+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RAID 5

    Salve salve!!!

    Galera, é o seguinte. Compramos aqui um server DELL POWEREDGE 1800, com 3 disco scsi de 73 GB e com RHES 4. Ele ja veio instalado e com o RAID configurado... mas eu não consigo visualizar o espaço total para uso... pelo q eu vi ele tem uma prtição pequena, em fat para o utilitario da propria dell .. e o resto está uma unidade extendido logica /dev/sda5 .... mas eu não consigo ver o todo o espaço, com certeza tem espaço livre pra cirar as partiçoes...

    Alguem poderia me dar uma ajuda ?? Como faço pra criar outo volume no grupo logico ??

    vlw

  2. #2

  3. #3

    Padrão RAID 5

    RAID 5 via hardware = 1 disco de 146 Gb para o Sistema operacional, considerando que voce tem os 3 discos de 73 Gb.

    o que voce esta vendo no SO? e na placa da controladora? lembre-se que é ela que faz a magica.

  4. #4

    Padrão RAID 5

    É via hardaware mesmo... na controladora da ta certo, o array on nos 3 discos...

    no SO eu tenho isso no 'df'

    #df -hT

    Filesystem Type Size Used Avail Use% Mounted on
    /dev/mapper/VolGroup00-LogVol00
    ext3 4.0G 179M 3.6G 5% /
    /dev/sda3 ext3 190M 15M 166M 8% /boot
    none tmpfs 1014M 0 1014M 0% /dev/shm
    /dev/mapper/VolGroup00-LogVol05
    ext3 4.0G 43M 3.7G 2% /home
    /dev/mapper/VolGroup00-LogVol03
    ext3 4.0G 41M 3.7G 2% /tmp
    /dev/mapper/VolGroup00-LogVol02
    ext3 7.9G 2.6G 5.0G 34% /usr
    /dev/mapper/VolGroup00-LogVol04
    ext3 4.0G 124M 3.7G 4% /var

    tenho isso na saida do df -h

  5. #5

    Padrão RAID 5

    Salve Salve !!

    Bom galera, consegui aqui... é q como nunca tinha visto isso antes, eu não sabia nem que cmandos usar...

    Aprendi a usar o vgdisplay e lvcreate ... ta legal agora...

    Mas só uma dúvida, referente a espaço. Bom tenho 3 discos de 73 Gb, sei q por ser raid 5 eu perco 30% para a paridade criada pelo raid... mas o valor disponivel q sobrou eh menor q isso, So to usando 136.22 GB. Ta certo isso mesmo ??

  6. #6

    Padrão RAID 5

    EM RAID 5, o espaçõ que vc perde para paridade é sempre igual ao valor de um disco.

    No seu caso, vc tem 3 diascos de 73GB, mas o equivalente a um disco de 73GB será usado para paridade. Note que esta paridade estará distribuida em todos os discos.

    Falou !!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. #7

    Padrão RAID 5

    Blza vlw! Foi o q eu imagine, tinha ouvido falar que a perca era de 30%, mas então é de 1/3 (33%) ...

    Grato