+ Responder ao Tópico



  1. #1
    kraudio
    Visitante

    Padrão Padroes SL?

    Salve salve galera, meu nome é Claudio e sou aluno da Universidade de Lavras/MG em estou cursando POS em Produção de Software com Enfase em Software Livre e gostaria da opniao de usuarios do GNU/Linux (SL em geral) sobre os padroes no SL, minhas duvidas sao as seguintes:
    1 - Os padrões servem para manter a ordem?
    2 - Com os Padrões você tem certeza do resultado?
    3 - Facilidade no desenvolvimento?
    4 - Aumenta a Acessibilidade?
    5 - Kurumin utilizase de padroes?
    6 - "Distribuições Linux unem-se para criar padrões
    Conectiva, Mandrakesoft, Progeny e Turbolinux anunciam acordo para criar padroes", sera isso possivel?
    7 - Se for mesmo possivel, sera melhor termos (no caso de gerenciadores de pacotes) um pacote como padrao? no caso qual sera o melhor(rpm, deb...)?
    8 - Ou ainda, que todas as distribuicoes conseguisem instalar pacotes diferente, como o debian poderia instalar pacotes rpm sem problema algum de invompatiblidade entre dist?

    Agradeço desde ja a atencao recebida
    e qualquer opniao sera bem vinda

    []'s
    Claudio Luiz Pozzebon

  2. #2

    Padrão Padroes SL?

    Cara, trabalho de faculdade é sempre um trabalhinho e tanto.
    Eu passei por isso na época dos minis-computadores no Brasil.
    Eu penso que, o Linux mantém normas para tentar conseguir esse padrão. Na prática porém cada distro tem as suas características próprias, visando a facilitar o dia a dia de cada usuário. Existem distros que não trabalham por exemplo com rpm. Mas por questão de normas eles tem que ter algo que transforme o rpm em algo que a distro entenda. Então isso passa a ser norma padronizadora. Os comandos básicos de cada distros são praticamente iguais. Penso que também é padrão. Quanto a acessabilidade, imagino eu, que vai depender da vontade e interesse de cada em aprender e entender. O que também não é difícil. O Kurumin lendo no site do Morimoto segue o padrão Debian, que é uma distro respeitadíssima e bem padronizada, na comunidade Linux. Quanto a essa união Conectiva, Madrakesoft, Progeny e Turbolinux, acho que já teve alguma mudança. Afinal a Conectiva e Mandrake se uniram e criaram a Mandriva. Mas imagino que o padrão Linux permanece. Quanto a certeza do resultado, penso que a utilização do sistema operacional no dia a dia, é que vai dizer isso. A Mandriva lançou o Mandriva 2006 e com correções de 14000 bugs (eu acho estanho ... 14000 bugs ??? Deve ser publicação errada). Uma coisa que me ensinaram aqui e em outros fóruns e que eu tentei seguir, é que se eu tentasse utilizar o Linux configurando no modo texto eu teria menos problemas. Até porque o ambiente gráfico pouco difere do ambiente windows por exemplo. O KDE, Gnome hoje é uma realidade e não tem tantas diferenças do Bill Gates por exemplo. Realmente, eu segui esse caminho do modo texto. Passei pelo Conectiva 8, 10, Mandrake 10, SuSE 8.1 , 9.3, Kurumin 4.0 , 5.0 , Slackware 9 e 10.1 e outras por puro conhecimento. E existe padronização sim. Algumas pequenas diferenças, mas que a gente conhece com o uso a gente vai aprendendo. Mas o padrão Linux de configurar a maioria dos pacotes segue um padrão. A gente acaba é claro parando numa distro favorita. Por isso, por aquilo e aquilo outro. Mas dá para perceber que o Linux tem um padrão sim.
    Com certeza esse tópico deve ter mais e mais opiniões. Mas que o Linux hoje tem um padrão, tem sim.
    Um grande abraço e bom trabalho na sua pós-graduação. :good: