Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Mas é o seguinte eu uso uma Distro propria para isso que da suporte e tudo mais, é um kernel enchuto.
    Tiago,

    Que distro é essa?

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #42

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Pessoal é o seguinte, pelo que percebi aqui no load ele n rompe a conexão e sim o que acontece Guilherme é o seguinte: Por exemplo Banco, quando vc entra no banco e tem a primeira conexão chega com o ip X, e assim q vc coloca a sua senha por exemplo e clica no botao OK ele vai pegar uma outra conexão para aquela proxima pagina, e ai entra com o ip Y e é ai q esta o nosso maior problema, pq paginas de banco tem um sistema de segurança que assim q o cara loga ele armazena o ip do cara, mas quando ele prossegue na pagina e vai para uma proxima ai ele troca o IP, ai q fode tudo o banco detecta outro ip e diz q por medidas de segurança será encerrado.
    e provavelmente o problemas de MSN é o memso caso.
    agora a respeito de quebrar a conexão com downloads grandes isso nunca aconteceu aqui, ele permanece o tanto que for possivel.
    O load funciona perfeito, so tem esse tipo de probleminhas que na verdade são medidas de segurança que as outras empresas adotaram.
    agora estou vendo aqui como q eu faço para colocar uma regra no mangle para pode determinadas portas ou Ranges de IP´s caso o sistema detectar ele n mudar a conexão e ficar somente em um determinado link.


    vai ai o telegrama :good:

    qualquer rsposta será muito bem vinda!
    Pois eh Tiago, ai eu jah nao sei tb. Pq sinceramente, eu nao estou tendo esse tipo de problema nao. E ateh hj nenhum cliente reclamou de conexao com bancos ou etc.

    Estamos em um dilema agora.

    Att,

    Guilherme

  3. #43

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Mas é o seguinte eu uso uma Distro propria para isso que da suporte e tudo mais, é um kernel enchuto.
    Tiago,

    Que distro é essa?

    Att,

    Nataniel Klug
    Mikrotik :good:

  4. #44

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Essa é pro antoniobrandao, e pra quem souber.

    Esse esquema de load balance esquenta bem a cabeca de novatos como eu, sei q pros feras é facinho.

    agora desisti do tal LB e toh redirecionando portas, usei um artigo aki do site eh tah funcionando legal. Parte dele esta aki

    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2
    iptables -t mangle -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2

    # Joga serviço 80 (pacotes marcados com 2) pro adsl
    # ------------------------------------------------------------
    ip rule add fwmark 2 table 20 prio 20
    ip route add default via 172.16.0.1 dev eth2 table 20


    ************
    agora minha duvida seria a seguinte: q diferenca faz de usar o c/ os parametros do AntonioBrandao? Outra duvida? Implementei o ipp2p e gostaria de redirecionar tudo pro adsl, algum colega se abilita em me ajudar?

    Obrigado.

  5. #45

    Padrão DEU CERTO!!!!

    Pessoal,

    Depois de muito lutar contra essas desgraças da vida resolvi tentar tudo do zero... Quase um sistema de "Divisão de Link from Scratch".

    Vamos ao que foi feito e ao estado atual da conexão (que estou usando nesse momento):

    Hardware

    Depois de quase ter um enfarto com os outros testes resolvi desmontar meu micro de casa e usar ele.

    Intel Celeron 1800
    MB Asus P4V8X-X
    512 MB RAM
    HD IDE 6 Gb

    Usei um HD aqui da empresa para testes apenas. Coloquei duas interfaces de rede (eth1 e eth2) para os links externos e coloquei uma interface de rede intera (eth0) que é a sis900 onboard da placa mãe.

    PS.: NÃO ME CONDENEM! Isso é apenas para testes. Não vou usar essa SiS900 quando o sistema estiver rodando para meus clientes.

    Software

    Sistema Operacional: FEDORA CORE 3
    Kernel: 2.4.13-4
    Patchs Kernel: L7-Filter e DeadRoutes

    Links de dados

    Link 1: Rede interna do provedor
    Link 2: ADSL Brasil Telecom 800

    Teste realizados até o momento

    Downloads grandes: OK (baixei 4 arquivos de 50 MB cada um, dois por um link e dois pelo outro, monitorei usando IPTRAF)

    Sistemas de email: OK (tanto IMAP quanto POP)

    Bancos: OK (Itau e Banco do Brasil)

    COMO EU FIZ?!

    SEGREDO! Hahahahaha...

    Brincadeira. Povo, estou escrevendo um tutorial sobre tudo isso que eu fiz e irei colocar na seção de artigos da Under. Imagino que até na segunda-feira esteja no ar o tutorial.

    Continuarei testando essa conexão (estamos em 6 máquinas atrás dela para vermos se realmente funciona).

    Obrigado a todos que ajudaram e continuarão ajudando...

    Att,

    Nataniel Klug

  6. #46

    Padrão Re: DEU CERTO!!!!

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Depois de muito lutar contra essas desgraças da vida resolvi tentar tudo do zero... Quase um sistema de "Divisão de Link from Scratch".

    Vamos ao que foi feito e ao estado atual da conexão (que estou usando nesse momento):

    Hardware

    Depois de quase ter um enfarto com os outros testes resolvi desmontar meu micro de casa e usar ele.

    Intel Celeron 1800
    MB Asus P4V8X-X
    512 MB RAM
    HD IDE 6 Gb

    Usei um HD aqui da empresa para testes apenas. Coloquei duas interfaces de rede (eth1 e eth2) para os links externos e coloquei uma interface de rede intera (eth0) que é a sis900 onboard da placa mãe.

    PS.: NÃO ME CONDENEM! Isso é apenas para testes. Não vou usar essa SiS900 quando o sistema estiver rodando para meus clientes.

    Software

    Sistema Operacional: FEDORA CORE 3
    Kernel: 2.4.13-4
    Patchs Kernel: L7-Filter e DeadRoutes

    Links de dados

    Link 1: Rede interna do provedor
    Link 2: ADSL Brasil Telecom 800

    Teste realizados até o momento

    Downloads grandes: OK (baixei 4 arquivos de 50 MB cada um, dois por um link e dois pelo outro, monitorei usando IPTRAF)

    Sistemas de email: OK (tanto IMAP quanto POP)

    Bancos: OK (Itau e Banco do Brasil)

    COMO EU FIZ?!

    SEGREDO! Hahahahaha...

    Brincadeira. Povo, estou escrevendo um tutorial sobre tudo isso que eu fiz e irei colocar na seção de artigos da Under. Imagino que até na segunda-feira esteja no ar o tutorial.

    Continuarei testando essa conexão (estamos em 6 máquinas atrás dela para vermos se realmente funciona).

    Obrigado a todos que ajudaram e continuarão ajudando...

    Att,

    Nataniel Klug
    É isso ai Nataniel.
    :good:

  7. #47

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Mas voltando ao assunto, quem tiver o interesse em fazer um loadbalace e n tiver disposta em comprar um ROUTER para fazer isso, me disponho a fazer o serviço do maneira que achar melhor, por prioridade de serviço, range de ip´s ou mesmo balanceamento automático, com MRTG, monitoramento da CPU, Interfaces tudo graficamente, cachê dns, cachê proxy, etc. do link. Etc.

  8. #48

    Padrão Para que vocês possam monitorar

    Pessoal,

    Fiz um controle pelo MRTG para que vocês possam monitorar o funcionamento da divisão de carga entre os links.

    Vou deixar em teste durante o final de semana para ter certeza de que funcionará legal e depois passarei para a implementação desse sistema diretamente dentro do meu servidor.

    http://mrtg.cnett.com.br/server/teste/

    Valeu e obrigado a todos que participaram desse tópico.

    Att,

    Nataniel Klug

  9. #49
    antoniobrandao
    Visitante

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks
    agora desisti do tal LB e toh redirecionando portas, usei um artigo aki do site eh tah funcionando legal. Parte dele esta aki

    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2
    iptables -t mangle -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2

    # Joga serviço 80 (pacotes marcados com 2) pro adsl
    # ------------------------------------------------------------
    ip rule add fwmark 2 table 20 prio 20
    ip route add default via 172.16.0.1 dev eth2 table 20


    ************
    agora minha duvida seria a seguinte: q diferenca faz de usar o c/ os parametros do AntonioBrandao?.....
    Jesus,
    Se vc adicionar o -m randmom a regra do iptables será aplicada em apenas 50% dos casos. Portanto, metade do trafego da porta 80 será marcado para ir para o link ADSL, metade nao.

  10. #50

    Padrão Notações do final de semana

    Povo,

    Se vocês monitoraram a conexão ou o fizerem agora notarão que o link da eth2 não foi usado nenhuma vez durante todo o final de semana. O que me parece é que, como diz no tutorial nano.txt, o linux precisa de um número "x" de conexões para poder escolher para qual lado mandar, senão ele manda sempre para o primeiro nexthop (que é o do link 1 - eth1).

    Hoje pela manhã como estamos agora com todas as máquinas da rede interna do provedor em funcionamento nota-se que ambas as conexões estão sendo utilizadas.

    Agora preciso aprender como fazer rotas estaticas, tipo, a rede interna do provedor precisa acessar um PTP que está em um IP tipo 10.0.0.0/24 e essa conexão têm que sair pela tabela 201 (eth1) que liga ao servidor gateway do provedor que irá devidamente rotear para a rede certa... O problema é que não to conseguindo adicionar rota de rede assim. Com o route eu fazia assim:

    Código :
    #route add -net <rede destino> gw <servidor para onde o pacote deve ir>

    Agora com o comando ip eu não estou entendendo como fazer.

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #51
    antoniobrandao
    Visitante

    Padrão Re: Notações do final de semana

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Agora preciso aprender como fazer rotas estaticas, tipo, a rede interna do provedor precisa acessar um PTP que está em um IP tipo 10.0.0.0/24 e essa conexão têm que sair pela tabela 201 (eth1) que liga ao servidor gateway do provedor que irá devidamente rotear para a rede certa... O problema é que não to conseguindo adicionar rota de rede assim. Com o route eu fazia assim:

    Código :
    #route add -net <rede destino> gw <servidor para onde o pacote deve ir>

    Agora com o comando ip eu não estou entendendo como fazer.

    Att,

    Nataniel Klug
    Ola Nataniel,

    Acho que fica assim:
    Código :
    #limpa/cria uma tabela
    ip route flush table 10
    #joga trafego marcado 201 para tabela 10
    ip rule add fwmark 201 table 10 prio 10
    #coloca gateway e interface da tabela 10
    ip route add default via <GATEWAY> dev eth1 table 10

  12. #52

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Olá Nataniel...

    Ja tentou direcionar o trafego usando o mark ???

    #iptables -t mangle -A PREROUTING -p ALL -i eth1 -s 192.168.2.20/32 -j MARK --set-mark 2

    2 Seria o mark que usei para a minha tabela 201.


    Abraço....

    Fabricio Chicon
    Freenetworks Soluções em Informática
    http://www.freenetworks.com.br

  13. #53

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Povo,

    Desculpa acho que não expliquei direito. O balanceamento está perfeito. Vejam a seguinte situação:

    Minha rede interna (clientes ligados ao servidor 1): 192.168.0.0/24

    Minha rede interna (aqui dentro do provedor ligado ao servidor 2 - que estamos testando o balanceamento de links): 172.30.0.0/24

    Quando eu tento pingar na rede 192.168.0.0 ele alcança APENAS qdo o balanceamento manda esse pacote para a interface que vai do servidor 2 para o servidor 1 (eth1 que usa a tabela 201).

    Agora qdo o balanceamento manda para o outro link, obviamente, eu não alcanço a rede.

    Preciso que sempre, ou seja, todos os pacotes com origem na rede interna do provedor (172.30.0.0) com destino a rede dos clientes 192.168.0.0 saiam SEMPRE pela interface eth1 do servidor 2, ou seja, irão diretamente para o servidor 1 que fara as devidas conexoes.

    Para fazer isso eu preciso colocar essa regra de roteamento dentro da tabela 201. Mas eu nao consegui. Se eu fosse usar o route eu faria assim:

    route add -net 192.168.0.0/24 gw 172.35.0.1

    O ip 172.35.0.1 é o ip do servidor 1.

    Usando o comando "ip route" eu não sei como fazer isso.

    Att,

    Nataniel Klug

  14. #54

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    vc vai fazer isso usando a marcacao de pacotes assim

    iptables -t nat -A PREROUTING -s 192.168.0.0/24 -j MARK --set-mark 2001
    ip ro add table 20 default via 172.35.0.1 dev (IP REDE)
    ip ru add fwmark 2001 table 20
    ip ro fl ca

    independente do balancemento isso vai fazer com o q qualquer pacotes idependente do protocolo saida pelo table 20 no caso o ip 172.... ta ligado lembresse q ja fiz muitos testes aqui e tenho uma resalva somente este tipo PREROUTING so vai marcar os pacotes q as conexoes venham e sejam feitas os repasse da origem rede interna pra o destino rede externa...... se a conexao for por exemplo um email q o cliente esteja passando e o servidor de email seja a propria maquina q esta fazendo este iptables ele nao marca os pacotes pq a conexao do cliente vai ao servidor e o servidor em vez de repassar (FORWARD) ele nao repassa ele recebe e iniciar uma nova conexao por ele mesmo e nao repassando...

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    Desculpa acho que não expliquei direito. O balanceamento está perfeito. Vejam a seguinte situação:

    Minha rede interna (clientes ligados ao servidor 1): 192.168.0.0/24

    Minha rede interna (aqui dentro do provedor ligado ao servidor 2 - que estamos testando o balanceamento de links): 172.30.0.0/24

    Quando eu tento pingar na rede 192.168.0.0 ele alcança APENAS qdo o balanceamento manda esse pacote para a interface que vai do servidor 2 para o servidor 1 (eth1 que usa a tabela 201).

    Agora qdo o balanceamento manda para o outro link, obviamente, eu não alcanço a rede.

    Preciso que sempre, ou seja, todos os pacotes com origem na rede interna do provedor (172.30.0.0) com destino a rede dos clientes 192.168.0.0 saiam SEMPRE pela interface eth1 do servidor 2, ou seja, irão diretamente para o servidor 1 que fara as devidas conexoes.

    Para fazer isso eu preciso colocar essa regra de roteamento dentro da tabela 201. Mas eu nao consegui. Se eu fosse usar o route eu faria assim:

    route add -net 192.168.0.0/24 gw 172.35.0.1

    O ip 172.35.0.1 é o ip do servidor 1.

    Usando o comando "ip route" eu não sei como fazer isso.

    Att,

    Nataniel Klug

  15. #55

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    tarcisio,

    Fiz assim:

    Código :
    [root@localhost ~]# iptables -t mangle -A PREROUTING -d 172.20.0.0/24 -s 172.30.0.0/24 -j MARK --set-mark 2001
    [root@localhost ~]# ip rule add fwmark 2001 table 201

    Quando dou um list:

    Código :
    [root@localhost ~]# ip rule list
    0:      from all lookup local
    49:     from all fwmark 0x7d1 lookup 201
    50:     from all lookup main
    201:    from 172.35.0.0/24 lookup 201
    202:    from 10.1.1.0/24 lookup 202
    222:    from all lookup 222
    32766:  from all lookup main
    32767:  from all lookup default
    [root@localhost ~]#

    Aparentemente funcionou a regra.

    Reparem no teste de trace route feito da minha máquina:

    Código :
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert 172.20.0.11
     
    Rastreando a rota para 172.20.0.11 com no máximo 30 saltos
     
      1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.30.0.1
      2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.35.0.1
      3     1 ms     1 ms     1 ms  172.20.0.164
      4     6 ms     8 ms     8 ms  172.20.0.11
     
    Rastreamento concluído.
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert 172.20.0.3
     
    Rastreando a rota para 172.20.0.3 com no máximo 30 saltos
     
      1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.30.0.1
      2     3 ms     1 ms    <1 ms  172.35.0.1
      3     2 ms     1 ms     1 ms  172.20.0.164
      4     1 ms     1 ms     1 ms  172.20.0.3
     
    Rastreamento concluído.
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert 200.163.208.132
     
    Rastreando a rota para 200.163.208.132 com no máximo 30 saltos
     
      1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.30.0.1
      2     9 ms    <1 ms    <1 ms  172.35.0.1
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert [url]www.uol.com.br[/url]
     
    Rastreando a rota para [url]www.uol.com.br[/url] [200.221.2.45]
    com no máximo 30 saltos:
     
      1     1 ms    <1 ms     *     172.30.0.1
      2     1 ms    <1 ms     1 ms  10.1.1.1
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert [url]www.bb.com.br[/url]
     
    Rastreando a rota para [url]www.bb.com.br[/url] [170.66.2.11]
    com no máximo 30 saltos:
     
      1     1 ms     1 ms    <1 ms  172.30.0.1
      2     1 ms    <1 ms     1 ms  10.1.1.1
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>tracert [url]www.terra.com.br[/url]
     
    Rastreando a rota para [url]www.terra.com.br[/url] [200.176.3.142]
    com no máximo 30 saltos:
     
      1     1 ms    <1 ms    <1 ms  172.30.0.1
      2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.35.0.1
     
    C:\Documents and Settings\Nataniel>

    Vejam que a divisão do link continua funcionando... Mas como eu falei anteriormente precisa de várias conexões para que funcione senão o kernel tende sempre a mandar a conexão para o primeiro nexthop que estiver na tabela 222 (tabela de junção dos links).

    Att,

    Nataniel Klug

  16. #56

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Bom...

    Agora eu tive uma dúvida.

    Cenario:

    1 - Link Embratel - 256k
    1 - Link(?!?!?) ADSL Velox - 256k

    Tenho uma range de 128ips válidos(200.x.x.x.0 a 200.x.x.128)

    Meus clientes recebem IP validos por PPPoE, como eu faria o balanceamento nesse caso? é possivel?


    Valeus,

  17. #57

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    Citação Postado originalmente por cebolark
    Bom...

    Agora eu tive uma dúvida.

    Cenario:

    1 - Link Embratel - 256k
    1 - Link(?!?!?) ADSL Velox - 256k

    Tenho uma range de 128ips válidos(200.x.x.x.0 a 200.x.x.128)

    Meus clientes recebem IP validos por PPPoE, como eu faria o balanceamento nesse caso? é possivel?


    Valeus,
    Tu vai ter que fazer nat na interface de saida de qualquer forma. Sendo ele ou não IP roteavel.

    Att,

    Nataniel Klug

  18. #58

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    use exatamente assim q funciona........ lembresse q pra isso o balanceamento tem q esta setado no ip ro no meu caso eu uso aquele ip ro add default equalize ........ ta ligado ne. nas

    iptables -t nat -A PREROUTING -s 192.168.0.0/24 -j MARK --set-mark 2001
    ip ro add table 20 default via 172.35.0.1 dev (IP REDE)
    ip ru add fwmark 2001 table 20
    ip ro fl ca

  19. #59

    Padrão link para tuto q funca

    nataniel,

    Aonde está o link para o seu tuto de balanceamento/agregamento que funciona?

    []'s

  20. #60

    Padrão Balanceamento - dois links em um único servidor (não dá)

    under-linux.org/wiki ta la o tutorial


    falows