+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Geralmente usamos o Ovislink para fazer o papel de um PC com kit wireless para ate uns 20 clientes.

    Mas para o dobro ou ate uns 50 clientes que equipamento podera executar esta tarefa:

    1) Ser cliente de um AP
    2) Fazer NAT
    3) Controle de Banda por MAC/IP
    4) Fazer DHCP com diferentes sub-nets amarrado por MAC/IP
    Ex. MAC: 00-01-02-03-04-05 -> 192.168.1.10
    MAC: 00-01-01-01-01-01 -> 192.168.2.10

    Gerenciamento via Web ou por console via SSH

    Obrigado

    Mauro

  2. #2

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Mauro,

    Eu tenho usado os WL1120 da Ovislink mas eles não fazem vários DHCP de acordo com os MACs. Eles tem um controle que gostei que é a liberação de acesso via MAC e o controle de banda via MAC, então o DHCP fica livre para rodar como quiser.

    Acho que funciona com HTB.

    Hoje me ofereceram um rádio novo, parecido com o WL1120, mas modelo novo que roda com o chipset 8186 e usa linux no firmware com pigtail e 4 portas lan (ve se pode!) por R$ 250,00.

    Achei bem interessante mas ainda nao comprei nenhum.

    Att,

    Nataniel Klug

  3. #3

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    um camarada meu usava ovislink pra 50 clientes e guentava na boa. o firewall dele ficava na torre de repeticao, pois ele usava maquinas como ap.

  4. #4

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Estou com uma situação parecida com a sua, estou fazendo uma rede em um predio de apartamentos.
    Após pesquizas, optei pelo star-os, ainda vai demorar um tempinho para colocar para fucionar.Quando tiver rodando eu do um alô.
    Valeu!

  5. #5

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Eu fiz uma pergunta no tópico semana passada justamente para retirar essa dúvida vi dois modelos da zinwell com 250 mv , me deram boas informações sobre eles o modelo mais em conta era o Z Plus G120 . o tópíco era Zinwell.

  6. #6

    Padrão Re: Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condom

    Citação Postado originalmente por mdmartins
    Geralmente usamos o Ovislink para fazer o papel de um PC com kit wireless para ate uns 20 clientes.

    Mas para o dobro ou ate uns 50 clientes que equipamento podera executar esta tarefa:

    1) Ser cliente de um AP
    2) Fazer NAT
    3) Controle de Banda por MAC/IP
    4) Fazer DHCP com diferentes sub-nets amarrado por MAC/IP
    Ex. MAC: 00-01-02-03-04-05 -> 192.168.1.10
    MAC: 00-01-01-01-01-01 -> 192.168.2.10

    Gerenciamento via Web ou por console via SSH

    Obrigado

    Mauro
    Por quê não usar um PC com Linux e utilizar Iptables, CBQ, arp, dhcp, SSH.. entre outros ???

    t+

  7. #7
    Visitante

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Tenho experiência com micro, o cartão trava vc tem que ter nobreak pra segurar se não tiver e for fonte atx tem que ligar o micro toda vez que caí é uma confusão grande ahahaha.

  8. #8

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Tenho experiência com micro, o cartão trava vc tem que ter nobreak pra segurar se não tiver e for fonte atx tem que ligar o micro toda vez que caí é uma confusão grande ahahaha.

    Esqueci de Logar

  9. #9

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Acho que a principal questão seja redução de custos e dor de cabeça.
    Mesmo que um PC ofereça possibilidades muito maiores, tem aquele velho problema da "natureza".
    Queimar uma fonte, cooler travado, sobre-aquecimento, evitar o deslocamento para corrigir esses pequenos problemas (o que demanda tempo e gera gastos $$$), entre outros.
    Manter um AP (ou um roteador Wireless/ADSL com firmware regravado) por 250 réis é muito mais econômico e viável. Você pode fazer a administração remota por uma interface web e ainda pode deixar ele reiniciando de tempo em tempo (cada reinício leva 5 segs em média e nem prejudica os clientes mais fanáticos por internet hehe).

    Muita facilidade eu diria.

  10. #10

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Citação Postado originalmente por aledr
    Acho que a principal questão seja redução de custos e dor de cabeça.
    Mesmo que um PC ofereça possibilidades muito maiores, tem aquele velho problema da "natureza".
    Queimar uma fonte, cooler travado, sobre-aquecimento, evitar o deslocamento para corrigir esses pequenos problemas (o que demanda tempo e gera gastos $$$), entre outros.
    Manter um AP (ou um roteador Wireless/ADSL com firmware regravado) por 250 réis é muito mais econômico e viável. Você pode fazer a administração remota por uma interface web e ainda pode deixar ele reiniciando de tempo em tempo (cada reinício leva 5 segs em média e nem prejudica os clientes mais fanáticos por internet hehe).

    Muita facilidade eu diria.

  11. #11

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Citação Postado originalmente por aledr
    Acho que a principal questão seja redução de custos e dor de cabeça.
    Mesmo que um PC ofereça possibilidades muito maiores, tem aquele velho problema da "natureza".
    Queimar uma fonte, cooler travado, sobre-aquecimento, evitar o deslocamento para corrigir esses pequenos problemas (o que demanda tempo e gera gastos $$$), entre outros.
    Manter um AP (ou um roteador Wireless/ADSL com firmware regravado) por 250 réis é muito mais econômico e viável. Você pode fazer a administração remota por uma interface web e ainda pode deixar ele reiniciando de tempo em tempo (cada reinício leva 5 segs em média e nem prejudica os clientes mais fanáticos por internet hehe).

    Muita facilidade eu diria.
    Concordo, tbem trabalho com Ovislink, Edimax, Dlink para fazer isto... mas neste caso é para uns 50 clientes. Com um Linux poder fazer um proxy/cache para economizar banda, bloquear portas vulneráveis.. entre outros...

    Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

    Cada caso é um caso e dever ser analizado...

    Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...

    vlw

  12. #12

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Citação Postado originalmente por bauer
    <...>Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

    <...>Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...
    Bauer,

    Onde tu consegue K6 por esse preço. Aqui onde moro a média de preço deles é de 400 reais e além disso precisa comprar placa e adptadora para colocar nele o que custa mais uns bons US$ 100,00 (no mínimo do mínimo). A não ser que queira colocar uma PCI LG ou algo assim e emular um driver usando o ndiswraper, o que não é nem um pouco aconselhável.

    Outro problema que não pode ser relativo e sim muito bem abordado na hora da escolha é o hardware. Imagine que com uma descarga elétrica queime um processador desse computador, ou uma placa-mãe... O provedor vai demorar pelo menos 24 horas para conseugir outra, SE conseguir... Enquanto isso usando um rádio de 80 a 90 doláres, simplesmente é trocado por outro imediatamente e não deixa nenhum cliente insatisfeito.

    Eu tenho usandos Ovislink, mas não sei se ele guenta 50 clientes em NAT com wireless (em modo bridge tenho certeza de que não aguenta). O máximo que já coloquei foram 22 clientes simultâneos em cima de um AP desses e ficou 100% ok (com mini-distro linux).

    Existem os modelos novos da Ovislink e de marcas parecidas que usam o mesmo chipset (8186) e são 802.11b/g que estão custando em torno de 250 reais e já vem com 4 portas LAN, mini-distro linux e pigtail... O custo é muito mais baixo que um PC...

    Att,

    Nataniel Klug

  13. #13

    Padrão Qual equipamento pode trabalhar como cliente para condominio

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por bauer
    <...>Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

    <...>Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...
    Bauer,

    Onde tu consegue K6 por esse preço. Aqui onde moro a média de preço deles é de 400 reais e além disso precisa comprar placa e adptadora para colocar nele o que custa mais uns bons US$ 100,00 (no mínimo do mínimo). A não ser que queira colocar uma PCI LG ou algo assim e emular um driver usando o ndiswraper, o que não é nem um pouco aconselhável.

    Outro problema que não pode ser relativo e sim muito bem abordado na hora da escolha é o hardware. Imagine que com uma descarga elétrica queime um processador desse computador, ou uma placa-mãe... O provedor vai demorar pelo menos 24 horas para conseugir outra, SE conseguir... Enquanto isso usando um rádio de 80 a 90 doláres, simplesmente é trocado por outro imediatamente e não deixa nenhum cliente insatisfeito.

    Eu tenho usandos Ovislink, mas não sei se ele guenta 50 clientes em NAT com wireless (em modo bridge tenho certeza de que não aguenta). O máximo que já coloquei foram 22 clientes simultâneos em cima de um AP desses e ficou 100% ok (com mini-distro linux).

    Existem os modelos novos da Ovislink e de marcas parecidas que usam o mesmo chipset (8186) e são 802.11b/g que estão custando em torno de 250 reais e já vem com 4 portas LAN, mini-distro linux e pigtail... O custo é muito mais baixo que um PC...

    Att,

    Nataniel Klug
    Correto, como te falei também uso...

    Com relação a descarga elétria é ralativo, se queima um pc, pode queimar um Ovslink..... Se queimar apenas a fonte já é bem mais barato que o radio... tudo é relativo.

    Lembrando, que estou abordando isto pelas opções de impementação que o mdmartins quer utilizar, sendo que não conheço um equipamento que faça tudo o que ele quer...., principalmente:

    4) Fazer DHCP com diferentes sub-nets amarrado por MAC/IP
    Ex. MAC: 00-01-02-03-04-05 -> 192.168.1.10
    MAC: 00-01-01-01-01-01 -> 192.168.2.10

    Não estou dizendo que é a melhor solução ou a mais barata e sim uma da(s) soluçõe(s) que podem ser aplicada para a resolução da implementação que ele deseja, podendo agregar mais ainda como um cache para economizar banda.

    Também acho mais vantajoso o uso de Ovislink, Dlink entre outros... mas cada caso é um caso....

    [];