+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre o CBQ

    Boa noite a todos, pessoal estou com um dúvida sobre os arquivos de controle de banda do CBQ, acontece o seguinte, se na opção RULE eu colocar o IP 192.168.1.2 estarei controlando a banda desde IP correto, porem se ao inves do IP eu colocar a range como por exemplo 192.168.1.0 estarei controlando a banda de todos os hosts dessa classe, porem minha dúvida é a seguinte ao controlar a banda de uma range a velocidade sera controlada em cada host com a mesma velocidade ou a velocidade sera compartilhada entre a range?? Segue abaixo como esta o arquivo ,de configuração.

    Dessa forma acredito que estou compartilhando a banda de todos os IPs dessa classe

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=8Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.0/24
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Dessa forma acho que estou controlando IP por IP

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=8Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.2
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Abraços
    Clecio Rodrigo
    Iniciante em Linux

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre o CBQ

    Se vc deseja que todos tenham a mesma velocidade defina uma range inteira ao inves de fazer um arquivo pra cada ip !!!

    Como vc definiu bounded e isolated yes todos navegarao com a mesma velocidade sem direitos de pegar e nem emprestar banda pra ninguem !!!


    Cada um tera direito a velocidade estabelecida no arquivo de configuraçao, lembrando que vc deve criar dois arquivos pra cada ip ou pra uma range inteira, como por exemplo:

    RULE=192.168.1.0 # No primeiro arquivo

    RULE=192.168.1.0, # No segundo arquivo

    Ou fazer isso pra cada ip no mais e tudo igual !!!


    Valeu !!!

  3. #3

    Padrão Dúvida sobre o CBQ

    Muito obrigado pela dica, me ajudou bastante, irei definir as velocidades em ranges diferentes.

    Abraços
    Clecio Rodrigo
    Iiniciante em Linux

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre o CBQ

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Se vc deseja que todos tenham a mesma velocidade defina uma range inteira ao inves de fazer um arquivo pra cada ip !!!

    Como vc definiu bounded e isolated yes todos navegarao com a mesma velocidade sem direitos de pegar e nem emprestar banda pra ninguem !!!


    Cada um tera direito a velocidade estabelecida no arquivo de configuraçao, lembrando que vc deve criar dois arquivos pra cada ip ou pra uma range inteira, como por exemplo:

    RULE=192.168.1.0 # No primeiro arquivo

    RULE=192.168.1.0, # No segundo arquivo

    Ou fazer isso pra cada ip no mais e tudo igual !!!


    Valeu !!!
    Jean entao se eu quizer por exemplo colocar para um cliente 100kbps, sabendo q ele tem 2 micros e eu quero q fique 100 kbps para dividir para os dois micros dele, nao basta eu colocar 0/24?

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre o CBQ

    Eu nao entendoi muito bem a sua pergunta !!!

    Mas vc coloca 100Kbps de banda garantida pra ele se ele tem um ou mais micros ai ele que sabera como controlar isso !!!

    Nao entendi a parte do /24 o que vc quis dizer com a definiçao da mascara em relaçao a velocidade dele !!!


    Valeu !!!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre o CBQ

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Eu nao entendoi muito bem a sua pergunta !!!

    Mas vc coloca 100Kbps de banda garantida pra ele se ele tem um ou mais micros ai ele que sabera como controlar isso !!!

    Nao entendi a parte do /24 o que vc quis dizer com a definiçao da mascara em relaçao a velocidade dele !!!


    Valeu !!!
    Tipo eu vendo 100 kbps para ele, agora ele coloca quantas maquinas quizer na rede dele.Ele q se vira para controlar.
    oq eu queria saber é se eu colocar 0/24, vai ser 100 para todos os ips da classe, tipo 192.168.8.1, aí eu coloco 192.168.8.0/24, aí todos dessa classe ficaram com 100 kbps para dividir.
    Pq se eu colocar no cbq, ip por ip, aí vai ficar 100 k para cada maquina!

  7. #7
    Visitante

    Padrão Dúvida sobre o CBQ

    estou fazendo uns testes aqui com o CBQ e estou com dúvidas quanto a prioridade das regras.

    estou fazendo o seguinte, tenho uma regra p/ cada cliente limitando a banda em 300K, até aí funciona 100%, o que nao estou conseguindo é liberar a banda na porta 80, eu marco os pacotes com o iptables e criei uma regra com 4Mb de link p/ os pacotes marcados, mas nao está funcionando, está limitando nos 300K.