+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Badblocks partição reiserfs!!!

    Fala pessoal,

    Caras, estou com um pepino aqui e vou compartilhar o mesmo com vocês.

    Utilizo a partição ReiserFs, e não tenho do que reclamar, porem após hoje ocorrer uma tempestade aqui em casa, e por incrivel que pareça meu micro estava desligado, ocorreu danos fisicos no HD (Não que tenha sido hoje, porem o problema apareceu hoje.).

    Meu Slackware 10.1 Não monta mais minha partição que se encontrava em /dev/hda2

    Ok, reboot Kurumin cd, bootei e:
    badblock /dev/hda2

    caracas uma pancada de bads!

    Realmente meu HD deve estar morrendo, uma pena pois é um MAXTOR 7200 RPM de 60GB


    ok, pensei em fazer como fiz aqui com meus hds no meu server, fdisk, separo os badblocks em partições e mando ver na partiões que não tem bad's.

    Porem dessa vez tenho meus dados pessoais, coisas da facul, do trabalho planilhas entre outras Porradas de coisa.
    Ou seja, não posso perder o conteudo.
    Então tentei montar minha partição rodando o LIVE CD, porem =[ zica! ele não reconhece como uma partição ReiserFS.
    PHODA!!!

    Tentei um tempo atras reconstruir a TREE de um sistema de Arquivos ReiserFS, em um HD que tambem deu pau, porem não obtive sucesso, perdi todo o conteudo do mesmo.
    e desta vez não tenho a sorte de poder perder todos os dados que se encontram em meu HD.
    Tenho meu pc sem Formatar a mais de 4 anos, então tenho conteudo a dar com PAU.
    Não sei se o pessoal que da um recover em HDS poreria fazer muita coisa diferente de mim, então deixo um super apelo aqui, para que me deem ideias de como posso montar essa partição ReiserFS sem perder seu conteudo.


    Valew a todos :cry:

  2. #2
    vfsmount
    Visitante

    Padrão BadBlocks particao reiserfs!!!

    Ola amigo

    encontrei um artigo na internet que pode ser muito util à voce, esta em
    http://www.linuxquestions.org/questi...icle&artid=197

    Porém é em ingles, mas nao é muito dificil, se precisar vamos dar um jeito de traduzir ele e postar como artigo aqui, pois imagino que problema igual a esse alguem ja passou ou vai passar, badblock em reiserfs

    depois que voce recuperar esses arquivos, nao esquente muito a cabeca, use o formatador do hd mesmo e rode o zerofill ou formatador de baixo nível(low level format), eu recupero hds em 98% dos casos com essas ferramentas.

    Espero que tenha ajudado
    valew

  3. #3

    Padrão Badblocks partição reiserfs!!!

    vfsmount, antes de mais nada, queria agradecer a sua resposta.

    Vamos lá, pesquisando bastante descobri que podemos remontar o estrutura do ReiserFS da seguinte maneira:

    reiserfsck --rebuild-sb
    e depois
    reiserfsck --rebuild-tree

    OK

    tentei, porem quando tento dar um rebuild-tree ele retorna erro de entrada e saida I/O, (badblock no setor) onde o mesmo está tentando reescrever.


    vou tentar fazer o seguinte:
    conseguir outro HD com tamanho suficiente da minha partição 60GB, então dar um dd if=/dev/hda2 /dev/hdb1
    assim terei um imagem da minha partição ReiserFS sem Badblocks. e tentarei recontruir minha partição desse novo HD (já que o mesmo não estara com badblocks não tem pq dar erro).

    Depois disso tentarei usar uma ferramenta de formatação de baixo nivel no meu HD defeituoso (MAXTOR) que é o HD que está com bad para ver se recupero o mesmo.
    O HD está bem ruim, com muitos bads e pesquisando na NET descobri que MAXTOR construidos na Malazia, tem um uso de materia prima barata, são mais baratos mas correm o risco de acontecer isso aqui.
    Se eu fosse um "RESET MAN". até entenderia, mas não sou, tambem me preocupo com minha estabilidade de energia, como verificação de voltagem de fonte e estabilizadores e tudo está normal.=/

    vamos ver se o processo de dd vai dar certo, posto meu resultado aqui!
    Mais uma vez quero agradecer ao amigo vfsmount por sua resposta e tambem agradecer o link que me foi passado =]


    e fico aqui no


    :cry:


    Abraços

  4. #4

    Padrão Badblocks partição reiserfs!!!

    Uma pergunta para quem sabe, o dd copia a partição para tamanho diferente?


    supondo que tenha um HD de 60 GB com um partição de 60 GB mesmo, ele conseguiria ser copiado para um de 10 GB?????

    sabendo que tenho apenas 7GB ocupado na partição de 60GB...????
    ou seja o senhor dd copia os blocos vazios?????


    estou perguntando isso pois já trabalhei com a ferramenta GHOST da Norton e o mesmo era possivel, porem somente para partições ext2 vfat.


    Abraços

  5. #5
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Badblocks particao reiserfs

    Opa amigo tamos aí

    e a respeito de copiar com hds diferentes, funciona sim veja esse artigo
    http://br-linux.org/tutoriais/003156.html

    qualquer coisa posta awe

    valew

  6. #6

    Padrão Badblocks partição reiserfs!!!

    Pessoal, como disse que iria dar um retorno, vamos lá:

    Tentarei escrever um HowTozinho aqui, ou pelo menos passar uma idéia.

    Meu problema:
    Após tentar iniciar meu sistema Linux, recebi uma mensagem de I/O em /dev/hda2 na tela de inicialização do sistema. Com uma mensagem parecida com essa:
    Erro try to read block {19876309}
    e então nossa querida tela de:
    KERNEL PANIC.

    Bootando por um CD LIVE, no meu caso o "SLAX" que pode ser baixado em:
    http://slax.linux-live.org/?lang=pt resolvi tentar montar minha partição,
    mount /dev/hda2 /mnt/hda2
    Porem recebia um erro de:
    mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hda2,
    or too many mounted file systems
    Tentei também
    mount -t reiserfs /dev/hda2 /mnt/hda2
    e mais uma vez:
    mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hda2,
    or too many mounted file systems

    Foi então que tive a certeza que minha partição ReiserFS tinha ido pro saco, ou pelo menos parte dela.
    Porem existiam arquivos ali extremamente importantes que eu não podia perder de maneira nenhuma.
    Ok decidi tentar falar para minha partição ReiserFS que certos blocks estavam com defeito, assim eu poderia ter uma chance de remonta-la para pegar meus dados.
    Meu primeiro passo foi saber quem eram os Bad's da história.
    Com o SLAX rodando e um disquete resolvi escrever todos os blocos defeituosos encontrados pela ferramenta "badblocks".
    então lá fui eu:
    badblocks -vv /dev/hda2 -o /mnt/floppy/bads.txt

    Após exatamente 8:00 horas, minha lista estava completa. =]
    com 300 badblock's
    Então agora eu precisava falar para minha partição ReiserFS não usar aqueles blocos.
    vamos lá:
    reiserfsck --badblocks /mnt/floppy/bads.txt /dev/hda2

    Isso era para funcionar, porem nesse processo descobri que outros setores não estavam conseguindo ser lidos, pois uma mensagem da ferramenta reiserfsck me retornou algo do tipo:
    Parece haver algum tipo de problema de Hardware, não perca seu tempo e arquivos, é melhor você comprar um novo HD e então use a ferramenta "dd_rescue" e então usar a ferramenta reiserfsck.
    não entendi porque ele fez isso, já que eu estava passando todos os blocos com defeito para ele, resolvi passar mais uma vez a ferramenta badblocks:

    badblocks -vv /dev/hda2 -o /mnt/floppy/bads2.txt

    porem após o termino do mesmo existiam 3000 bad's e não 300 como da primeira vez, ou seja meu HD estava com LEPRA!

    percebi que realmente não tinha como fugir de comprar um novo equipamento.

    E então foi exatamente oque eu fiz:
    comprei um HD Samsung de 80 GB.
    e comecei a me informar sobre o dd_rescue e sobre a ferramenta dd.
    descobri em algum forum e sites que muitas vezes os erros da ferramenta dd era causado por um detalhe: aa partição ou os hd's não tinham tamanhos identicos: fonte, destino.
    mais uma vez bootei com o SLAX e queria saber qual era o tamanho da minha partição com bad's:

    fdisk /dev/hda
    opção p
    e consegui pegar as seguinte's informações:
    bloco inicial: 71
    bloco final 59760
    tamanho 5973210

    anotado!

    então recriei exatamente isso no meu HD SAMSUNG.

    fdisk /dev/hdb

    bloco inicial: 71
    bloco final 59760
    tamanho 5973210


    criei tambem um sistema de arquivo nessa partição por superstição:

    mkreiserfs /dev/hdb2


    sabia que agora era a hora do tudo ou nada, tinha que usar a ferramenta DD

    então deixei a noite toda a ferramenta DD trabalhar, a sintax que eu usei foi:

    dd if=/dev/hda2 of=/dev/hdb2 conv=noerror

    FALHEI!

    tentei montar a partição e nada!
    mount /dev/hdb2 /mnt/hdb2 e o mesmo me retornava um erro assim:
    NOT A DIRECTORY.

    eu sabia que não, porem oque eu havia feito de errado????

    foi então que lendo todos os man's e --h e google

    que descobri uma opção do dd chamada notrunc

    parece que o dd no final da copia, tenta compactar os ultimos bit's, porem isso gera erros:
    então lá fui eu:

    dd if=/dev/hda2 of=/dev/hdb2 conv=noerror,notrunc,sync

    após o tempo de mais 8:00 horas, tentei já sem esperanças:

    reiserfsck /dev/hdb2
    ele me retornou uma pancada de erros, porem nenhum fatal.
    terminou na boa, e me avisou que se eu deseja-se corrigir os mesmo, teria que usar a opção --rebuild-tree.
    Porem já perdi uma partição com --rebuild-tree , então por desencargo de conciência resolvi tentar montar:
    mount /dev/hdb2 /mnt/hdb2

    :clap: :clap: :clap: :clap:

    FUNCIONOU.

    minha partição ReiserFS foi montada =]

    tar -czvf all.tgz /

    e corri para o abraço
    espero que essa experiencia que tive, algum dia possa ajudar alguem =]