+ Responder ao Tópico

TAR



  1. #1
    marcusmastellaro
    Visitante

    Padrão TAR

    Ae pessoal, estou começando a mexer com o linux agora, e tenho uma duvida. Fiz o download do GNome e ele veio compactado .tar

    mas quando eu faço
    #tar -zvxf gnome.tar

    aparece isso:

    #zip: stdin: not in gzip format
    #tar: Processo filho terminou com estado 1
    #tar: Erro só assinalado no fim da execução


    eu fiz algo errado, ou realmente estou com problemas??

  2. #2
    guilhermebsd
    Visitante

    Padrão TAR

    #tar -zvxf gnome.tar.gz

    tenta e ve se da certo se nao voce pode baixar o pacote novamente..


    falow... qq coisa posta ai novamente

  3. #3

    Padrão Re: TAR

    Citação Postado originalmente por marcusmastellaro
    Ae pessoal, estou começando a mexer com o linux agora, e tenho uma duvida. Fiz o download do GNome e ele veio compactado .tar

    mas quando eu faço
    #tar -zvxf gnome.tar

    aparece isso:

    #zip: stdin: not in gzip format
    #tar: Processo filho terminou com estado 1
    #tar: Erro só assinalado no fim da execução


    eu fiz algo errado, ou realmente estou com problemas??
    cara o pacote q vc baxo eh .tar ou .tar.gz se for so .tar usa
    #tar -xvvf nomedopacote.tar

  4. #4
    guilhermebsd
    Visitante

    Padrão TAR

    mas a mensagem que esta aparecendo para ele eh
    #zip: stdin: not in gzip format entao acredito que seja um pacote tar.gz mas de qq forma o tar -xvvf nome do arquivo.tar da certo... tenha certeza de qual eh o pacote que vc tem ai ...

    falow

  5. #5

    Padrão TAR

    Citação Postado originalmente por guilhermebsd
    mas a mensagem que esta aparecendo para ele eh
    #zip: stdin: not in gzip format entao acredito que seja um pacote tar.gz mas de qq forma o tar -xvvf nome do arquivo.tar da certo... tenha certeza de qual eh o pacote que vc tem ai ...

    falow
    eh entaum a msg diz q nao esta em um formato gzip mas pode estar em bzip soh zip ai o marcus ai em cima q tem q diz p a gente qual o formato do pct pq ele cita la em cima ser somente
    gnome.tar


    Citação Postado originalmente por marcusmastellaro
    Fiz o download do GNome e ele veio compactado .tar
    foi dai q eu tirei a conclusao q eh soh tar mesmo... :good: :good: :good:

  6. #6

    Padrão TAR

    o problema eh q dando um "tar -xvzf GNOME.tar", vc vai estar mandando o tar descompactar um arquivo que foi compactado pelo algoritmo gzip(isso quem diz eh o parametro "z"), mas o tar verifica que o GNOME.tar não estah compactado com esse algoritmo...
    por isso que nao se deve passar como parametro o tipo de compactacao.
    assim:
    # tar xvvf GNOME.tar
    funciona corretamente.

  7. #7
    marcusmastellaro
    Visitante

    Padrão TAR

    aí pessoal vou esclarecer, o pacote q eu baixei estava compactado somente como gnome.tar e fazendo #tar -xvvf GNOME.tar meu problema foi solucionado, eu estava realmente usando a sintaxe -xvzf que mandaria desconpactar esse arquivo como se ele estivesse sido compactado pelo gunzip.

    Mas o importante é que deu certo aqui

    valeu galera

  8. #8

    Padrão Marcus

    Acho que você está confundindo compactado com empacotado...
    O TAR empacota, isto é, agrupa diversos arquivos e diretórios em um único arquivo, mas o tamanho total desse arquivo será a soma de todos os demais.
    O GZIP é quem compacta, isto é, pega o arquivo TAR e transforma-o em um arquivo de menor tamanho...
    Portanto, se o arquivo é .tar.gz ou .tar.bz2 é um arquivo empacotado E compactado, se é somente .tar, ele só é empacotado...
    A opção -z é para compactar ou descompactar o TAR
    A opção -j tam a mesma função só que vai gerar em BZ2 e não GZ

    Aproveitando, BZ@ compacta MUITO mais do que GZ, porém demora mais para compactar e descompactar também...

  9. #9

    Padrão Re: Marcus

    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida
    Acho que você está confundindo compactado com empacotado...
    O TAR empacota, isto é, agrupa diversos arquivos e diretórios em um único arquivo, mas o tamanho total desse arquivo será a soma de todos os demais.
    O GZIP é quem compacta, isto é, pega o arquivo TAR e transforma-o em um arquivo de menor tamanho...
    Portanto, se o arquivo é .tar.gz ou .tar.bz2 é um arquivo empacotado E compactado, se é somente .tar, ele só é empacotado...
    A opção -z é para compactar ou descompactar o TAR
    A opção -j tam a mesma função só que vai gerar em BZ2 e não GZ

    Aproveitando, BZ@ compacta MUITO mais do que GZ, porém demora mais para compactar e descompactar também...
    apenas corrigindo, a opcao "-z" nao vai (des)compactar o TAR, vai (des)compactar um arquivo empacotado(ou nao) com o tar e compactado(ou nao) com o gzip...
    -z -> gzip
    -j -> bzip2

  10. #10
    Host
    Visitante

    Padrão TAR

    java