+ Responder ao Tópico



  1. #1
    shinzo
    Visitante

    Padrão Instalção Debian e Grub

    Sou novato usando esse novo SO. Escolhi Debian como minha distribuição. Pois bem, tenho dois hd´s aqui : Um com WINXP (hda) e o outro para o Debian (hdc). Pois bem, na instalação dei boot no hdc, tudo normal. Quando pediu para instalar o GRUB, não tinha opções indicando em qual hd eu escolheria para instalar (supostamente hdc, já que o Debian estava sendo instalado lá). Mas não foi isso que aconteceu, o GRUB instalou no hda e substituiu o boot loader do WINXP. Resumindo, se eu escolho na bios para dar boot no hdc, o grub da um erro, to tendo que usar o hda para bootar o hdc. Como posso deixar cada hd e SO com seus respectivos boot loaders?

  2. #2
    Djova_tux
    Visitante

    Padrão Instalção Debian e Grub

    Cara, é o seguinte:

    quando vc Instala Linux em algum Hd que no seu caso é o Hdc o lilo ou o grub vai se instalar no seu primeiro HD que no seu caso é o hda(ele grava na MBR do primeiro HD) sendo o Primario master. Se vc quiser ter um boot em cada HD instale primeiro o Windows em um HD e depois coloca o HD que vc quiser Instalar o Linux e mete ficha. O problema disso tudo que geralmente quando vc faz uma instalação de linux em um HD tando em uma IDE e depois passa ele pra outra IDE a tendência é dar pau.

    O que aconselho é deixar como vc fez mesmo, ou seja, o que eu mais aconselho é que vc deixe dessa :@: de windows de vez :good: e viva no mundo Linux!!!!!

    Blz

    Giovani

  3. #3
    shinzo
    Visitante

    Padrão Instalção Debian e Grub

    Quer dizer que se eu futuramente quizer um boot pra cada um separado, vou ter que desligar um hd, pra ele não instalar no outro?

  4. #4

    Padrão Instalção Debian e Grub

    Caro amigo. Foi exatamente isso o que eu fiz. Eu instalei o windows normal. Depois desliguei ele e instalei o Linux em outro hd.
    Quando quero que o boot seja em um ou outro eu entro no setup e coloco na sequencia do boot, qual hd eu quero o boot.
    Pelo menos assim, ninguém interfere no outro. Pode ser chato ficar entrando no setup, mas acho mais seguro. Se precisar remover um hd, não tenho problemas.
    Um grande abraço ........ :good:

  5. #5

    Padrão Instalção Debian e Grub

    Dificil isto não?

    Por que não simplesmente selecionar no grub qual opção vc quer?
    Se quiser manter o windows (aarrrgg!) como principal, edita o teu grub ou lilo para abrir ele como default.

    Mas ficar toda vez na bios, entra, altera reinicia, reinicia, volta, altera?

    Sei lá para mim é cansativo isto.