+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Ricardinho
    Visitante

    Padrão Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    O cenario é o seguinte...
    Estou montando um provedor wireless e a base da clientela vai ser a prefeitura municipal...
    o problema é o seguinte... os clientes dos provedores naum podem se ver na rede e os departamentos da prefeitura PRESCISAM se ver para tocar os programas de gerenciamento... como que eu faço para alguns clientes poderem se ver na rede e outros naum?????
    Ainda naum comprei os radio, por isso aceito sugestões... valeu...

  2. #2

    Padrão Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    Se entendi bem, seus clientes e a prefeitura vão compartilhar a mesma rede e a prefeitura vai trocar dados entre suas maquinas. Certo?

    Em minha opinião vc deveria montar duas redes distintas: uma para acesso ou seja o seu provedor e outra para atender so a prefeitura pois o trafego gerado pela troca de dados da prefeitura vai interferir no desempenho de seu provedor.

    pense nisso .... valeu :good:

  3. #3
    antoniobrandao
    Visitante

    Padrão Re: Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    Faça uma VPN na prefeitura

    Ou faça 2 redes lógicas diferentes, uma faixa de ip pra prefeitura outra para demais clientes.

    Citação Postado originalmente por Ricardinho
    O cenario é o seguinte...
    Estou montando um provedor wireless e a base da clientela vai ser a prefeitura municipal...
    o problema é o seguinte... os clientes dos provedores naum podem se ver na rede e os departamentos da prefeitura PRESCISAM se ver para tocar os programas de gerenciamento... como que eu faço para alguns clientes poderem se ver na rede e outros naum?????
    Ainda naum comprei os radio, por isso aceito sugestões... valeu...

  4. #4
    Herlon
    Visitante

    Padrão Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    E imagine alguem bisbilhotando a rede de dados de uma prefeitura, siga o conselho do colega acima, e de preferencia nesta rede implante chave com PEAP.

  5. #5

    Padrão Re: Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    Citação Postado originalmente por Ricardinho
    O cenario é o seguinte...
    Estou montando um provedor wireless e a base da clientela vai ser a prefeitura municipal...
    o problema é o seguinte... os clientes dos provedores naum podem se ver na rede e os departamentos da prefeitura PRESCISAM se ver para tocar os programas de gerenciamento... como que eu faço para alguns clientes poderem se ver na rede e outros naum?????
    Ainda naum comprei os radio, por isso aceito sugestões... valeu...
    Um servidor linux devidamente configurado resolve o seu problema, o fato da prefeitura ser a base da sua clientela não influencia em exatamente nada, mesmo que seu equipamento fique dentro da prefeitura e tudo ligado fisicamente, o que vc precisa é gerenciar a sua rede de forma correta, lembrando que os clientes também não podem ter qualquer tipo de acesso aos outros clientes, como acontece hoje em 90% dos provedores de Internet com seus servidores mau configurados, eu sugiro que você procure um profissional da area com mais experiencia no ramo de provedores pra lhe auxiliar, ou então tire as suas dúvidas aqui no fórum, todos ajudam na medida do possível, ja reconfigurei inumeros provedores com problemas desse tipo!!!

  6. #6

    Padrão Alguns clientes se vem, outros não!! o q fazer???

    Você pode resolver isso colocando 3 placas de rede no servidor Linux, da seguinte maneira:

    1 - Placa de rede conectada ao seu roteador (saída para internet). Essa placa terá um IP fornecido pelo fornecedor do seu link;

    2 - Placa de rede onde estará conectada sua estrutura wireless, que atenderá seus clientes. Para evitar que os clientes da rede wireles enxerguem-se, crie um IP ALIAS nessa placa para cada cliente. Por Exemplo: Cliente 1: IP ALIAS 10.10.2.1 Máscara 255.255.255.252; Cliente 2: IP 10.10.3.1 Máscara 255.255.255.252. No micro do Cliente 1 vc vai colocar o IP 10.10.2.2 Máscara 255.255.255.252 Gateway 10.10.2.1; no micro do Cliente 2 vc vai colocar o IP 10.10.3.2 Máscara 255.255.255.252 Gateway 10.10.3.1... e assim por diante... Vc também precisa bloquear as portas do Netbios no seu rádio (137 a 139, se não me engano). Não adianta afzer esse bloqueio só no servidor, pois o rádio funciona de forma transparente (na maioria dos casos);

    3 - Placa de rede que será o gateway da rede interna da Prefeitura (Ex.: IP 192.168.0.1 Máscara 255.255.255.0). Daeh é só deixar os clientes da Prefeitura nessa mesma rede e grupo de trabalho...

    Obviament deverá ser configurado o firewall nesse servidor para evitar a ponte entre essas duas últimas placas de rede, ok????

    Espero ter ajudado...

    ..