+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda no AP

    Olá Galera do UnderLinux!!!

    Mesmo sendo meu 1º post, ja acompanho vcs a tempo e parabenizo-los pelo melhor forum wireless-linux que existe.

    Bom, gostaria de de montar uma nova estrutura para um isp, e é o seguinte, estava em mente tirar as funções de controle de banda e bloqueio por macs do nosso server, fazendo assim direto no ap. Dai vem as perguntas:

    É viável???
    O que ganho e o que perco???
    Qual modelo e marca de aps usar???

    Desde ja agradeço a atenção dos companheiros.
    Abraços e até +!!!

  2. #2
    Leo_MultTech
    Visitante

    Padrão Controle de Banda no AP

    Bom dia!
    Amgo utilize Ovislink com Tux AP.

  3. #3

    Padrão Controle de Banda no AP

    logan,

    Acho que a solução aprensentada pelo Leo é como vendedor...

    Vou tentar te apresentar algo como provedor.

    Colocar Ovislink em clientes com limite de banda é legal mas não é uma solução interessante. O melhor é que você tenha centralizado seu comando de velocidade, preferencialmente autenticado (usando PPPoE ou NoCatAuth).

    Essa coisa de controle de banda no AP não serve para nada pois normalmente teu cliente estará ligado a um AP em modo bridge, correto? Ou seja, tu que passar pela wireless vai direto pro gateway daquele cliente. Sendo assim o enalce dele é entre o cliente e teu servidor gateway, o rádio é apenas um HUB no meio do caminho.

    Agora se você têm rádios com dois cartões wireless (AP1000 e outros) pode ser que seus clientes consigam comunicação entre eles (até pelo msn) e acabei superlotado tua rede. Nesse caso o ideal seria utilizar um LinuxAP no provedor como o StarOS.

    Existem várias opções para o que você quer fazer. Se tiveres mais alguma informação dá pra gente tentar achar uma outra maneira de resolver teu problema.

    Att,

    Nataniel Klug

  4. #4
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda no AP

    Citação Postado originalmente por loganturbo
    Olá Galera do UnderLinux!!!

    Mesmo sendo meu 1º post, ja acompanho vcs a tempo e parabenizo-los pelo melhor forum wireless-linux que existe.

    Bom, gostaria de de montar uma nova estrutura para um isp, e é o seguinte, estava em mente tirar as funções de controle de banda e bloqueio por macs do nosso server, fazendo assim direto no ap. Dai vem as perguntas:

    É viável???
    O que ganho e o que perco???
    Qual modelo e marca de aps usar???

    Desde ja agradeço a atenção dos companheiros.
    Abraços e até +!!!
    Ola,

    Eu não recomendo fazer controle de banda no AP, porque desta forma voce vai exigir mais processamento do rádio.

    Os rádios sem criptografia e sem controle ja nao suportam muitos clientes se voce colocar mais processamento em cima dele diminui ainda mais.

    Vai de caso a caso neh? quantos clientes voce pretende atender? quantos AP's voce vai usar? dependendo pode até ser viavel, mas se tiver muitos clientes sugiro manter no servidor mesmo.

    O controle de banda do Ovislink é mais utilizado em clientes, condominios e predios assim voce controle no servidor a banda até o prédio e no prédio voce controla pelo ovislink a banda que vai jogar para cada apartamento.

    Como AP eu nao sugiro o Ovislink pela capacidade de processamento dele.

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Controle de Banda no AP

    Edgar,

    Ovislink em modo client é excelente. Em modo condominial com controle de banda nele eu não gostei (preferi o modo bridge dele com PPPoE Relay) e em modo AP sem chance, ao não ser que sejam 5 ou 6 clientes...

    Att,

    Nataniel Klug

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Controle de Banda no AP

    Citação Postado originalmente por nataniel
    logan,
    .... Essa coisa de controle de banda no AP não serve para nada pois normalmente teu cliente estará ligado a um AP em modo bridge, correto? Ou seja, tu que passar pela wireless vai direto pro gateway daquele cliente. Sendo assim o enalce dele é entre o cliente e teu servidor gateway, o rádio é apenas um HUB no meio do caminho. .......


    Att,

    Nataniel Klug
    nao concordo Nataniel... imagine as redes da EBT tudo em modo bridge com eles controlando tudo num super server... seria o caos.

    defendo a ideia de um amigo: "uma topologia adequada para uma rede Wireless com celulas independentes e roteadas. Teria mais trabalho a ser implantado mas permite a possibilidade de expansao futura sem dores de cabeca."(Maia, www.star-os.com.br)

  7. #7

    Padrão Controle de Banda no AP

    Sergio,

    Concordo é o que eu uso. Tenho 4 POPs e estou migrando para o StarOS para facilitar esse sistemática de roteamento. Agora para provedor pequeno, com dois POPs e pouca grana, colocar servidor acaba atrapalhando mais do que ajudando.

    Att,

    Nataniel Klug

  8. #8

    Padrão Controle de Banda no AP

    Justamente estou tentando fazer oque o nosso amigo Sérgio mensionou.;
    Pois possuo cerca de 300 clientes divididos em 6 rádios, sendo qua alguns estão até 40 km do meu server. E devido a esse Server ter que se tranformar num "SuperServer", gostaria de tirar o peso das costas dele, fazer dele apenaso gatway da rede e controlar tudo nos aps. Por isso peergunto a vcs qual radio seria o + recomendado para essa situação???

    Abraços e até +!!!