+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    Pessoal,

    Estou migrando toda minha estrutura de PtP para 802.11a e estou pensando em desativar os servidores que tenho hoje nos meus POPs.

    Saindo do provedor para o POP principal eu tenho um enlace 802.11a ligado diretamente a duas interfaces ethernet. Uma eth no lado do provedor ligada ao gateway e a outra ponta ligada a uma eth no servidor do POP principal. Desse servidor saem dois enlaces PtP para outros dois POPs.

    O que pretendo é desativar todos os servidores deixando tudo em bridge. Eu optei pelos servidores para ter maior controle do tráfego na rede, mas estou cansado das manutenções nesses pontos.

    Será que sem eles vou ter o mesmo desempenho? Colocarei os servidores necessários dentro do provedor e atenderei aos POPs via bridge (usando switchs 3Com onde for necessário, ao menos isso... hehehe).

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2
    Visitante

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    Vamos supor o seguinte:

    Em uma torre (num de seus POPs) Você vai ter qautro rádios em 4 painéis setoriais pra cobrir 360º certo?!. Mais um PtP recebendo o sinal do seu provedor. Todos estes estarão ligados num switch (para que todos os APs tenham comunicação com seu PtP e consequentemente com seu provedor).

    Ai se vc usar tudo em bridge, o que vai acontecer é o seguinte: por mais que os seus APs tenham isolation (bloqueio de clientes) os clientes de um único AP não vão ter a possibilidade de se enchergar, mas os clientes de um AP para o outro poderão sim se enchergar.

    Então se você quiser ter tudo redondinho, além de usar um switch 3COM, vai ter que investir num que faça VLAN e/ou bloqueio de acesso por portas. Saca?!, tipo, o rádio do PtP com seu provedor ficará, por exemplo, na porta 1. Daí você setaria o switch pra deixar cada porta se comunicar apenas com a Porta 1.

  3. #3

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    Desculpem, esqueci de logar...o poste acima é meu!

  4. #4

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    roney,

    Legal, vou pensar nessa opção... Os clientes, por IP, se enxergam, mas como eu uso AP2000 eu bloqueio as portas no SLOT que o clientes está logado e assim não dá acesso (nem pela ethernet nem por outra wireless). São apenas dois POPs pequenos que estou pensando em fazer dessa forma.

    Depois vou mudar os AP2000 por LinuxAP com StarOS (daí acabaram os problemas)... Só que nessa transição preciso deixar os AP2000 funcionando e, preferencialmente, sem servidor.

    Att,

    Nataniel Klug

  5. #5
    Felipe_Kreutz
    Visitante

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    Ola Amigos, no AP2000 tem mais uma opção além de bloquear o tráfego entre os clientes wireless. é a opção pkt fwd no menu bridge. Com esta opção ativa vc direciona todo o tráfego vindo da porta wireless para um único MAC address na sua rede, que sera neste caso o seu servidor principal. Desta forma não acontecerá dos pacotes passarem pelo swich e irem parar em outros clientes.

  6. #6

    Padrão Servidores em POP (opinião)

    Felipe,

    Eu tentei utilizar esta opção em um AP600b e acabei ficando sem acesso a ele. Eu queria que os pacotes provenientes da rede wireless fossem para um determinado MAC na rede cabeada e não deu certo...

    Vou tentar novamente e mando notícias aqui neste post.

    Att,

    Nataniel Klug