+ Responder ao Tópico



  1. #1
    antoniobrandao
    Visitante

    Padrão SCM: Duvida

    Pessoal,

    Caso meu link chegue em determinado endereço e tenha mais 5 pontos de presença na cidade, deverei homologar todos 5 pontos de presença, gastando aprox. 1300,00 em cada? Ou homologando apenas o ponto de chegada do link é suficiente?

    Entre os provedores que "alugam" a licença, quais seriam os mais sérios e confiáveis? Alguem usa licença de aluguel e já foi fiscalizado?

    grato,

    Antonio Brandao

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: SCM: Duvida

    Citação Postado originalmente por antoniobrandao
    Pessoal,

    Caso meu link chegue em determinado endereço e tenha mais 5 pontos de presença na cidade, deverei homologar todos 5 pontos de presença, gastando aprox. 1300,00 em cada? Ou homologando apenas o ponto de chegada do link é suficiente?
    Isso eh um lance que cabe interpretacao AntonioBrandao... ae o negocio eh briga de advogados. Mas de acordo com a Anatel vc tem que homologar os outros POPs sim, toda estacao que atenda ao cliente final, inclusive o proprio cliente, tem que ser licenciado... isso eh muito complicado, melhor vc fazer uma consulta formal a Anatel.

    Citação Postado originalmente por antoniobrandao
    Entre os provedores que "alugam" a licença, quais seriam os mais sérios e confiáveis? Alguem usa licença de aluguel e já foi fiscalizado?

    grato,

    Antonio Brandao
    Na verdade nao funciona como aluguel e sim como Associacao... eu sei apenas de provedores associados a Global Info que foram fiscalizados e passaram.

  3. #3
    Bronius
    Visitante

    Padrão SCM: Duvida

    Fazer consulta a anatel eh levantar a lebre, faz primeiro e deixa rolar , e quando vc tiver uma fiscalizacao eles vao te notificar, e dar um prazo para regularizar a situacao , o que vc tem que ter eh pelo menos os pontos de acesso regularizados. Vc ainda tem chance de recurso!!!!!!!!!!! :twisted:

  4. #4
    Bronius
    Visitante

    Padrão Re: SCM: Duvida

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por antoniobrandao
    Pessoal,

    Caso meu link chegue em determinado endereço e tenha mais 5 pontos de presença na cidade, deverei homologar todos 5 pontos de presença, gastando aprox. 1300,00 em cada? Ou homologando apenas o ponto de chegada do link é suficiente?
    Isso eh um lance que cabe interpretacao AntonioBrandao... ae o negocio eh briga de advogados. Mas de acordo com a Anatel vc tem que homologar os outros POPs sim, toda estacao que atenda ao cliente final, inclusive o proprio cliente, tem que ser licenciado... isso eh muito complicado, melhor vc fazer uma consulta formal a Anatel.

    Citação Postado originalmente por antoniobrandao
    Entre os provedores que "alugam" a licença, quais seriam os mais sérios e confiáveis? Alguem usa licença de aluguel e já foi fiscalizado?

    grato,

    Antonio Brandao
    Na verdade nao funciona como aluguel e sim como Associacao... eu sei apenas de provedores associados a Global Info que foram fiscalizados e passaram.
    A ANATEL gosta muito do termo cooperativa, quanto mais pessoas usar o mesmo canal ,mais pontos VC ganha, lembre-se que a frequencia eh uma soh e não pode ter exclusividade e quem tem uma exclusiva eh um patrimonio de preco imensuravel e muito dificil de se obter.

  5. #5

    Padrão SCM: Duvida

    Além da Globalinfo já ouvi falar da Rede Networks. (associação)

    Agora quanto a fiscalização, eu não sei ...

  6. #6

    Padrão SCM: Duvida

    Pessoal,

    Falor por experiência pois tenho minha estação principal registrada na ANATEL em parceria comercial com a Rede Networks (que atende excelentemente bem aos seus parceiros comerciais e têm preços excelentes na manutenção da SCM).

    Eu tenho vários POPs e apenas a minha estação base é registrada já que as outras funcionam em modo cliente da primeira estas não precisariam de licensa. Chegando o fiscal a minha empresa (fiz uma denuncia de um provedor que estava usando amplificador e, juntamente com este, fui fiscalizado) ele fez várias perguntas (sempre muito educado) e depois pediu para visitar a estação. Eu levei ele, ele analisou todos os equipamentos e notou os PtP que eu já havia mencionado.

    Resultado ele interpretou que os PtP era, sim clientes, e que devido a isso a taxa de licensa deles não precisava ser paga. Tomei ainda notificação porque antenas de 24 dBi e cartões ORiNOCO em modo PtP excedem a potência máxima permitida para esse tipo de enlace.

    Resolvido este problema entrei em contato com a Rede Networks que tomou todas as medidas jurídicas necessárias e tudo ficou resolvido. Em uma segunda visita um outro fiscal interpretou que eu devia registrar as estações e essa segunda interpretação foi pilhada pois eu tinha o laudo da primeira me dando liberdade de trabalho.

    Infelizmente tudo depende do fiscal e do dia que o cara chega. Uma coisa é certa: NUNCA MINTA PARA UM FISCAL, mesmo que você saiba que está errado diga pra ele. Alguns fiscais chegam querendo propina e por isso é mais difícil de lidar... Se você tiver todos os equipamentos devidamente homolgados (mesmo sem a etiqueta da ANATEL, ou seja, pode ter apenas o certificado de homologação dentro da caixa vedada) e todos eles com Nota Fiscal o fiscal da ANATEL NÃO PODE tirar nenhum equipamento do seu estabelecimento.

    Agora se você têm um amplificador de 1W Hyperlink ele arranca mesmo e enfia no maldito saquinho lacrado...

    Att,

    Nataniel Klug
    Cyber Nett

  7. #7
    Flavio-RJ
    Visitante

    Padrão SCM: Duvida

    "Resultado ele interpretou que os PtP era, sim clientes, e que devido a isso a taxa de licensa deles não precisava ser paga. Tomei ainda notificação porque antenas de 24 dBi e cartões ORiNOCO em modo PtP excedem a potência máxima permitida para esse tipo de enlace. "

    Pô, fala sério:

    32mw da placa x 8 (ganho da antena. 24 dbi da antena é igual a multiplicar por 8 a potência do cartão, a cada 3 db de ganho, dobra-se o valor) => o que dá uma eirp = 256 mw. Mesmo em cidades onde o limite é de 400 mw não teria ultrapassado ...

  8. #8

    Padrão SCM: Duvida

    Flavio,

    Não sei como você fez essa conta, mas a que aprendi em palestra da Beta Telecom é assim:

    17 mW (cartão ORiNOCO)
    24 dBi (antena de grade)

    P(dB)=10xlog(17)
    P(dB)=12,30 dB

    12,30 + 24 = 36,30 dB

    Potência máxima permitida igual a 36 dB e.i.r.p. Claro que aqui não estou considerando perda em cabos e conectores e outros afins, mas foi essa mesma conta que o fiscal fez, na minha frente, e pediu para que eu mudasse a antena. Coloquei uma de 19 dBi off-set e o link ficou normal e dentro das normas que este fiscal me passou.

    Att,

    Nataniel Klug

  9. #9
    Flavio-RJ
    Visitante

    Padrão SCM: Duvida

    Na verdade a potência do cartão orinoco é de 15 dmbm (32 mw). Se fosse apenas db, para usarmos uma antena de 24 dbi o rádio teria que ter no máximo 6 dbm de potência (24+6=30), pois 30 dbm é a eirp máxima permitida para 2,4 ghz (não 36) :roll:

    Como para cada 3 db de ganho multiplica-se por dois a potência e.i.r.p., para uma antena de 24 dbi tem-se um ganho de 8 vezes, daí o cálculo:

    32 mw x 8 = 256 mw e.i.r.p.

  10. #10

    Padrão SCM: Duvida

    Flávio,

    O fiscal que fez a medição mudou completamente essa forma como você apresentou. Vou tentar me informar com a fiscalização sobre como é feito o cálculo por parte deles.

    Sinceramente não sei mais em quem acreditar...

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #11
    Flavio-RJ
    Visitante

    Padrão SCM: Duvida

    Desculpe Nataniel, me corrigindo em um detalhe q vc está correto: o máximo eirp é 36 dbm mesmo :cry:

    Exemplo: homologação senao cb3;

    Potência de 223 mw (23,48 dbm) , limitado a utilizar antena de 12,5 dbi (eirp total = 35,98 dbm)

  12. #12

    Padrão SCM: Duvida

    Flavio,

    Então se eu ligar um SENAO desses em um painel de 8 dBi eu ainda to dentro da norma... Credo! Esses fiscais são tudo loucos... hahahaha...

    Att,

    Nataniel Klug

  13. #13
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão SCM: Duvida

    qual o site da globalinfo e da Rede Networks???? preciso contatar eles urgentemente ok

    obrigado

  14. #14

    Padrão SCM: Duvida

    Citação Postado originalmente por ederamboni
    qual o site da globalinfo e da Rede Networks???? preciso contatar eles urgentemente ok

    obrigado

    http://www.globalinfo.com.br/ e o www.redenetworks.com.br

  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão SCM: Duvida

    grato vc me ajudou muito mesmo e so eu mesmo pra nao se tocar do nome com o dominio as vezes eu me supero heheheheh brigadao


    oyama
    6) 6) 6) 6)