+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    Tipo gente, eu tô criando esse tópico pra tirar algumas dúvidas sobre as funções reais de um administrador de servidores Linux. Bom... eu no caso estou estagiando e ainda tenho muito que aprender, mas gostaria de entender o básico, como funciona e o que devo priorizar enquanto estiver manuseando o sistema.

    Enfim, o que um administrador Linux tem que saber? O que ele faz? Alguém tem alguma sugestão de documento pra ler ou coisa assim pra mim entender melhor? Valeu.

  2. #2
    cag
    Visitante

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    Colega, minha opinião é a seguinte:

    Não precisa configurar os serviços x,y,z para saber algo.
    Claro é importante a experiência!

    Mas o mais importante é o conhecimento de como as coisas funcionam, a fundo.

    Como funciona os protocolos (tcp,udp etc..) ?
    Como funciona um servidor de email ?
    etc.. etc..
    (Como funciona os serviços em geral)


    Não importa a distro que você utiliza, na verdade nem o Sistema Operacional, porque entendendo como funciona as coisas, tudo fica mais prático, e fácil de aprender.

  3. #3
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    Fala!!!

    Bom, é necessário saber quais "serviços" serão necessários estar rodando no servidor e porque. É necessário saber implementa-los (instalação + configuração) e mante-los (rotacionar logs, apagar temporários, etc...).

    Não se desespere para aprender tudo sobre Linux ao mesmo tempo. Comece como Administrador LOCAL de uma máquina Linux (conheça os recursos do S.O.), depois vá pegando os serviços e recursos de acordo com a necessidade ou de acordo com o que desejar...
    Depois de Administração Local, aconselho aprender sobre a pilha de protocolos TCP/IP.

    Digo por experiencia própria. Faz mais ou menos 1 ano que utilizo Linux profissionalmente e ainda me considero um estudante...Foi essa linha de raciocínio que resolvi seguir. Mas devo lembrar que cada caso é um caso. A dica chave é não procurar aprender tudo ao mesmo tempo!


    Falou!!

    Rodrigo Gaiotto

  4. #4
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    trabalho com administração de redes em prefeituras e a primeira coisa q eu acho q vc deve se preocupar é saber o q seu cliente quer, quais os computadores q devem ter internet, quais devem se enchergar, quem pode imprimir onde, o q um pode fazer, etc,etc... depois disto é q vc deve correr atras de administrar o servidor, sacou? espero ter ajudado

  5. #5
    ariane
    Visitante

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    Concordo com as opniões do pessoal acima, não vou repetir :>

    Sei que também é importante estabelecer metas e resultados para melhoria dos serviços implantados.

    Pesquisa, estudo e negociação

    Legal ter um planejamento, saber negociar, trazer propostas para o cliente e assimir as bombas com ele.

    É aquela historia...
    Nem eh bom ter um servidor de e-mail próprio com aquele link de internet capenga,,, então vai ser bom investir... e negociar com a chefia, nem sempre eles estão dispostos a investir, então temos que apresentar alternativas e assumir os riscos em conjunto.

    Ou aquele servidor, lotado de serviço de rede interna e externa.

    Uma coisa eu sei cara, nós devemos ficar atento quanto a realiadade e a necessidade do cliente e da area.

  6. #6

    Padrão O que um bom administrador Linux tem que saber?

    fftopic2: fftopic2: