vcs, quero muito rancar o Windows da minha maquina mas o que ta me segurando ainda é o fato de não conseguir instalar a placa Realtek RTL8180 no COnectiva 10, ele tem o kernel 2.6 e não consegui ja colcoquei no Conectiva 8 mas o kernel atualizado era 2.4.20, funcionau e tal mas o 10 não to conseguindo me ajudem!!!!
    dese ja agradeço a atenção. Orbigado mais uma vez e me ajudem o mais rapido por favor!

  2. #2
    james_labrie
    Visitante

    Padrão Instalação Realtek rtl8180 no conectiva 10

    Olá amigo ! olha eu tenho uma placa igual a está que vc tem e eu configurei ela no Kurumin Beta 5 sem problemas usando o NDISWRAPPER, e achei um driver OPEN SOURCE na internet e com esse driver eu consegui rodar ela em uma distribuição chamada Vector Linux (www.vectorlinux.com) é uma distribuição baseada no Slackware, se quiser rodar o driver atualiazado para essa placa, baixe aqui:

    http://sourceforge.net/projects/rtl8180-sa2400


    Abraço :-)

  3. #3

    Padrão Re: Instalação Realtek rtl8180 no conectiva 10

    Seguinte cara, use o ndiswrapper, com esse modulo você vai consegui usar os drivers do windows XP no linux!? É isso mesmo, eu num to maluco não. Ele carrega as informações direto do arquivo inf do windows XP e pronto, funciona 100%, só tem uma desvantagem, você fica sem saber o que tá dando de sinal, tipo quando você digitar lá iwconfig na console você não vai ver um resultado real.
    Mas eu uso aqui esse modulo ndiswrapper em pelo menos umas 20 máquinas, tem uma máquina aqui no provedor que tem 4 placas dessa todas RTL8180 usando o ndiswrapper.

    ë bem simples de instalar, vou tentar descrever em poucos passos se faltar alguma coisa você posta aqui qua agente ajuda no que puder.

    1 - Instale tudo que é preciso para recompilar seu kernel. Uma boa dica via apt-get você instala o kernel-source (apt-get install kernel-source).

    2 - Vá em /usr/src/linux e digite ./prepare-tree (eu acho que é esse mesmo o comando se não tiver escrito assim tá bem parecido), esse prepare-tree de certo modo vai verificar seu sistema para ver se há todos os componentes necessários para a recompilação do seu kernel. Se tudo tiver ok ele vai processar e pronto, se tiver faltando algo ele irá te reportar. Tando tudo que é necessário já instalado passamos ao próximo passo.

    3 - Baixa em alguma lugar o ndiswrapper, você pode encontra-lo em http://www.oquerolla.com.br/drivers/...is5xp-8180.zip
    Agora descompacta ele, unzip driver-ndis5xp-8180.zip
    Entre no diretório e digite make depois que terminar o make digite make install. No meu nunca deu pau, sempre funciona de cara, e já usei isso em máquinas pentium 100 até Pentium IV 2.4 sempre funciona.

    4 - Baixa em algum lugar o driver da RTL8180 para o XP, você pode encontro-lo em http://www.oquerolla.com.br/drivers/ndiswrapper-1.2.zip
    Agora descompacta o driver, unzip ndiswrapper-1.2.zip, agora entre no diretório que acabou de ser criado.
    Agora você vai instala o driver no modulo, para isso é só escrever:
    ndiswrapper -i NET8180.inf (obs. levando em consideração que você vai estar dentro do diretório que foi criado quando você descompactou o driver)

    5 - Agora é só levantar o modulo.
    modprobe ndiswrapper

    6 - Agora você configura tudo o SSID com o iwconfig, o ip com o ifconfig e o resto todo.

    So mais uma observação quando você for especificar o SSID especifique na mesma linha de comando o SSID, o Canal, o Nickname e o Modo de operação. Por exemplo:
    iwconfig wlan0 essid COMNET1 mode Managed channel 3 nickname teste

    agora o ip

    ifconfig wlan0 192.168.0.x 255.255.255.0

    route add default gw 192.168.0.1

    Espero ter ajudado.

    Rodrigo.


    Citação Postado originalmente por vianawn
    Bom gente, primeiro queria antes de mais nada agradeçer a oportunidade e queria pedir uma ajuda a vcs, quero muito rancar o Windows da minha maquina mas o que ta me segurando ainda é o fato de não conseguir instalar a placa Realtek RTL8180 no COnectiva 10, ele tem o kernel 2.6 e não consegui ja colcoquei no Conectiva 8 mas o kernel atualizado era 2.4.20, funcionau e tal mas o 10 não to conseguindo me ajudem!!!!
    dese ja agradeço a atenção. Orbigado mais uma vez e me ajudem o mais rapido por favor!

  4. #4
    vianawn
    Visitante

    Padrão Orbigado pela ajuda mas ainda nuam deu certo!!!!!

    Bom gente obrigado pela ajuda mas ainda naum deu certo tentei fazer tipo pegando o arquivo .INF do win mas naum deu, ta dando um erro quando tento pegar o Kernel-source pelo apt, naum sei o que ta dando direito so que naum instala, enfim ja to ficando pe com isso do conectiva, vc sabem se o Mandriva instala isso ou se ta a mesma coisa?

  5. #5

    Padrão Re: Orbigado pela ajuda mas ainda nuam deu certo!!!!!

    Citação Postado originalmente por vianawn
    Bom gente obrigado pela ajuda mas ainda naum deu certo tentei fazer tipo pegando o arquivo .INF do win mas naum deu, ta dando um erro quando tento pegar o Kernel-source pelo apt, naum sei o que ta dando direito so que naum instala, enfim ja to ficando pe com isso do conectiva, vc sabem se o Mandriva instala isso ou se ta a mesma coisa?
    Vou dar mais uma dica.

    Observe se a data do seu computador tá correta, já quebrei cabeça aqui um dia até num ter jeito mais quando eu ia rodar o apt-get update (prá pega a lista de arquivos) dava pau dizendo algo sobre a gpg (chave de criptografia), até reinstalar o CL10 eu reinstalei. Dai fui ver era a data errada do computador. Seguinte faz assim olha a data do sistema, depois modifica no sources.conf do apt-get coloca ele prá pega os arquivos do repositório da interlegis.gov.br segue abaixo as configurações:

    rpm [cncbr] http://ftp.interlegis.gov.br/pub/conectiva 10/i386 001 002 003
    rpm [cncbr] http://ftp.interlegis.gov.br/pub/conectiva/atualizacoes 10/i386 updates

    Eu sempre uso ele porque é bem rápido e sempre tá vazio.

    Comenta o resto das linhas com o jogo da velha (#)

    Dai roda o apt-get update dai ele vai pega a lista de arquivos do reposítorio.

    Dai agora instala os pacotes que eu te disse prá instala e pronto tá rodando.

    Qualquer coisa posta as mensagens de erro que eu te ajudo.

    T+

    Rodrigo.