+ Responder ao Tópico



  1. #1
    c4f0f0
    Visitante

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    Pessoal,

    Qual a diferença de um DNS recursivo e um não recursivo? e onde configuro essa opção bind 9 no debian?

    Desde já agradeço.

    Abraços

  2. #2

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    um servidor dns é recursivo quando, ao receber uma solicitação de qualquer parte (cliente) e, não dispondo da informação em cache ou não sendo o seu próprio dominio, encarrega-se de ir buscar essa informação em outro servidor. Quando é "não-recursivo" e não é o seu próprio dominio o objeto da solicitação, êle envia a informação dos dot-servers (.) também chamados de "root-servers".

    Normalmente desabilita-se a recursividade.

    http://www.tldp.org/HOWTO/DNS-HOWTO-6.html

    creio que todas as perguntas podem ser respondidas aí pelo "The Linux Documentation Project".

    divirta-se :twisted:

  3. #3

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    tipo...

    servidor DNS recursivo não seria qdo vc busca o nome pelo endereço IP ???

    ex.:

    para pesquisar o endereço 200.176.3.142

    # dig -x 200.176.3.142

    ele retorna o dominio do terra..

    valew

  4. #4

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    vc confunde servidor DNS - que retorna um IP-adress a partir de um nome - com o serviço whois, que retorna um nome a partir de um ip-address. São animais diferentes. E o dig, tal como vc o usou, devolve (-x) o nome de domínio de um ip-addr. E o dig é um usuário dos servidores DNS, não o próprio servidor.

    Melhor vc pegar o howto do DNS lá no tldp, vai te beneficiar bastante. Quanto ao dig, RTFM (man dig). 6)

  5. #5
    Visitante

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    O não recursivo encaminha a solicitação para os root.servers? ou ele só responde a solicitações de outro servidor?

    Abraços.

  6. #6

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    Citação Postado originalmente por irado
    vc confunde servidor DNS - que retorna um IP-adress a partir de um nome - com o serviço whois, que retorna um nome a partir de um ip-address. São animais diferentes. E o dig, tal como vc o usou, devolve (-x) o nome de domínio de um ip-addr. E o dig é um usuário dos servidores DNS, não o próprio servidor.

    Melhor vc pegar o howto do DNS lá no tldp, vai te beneficiar bastante. Quanto ao dig, RTFM (man dig). 6)
    opa.. foi mal... eu realmente me confundi entre recursivo e reverso...

    agora, antes mesmo de ler sua resposta eu já percebi meu erro...

    valew

  7. #7

    Padrão DNS Recursivo e não recursivo?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    O não recursivo encaminha a solicitação para os root.servers? ou ele só responde a solicitações de outro servidor?

    Abraços.
    é como eu disse. Sugiro ler o howto no tldp.

    um NÃO RECURSIVO não responde a qualquer solicitação que não seja de seu próprio domínio. E, se solicitado por um servidor "estranho", apenas indica os root.server. Já um recursivo manda o solicitante esperar enquanto êle mesmo vai atrás da informação.
    :twisted: