+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Oi pessoal,

    Utilizei o tutorial daqui (https://under-linux.org/noticia5277.html) pra instalar o qmailtoaster. Esta funcionando direito, consigo enviar e mandar email tanto por smtp/pop quanto pelo webmail.

    O problema é que o spamassassin não esta identificando os spams, o daemon esta rodando. Se eu fizer um teste no shell com o comando:

    printf "To: [email protected] From: [email protected] Subject: teste OI MAMAE " | spamassassin

    tenho isto aqui como saída:

    X-Spam-Flag: YES
    X-Spam-Checker-Version: SpamAssassin 3.1.0 (2005-09-13) on meuhost
    X-Spam-Level: *****
    X-Spam-Status: Yes, score=5.3 required=5.0 tests=EMPTY_MESSAGE,MISSING_HB_SEP,
    MISSING_SUBJECT,NO_RECEIVED,NO_RELAYS autolearn=no version=3.1.0
    X-Spam-Report:
    * -0.0 NO_RELAYS Informational: message was not relayed via SMTP
    * 2.5 MISSING_HB_SEP Missing blank line between message header and body
    * 1.3 MISSING_SUBJECT Missing Subject: header
    * 1.5 EMPTY_MESSAGE Message appears to be empty with no Subject: text
    * -0.0 NO_RECEIVED Informational: message has no Received headers
    To: [email protected] From: [email protected] Subject: teste OI MAMAE Subject: [****SPAM****]
    X-Spam-Prev-Subject: (nonexistent)

    Parece que está beleza né ?

    se faço: "/etc/init.d/spamassassin status" tenho como saída
    "spamd (pid 3539 3538 2939) is running..."

    Mas os emails que chegam não estão sendo marcados como spam, é como se não estivesse passando pelo spamassassin, tipo falta alguma integração com o qmail.

    Alguém poderia ajudar ??

    Valeu..

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Cara, por esse howto aí parece mais instalação de conectiva, instalação de Windows ou um programa de Windows do que instalação de MTA. Tudo pré-compilado, rpmzado e tal... Não dá prá saber de cara onde tá o erro. Inclusive nem vi qmail-scanner no meio da parada lá...

    Aqui eu uso o qmail-scanner para passar antivirus nos e-mails assim como rodar o spamassassin para cada um. Daí eu tive que aplicar um patch (qmail-scanner-queue) no qmail (netqmail1.05 já traz esse patch, eu acho).
    Imagino que outra forma de passar spamassassin nos e-mails seria através dos arquivos .qmail, .qmail-default.

    Infelizmente do jeito que você instalou o qmail eu não vou saber te ajudar muito, esse qmail-toaster funciona bem diferente (pelo menos a instalação) do que a instalação que eu tenho aqui (com o qmail-scanner passando antivírus e antispam nos e-mails).

  3. #3
    Avenger
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Ei! Manda um e-mail pro cara lá! Ele disponibilizou, no howto o e-mail prá tirar dúvidas!.. Ele já deve ter visto dar o problema que vc pegou.

    Tem mais um ou dois detalhes: você fala que ele não tá identificando os spams porque no cabeçalho dos e-mails que você manda não está aparecendo nada com X-Spam-Status, certo? (Se tiver aparecendo isso, é que seu antispam tá funcionando direitinho
    ::::: >>>> spamassassin não DELETA spams -- só marca <<<< :::::

    Otro detalhe: você não está tentando mandar o e-mail a partir de um RCPTHOST? Tenta enviar um e-mail do yahoo (de fora do seu MTA) prá você e vê se mesmo assim ele não está sendo checado pelo spamassassin e sendo preenchido (mesmo que como 'no') com o X-Spam-Status:

  4. #4
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Ok, vamos lá... falando do qmailtoaster eu
    n gosto muito da interface web de configuração,
    na verdade eh bem prática
    mas desta maneira não sei exatamente o
    que esta acontecendo, quais arquivos estão
    sendo alterados, etc. Quanto ao patch, no qmailtoaster
    já vem aplicado .
    O qmailtoaster usa o simscan pra "varrer" os emails...

    Já mandei email pra ele, só que ele n respondeu. Estou fazendo testes de contas "externas", uso uma do yahoo...

    Fiz progresso desde que postei essa dúvida aqui...

    1- Coloquei o /home/vpopmail/meudomino.com.br/.qmail-default assim:
    | /var/qmail/bin/preline /usr/bin/spamc -f | /home/vpopmail/bin/vdelivermail '' bounce-no-mailbox
    Antes não tinha a parte "/var/qmail/bin/preline /usr/bin/spamc -f"
    Adicionando isso fiz com que os emails sejam "scaneados", e agora o
    /var/log/qmail/spamd/current esta me dando esta saída para cada email
    recebido:

    @400000004353f80a2db74134 [3503] info: spamd: connection from meuhost [127.0.0.1] at port 55273
    @400000004353f80a2deea4e4 [3503] info: spamd: processing message (unknown) for vpopmail:89
    @400000004353f80a32b2532c [3503] info: spamd: clean message (3.3/5.0) for vpopmail:89 in 0.1 seconds, 991 bytes.
    @400000004353f80a32b84e6c [3503] info: spamd: result: . 3 - HTML_00_10,HTML_MESSAGE,HTML_MIME_NO_HTML_TAG,INVALID_DATE,MIME_HTML_ONLY scantime=0.1,size=991,user=vpopmail,uid=89,required_score=5.0,rhost=meuhost,raddr=127.0.0.1,rport=55273,mid=(unknown),autolearn=no
    @400000004353f80a35c776b4 [2919] info: prefork: child states: II

    Mesmo assim os emails n estão marcados como spam !

    Tenho 2 possíveis causas pra isso:

    1 - Só estam chegando spam em português, talvez eu tenha que adicionar regras ao spamassassin para o português.

    2- Acho que cometi um erro, pensei que não tinha instalado o spamassassin e instalei novamente, só que dessa vez com o CPAN e eh uma versão diferente da que estava. Sempre que inicio o serviço recebo esta msg no /var/log/qmail/spamd/current

    @4000000043517c8e308739b4 [2919] warn: config: configuration file "/usr/share/spamassassin/20_advance_fee.cf" requires version 3.000004 of SpamAssassin, but this is code version 3.001000. Maybe you need to use the -C switch, or remove the old config files? Skipping this file at /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/Mail/SpamAssassin/Conf/Parser.pm line 342.
    @4000000043517c8f0159350c [2919] warn: config: configuration file "/usr/share/spamassassin/20_net_tests.cf" requires version 3.000004 of SpamAssassin, but this is code version 3.001000. Maybe you need to use the -C switch, or remove the old config files? Skipping this file at /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/Mail/SpamAssassin/Conf/Parser.pm line 342.

    Não sei se esta mensagem esta causando problemas,
    mas vou corrigir isso e vejo o q dá...

    Se alguém tiver alguma idéia...

    Pablo

  5. #5
    Avenger
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Tem um post meu aqui que eu expliquei algumas coisas que têm que ser feitas quando se atualiza um spamassassin velho pelo mais novo (principalmente para se aproveitar o máximo dele). Apesar de eu não ter passado por esse problema, aquele post deve te ajudar com esse problema. Vou procurar e volto a postar aqui. (qualquer coisa, se eu demorar, busque por posts meus que contenham 'spamassassin' e 'CPAN'.

    Sobre o seu progresso, acho que ele não foi lá essas coisas de bom não, heim... Talvez seja bom você tirar aquilo do .qmail-default e deixar como estava antes. Aquele .qmail-default só é ativado quando o destinatário de um e-mail que esteja tentando entrar no seu MTA não existe.
    Tente o seguinte: entre no diretório de um dos usuários que você criou, e coloque aquela linha do spamc num .qmail ali no diretório do usuário: aí sim você vai ter o resultado que espera. Provavelmente agora seu spamassassin não esteja funcionando. O meu 3.1.0 eu inicio o spamd com os parâmetros: -s null -L -x -D -u spamc (tem um usuário spamc para o spamassassin).

    O Ideal seria que o spamassassin fosse executado a partir do seu simscan. No meu caso, mesmo o qmail-scanner tem alguns testes, no qmail-scanner independente do spamassassin que testa algumas coisas sobre o resultado do spamc/spamd. (a partir dos quais eu fiz meu scriptzinho de marcar spam a partir do reverso).

  6. #6
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Citação Postado originalmente por Avenger
    Tem um post meu aqui que eu expliquei algumas coisas que têm que ser feitas quando se atualiza um spamassassin velho pelo mais novo (principalmente para se aproveitar o máximo dele). Apesar de eu não ter passado por esse problema, aquele post deve te ajudar com esse problema. Vou procurar e volto a postar aqui. (qualquer coisa, se eu demorar, busque por posts meus que contenham 'spamassassin' e 'CPAN'.
    Eu já atualizei o spamassassin, aquela messagem não esta mais aparecendo. Quanto a isto, parece que esta tudo beleza. Depois que fiz a atualização foi apagado o script que ficava em /etc/init.d/spamassassin.
    Agora o spam não está iniciando no boot...

    Citação Postado originalmente por Avenger
    Sobre o seu progresso, acho que ele não foi lá essas coisas de bom não, heim... Talvez seja bom você tirar aquilo do .qmail-default e deixar como estava antes. Aquele .qmail-default só é ativado quando o destinatário de um e-mail que esteja tentando entrar no seu MTA não existe.
    Tente o seguinte: entre no diretório de um dos usuários que você criou, e coloque aquela linha do spamc num .qmail ali no diretório do usuário: aí sim você vai ter o resultado que espera. Provavelmente agora seu spamassassin não esteja funcionando. O meu 3.1.0 eu inicio o spamd com os parâmetros: -s null -L -x -D -u spamc (tem um usuário spamc para o spamassassin).
    E eu pensando que tinha feito progresso, ehhehehehhe. Já tirei do .qmail-default e coloquei no .qmail do usuário.

    Citação Postado originalmente por Avenger
    O Ideal seria que o spamassassin fosse executado a partir do seu simscan. No meu caso, mesmo o qmail-scanner tem alguns testes, no qmail-scanner independente do spamassassin que testa algumas coisas sobre o resultado do spamc/spamd. (a partir dos quais eu fiz meu scriptzinho de marcar spam a partir do reverso).
    O que eu fiz foi colocar no /var/qmail/control/simcontrol isto:
    :clam=yes,spam=yes,spam_hits=5

    E nada dos spams serem marcados....

  7. #7
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Resolvi abri o fonte do emails que chegam e olhe o que achei...

    X-Spam-Checker-Version: SpamAssassin 3.1.0 (2005-09-13) on meuhost
    X-Spam-Level: **
    X-Spam-Status: No, score=2.7 required=5.0 tests=FRONTPAGE,HTML_90_100,
    HTML_MESSAGE,HTML_TAG_EXIST_TBODY,MIME_HTML_ONLY,SPOOF_OURI
    autolearn=no version=3.1.0

    Pelo jeito o problema agora esta nas regras do spamassassin que não pontua suficiente os spams que estou recebendo..

    E ainda tem alguns emails(poucos) que não tem nenhuma "X-Spam" no fonte..

  8. #8
    Avenger
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Então... Caça o meu post, lá fala como você utilizar o máximo do spamassassin 3.1.0 -- quando você atualiza ele desabilita umas coisas básicas por causa de licensas.

  9. #9
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Como meu SA já era a versão mais nova não fiz instalação nenhuma. Quando fui no /etc/mail/spamassassin/ eu não tinho o init.pre não existia, apenas o v310.pre então foi só renomear e fazer as alterações do seu post https://under-linux.org/modules.php?...5755&highlight

    Ah, também fui neste site e baixei algunas regras.

    http://www.sounerd.com.br/index.php?...=119&Itemid=43

    Pronto, depois disso tudo meu SA tá funcionando beleza !! No webmail criou sozinho uma pasta com o nome Spam, onde todos emails marcados como spam são colocados lá dentro. Qual o problema dessa configuração ? Quando o usuário baixa seus emails só vem o que estiver na pasta Inbox e caso um email for marcado como spam indevidamente o usuário não vai recebe-lo.

    Vai ter que ir no webmail pra checar ?? Acho que Isso não é solução tão boa...

    Aê Avenger, valeu pela ajuda. Espero que este tópico aqui venha ajudar outras pessoas também...

  10. #10
    Avenger
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Não, não vai ter que ir pro webmail checar não. A diferença é que seu webmail é espertinho e já separa (me fala qual é aí prá mim usar também!..) os spams dos mails bunitinhos pro cliente poder olhar. Isso é recurso do seu webmail, e não do MTA em si.

    Pros clientes a princípio -verem- um spam lá pelo outlook por exemplo, eles vão ter que ficar olhando o cabeçalho do e-mail caçando por 'X-Spam-Status: Yes'. O ruim do outlook é que nele não tem como filtrar esse X-Spam-Status prá jogar em outra pasta ou coisa assim. Acho que o outlook do office 2000/XP já traz esse recurso!..

    O que eu faço aqui, é o cliente que quiser, tem o spam filtrado pelo MTA. Daí o servidor quando vê que x-spam tá yes, ele deleta o e-mail e nem deixa o mail na caixa do cliente -- mas ele tem opção de desabilitar isso!..

  11. #11
    pablito
    Visitante

    Padrão Spamassassin não identifica spams !!

    Ah saquei !! Massa !

    Estou usando o squirrelmail !