+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro! No space left on device (Inodes full)

    Olá, pessoal.

    Tenho um servidor rodando squid, sarg, iptables. Tô com um problema por causa dos vários arquivos que o sarg tá criando. Em uns 2 meses de uso, o diretório do sarg já está com 2,2 GB!
    O problema é o esses arquivos não ocupam (muito) espaço no disco, mas ocupam blocos e inodes do hd.
    Tem algum jeito de liberar esses inodes gastos por esses arquivos, ou algum comando que libere esses inodes?
    É ruim isso, porque mesmo eu me preocupando com o espaço das partições, o tamanho dos logs, agora tem mais essa dos inodes. :@:

    O HD é de 20 GB.
    df -h
    Sistema Arq. Tam Usado Disp. Uso
    /dev/hda1 3,9G 2,7G 982M 74%
    /dev/hda2 15G 2,4G 12G 17%

    df -i
    Sistema Arq. Inodes IUsados ILivres Uso
    /dev/hda1 513024 513024 0 100%
    /dev/hda2 1909440 306712 1602728 17%

    Qualquer ajuda é válida.

    Valeu.

  2. #2

    Padrão Erro! No space left on device (Inodes full)

    Pra resolver o problema com os logs você pode usar o logrotate.
    Bom, de certo modo é uma ajuda ...

  3. #3

    Padrão Erro! No space left on device (Inodes full)

    Valeu, aledr.

    Mas o log rotate é pro squid.
    Tô pensando em deixar o sarg pra gerar um relatório semanal apenas, aí não iria dar tanto problema de espaço.

    Valeu. E no aguardo de novas soluções.

  4. #4

    Padrão Erro! No space left on device (Inodes full)

    Você pode usar o logrotate para os logs do apache também e uma outra grande maioria de serviços, claro, se for este o problema, mas se forem os relatórios do sarg que estiverem lotando o disco, ai vai ter que gerar eles semanalmente ou mensalmente. Uma outra opção é gerar diariamente, mas apagar as pastas de uma semana a cada nova semana gerada. Não sei programar, mas se souber, faça um shell script pra isso.

    [ ]'s

  5. #5

    Padrão Erro! No space left on device (Inodes full)

    Eu agendei no crontab pra ele limpar a cada 15 dias