+ Responder ao Tópico



  1. #1
    chemmical
    Visitante

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Eae pessoal tudo bom?
    estou com um grande problema!! fui chamado para instalar uma rede (nao tenho experiencia profissional em redes linux vai ser a primeira) e estou pensando em aceitar como desafio....(vamos ver né...)
    Mas é o seguinte o cliente não tem muita ideia do que ele quer....
    basicamente...
    Grupos de usuarios (manutençao , administracao, balcao) trocando arquivos cada um cokm suas premissoes ->Samba ok.
    Proibir alguns sites de acesso -> Iptables.. (problemas sao as regras que nao estam claras)

    E ele quer instalar em todos os pontos da loja.. ai que está...
    nao sei qual distro usar.. ele nunca usou linux.... e o povo da loja parece q nao..

    pensei no ubuntu... kurumin... se alguem puder me dar uma ajuda em config e alguma ideia agradeço mto.. pois oq esta valendo aqui.. é a experiencia mesmo hehe

    valeu galera!!!

  2. #2
    sambaloco40
    Visitante

    Padrão ajuda!!

    Bom, vc pode começar procurando tutoriais.
    Eu posso sugeirir usar Slack para todos, mas pode ser dificil para vc que nao tem experiencia com nada. Tente começar com Fedora ou Umbutu. Melhor só um Kurumin memso, mas é pouco controlável.
    O que mais te dá controle é o Slack mesmo...
    Para o(s) servidor(es) Slack com certeza. Squid+Iptables+Autenticação, sendo esse firewall de dentro para fora e de fora para dentro para evitar que usuários fação tuneis para fora... (só uma madadezinha ... ahahahahah!)
    Procura uns tutoriais ou contrata minha empresa! hahahah! T+ Falando nisso, de onde vc é mesmo?

  3. #3

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Servidor de arquivos é samba mesmo...
    Bloquear sites usa o squid (faz proxy transparente :P )
    Para servidores use o que preferir, nao vamos discutir distro ok :good:
    Para as estações sugiro o ubuntu por ser mais prático, e muito mais estável que o kurumin. Sem dizer que o kurumin foi tão mexido que nem sei se podemos chamar de linux ainda né? hehe...

  4. #4
    Visitante

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    nosssssa !!!!!!!!!!!!!!!

    que feio um profissional como vc Jim, falando mal do Carlos E. Morimoto,
    que esta como vc do lado do linux e ajudando muita gente, porque isso ?

    no link abaixo, to postando estas mensagens pro pessoal de lá poder ver !

    http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/

  5. #5

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Para as estações tem uma distro muito boa que é o Mandriva 2005.
    É leve e fácil de configurar, a interface com o usuário é muito boa.

    Para o servidor use qq distro, cada um tem a sua preferência, utilize a q vc encontrar mais tutorial e achar mais fácil.

  6. #6

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    postei no lugar errado, por favor apaguem ! desculpa ai ! ops:

  7. #7
    sambaloco40
    Visitante

    Padrão quanto a distro...

    De fato o povo ai tem razão. Utilize a distro que vc achar mais tutorias, já que não tem experiencia com nenhuma. Eu mesmo acho mais fácil slack, preferencia pessoal.
    Quanto ao kurumin, não acho que o Jim falou mal ou algo assim. Opinião válida, eu até concordo. Poderia ter utilizado outras palavras, mas eu mesmo comecei meu mundo linux com kurumin tb... É bastante alterado para quem não sabe nada mesmo... T+

  8. #8

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Galera, eu andei brincando com o Kurumin, e vejo que muita gente gosta de utilizá-lo, talvez por ser uma distro que para o usuário windows, ele se sente mais confortável. Tem muita semelhança no aspecto desktop.
    Não sei como ela se porta como servidor e principalmente no modo texto. Mas acho que temos aplaudir o Morimoto, pela perseverança e trabalho com que ele trata a distro dele. O trabalho do Morimoto é insólito, como é o Paul no caso do Slackware.
    Acho que temos mais é que encorajá-lo pelo trabalho dele com a sua distro. Ela inclusive é citada no mundo Linux lá fora. Até teve notícias aqui no Underlinux falando disso, premiando o Kurumin. Não fica legal fazermos críticas. Se pensarmos bem, seria muito legal, se cada um de nós tivéssemos a nossa própria distro. E penso que se o Kurumin está sendo comentado, é porque tem também os seus atrativos. Bom, é a minha opinião. Não estou criando polêmicas. Longe disso. Respeito todas as opiniões aqui.
    Um grande abraço a todos ............ :good:

  9. #9
    CassioAbreu
    Visitante

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Tem um distro chamada Big linux que ouvi dizer ser muito boa e facil. É um "Lindows" digamos.

  10. #10

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Olá,

    antes de definir a distro seria uma boa reunir os usuários e discutir com eles essa mudança. Explico porque: recentemente fui chamado para atender uma rede com alguns computadores rodando linux que estavam apresentando os mais variados problemas. Constatei que na maioria dos casos, na verdade, os usuários estavam tentando fazer no linux o que faziam antes no win98, e obviamente, não funcionava, então declaravam como "defeito". Sugeri uma série de encontros entre os responsáveis pela empresa e os usuaŕios auxiliados por um entendido em informática para nivelar o conhecimento e depois então discutir uma estratégia de treinamento. Vocês não imaginam o que esses usuários falaram do linux quando eu cheguei lá a primeira vez, tudo fruto do desconhecimento.
    Desculpem se me alonguei ou fugi do tópico.

  11. #11

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Eai pessoal valeu a todos ai... mas vcs estam confundindo um pouco.....

    O servidor eu sei.. uso slack... só queria saber se tinha alguma ideia.. sugeriram o SQUID muito boa a ideia.

    Mas sobre a ditro.. é para os clientes....
    computadores que estão no balcao, na manutenção, secretária, são pessoas "leigas", que não estão nenhum pouco interessados em usar o console ou digitar algum comando.

    eu gostaria de saber se alguem já teve esse tipo de experiência e como resolveu, pensei tb no SuSe, o cliente não está importando qual é o melhor linux e sim se kurumin se comporta numa empresa, se aquela outra distro pode ficar um bom tempo "sem precisar atualizar" o kernel algumas bibliotecas que utilizamos dia a dia , alguém já teve essa experiência?
    e lógico tudo sem pagar licensa


    valeu!!

    abraços

    se alguem teve experiencia parecida.. e quiser relatar para ajudar a gente aee valeu!

  12. #12

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Citação Postado originalmente por nickstones
    Olá,

    antes de definir a distro seria uma boa reunir os usuários e discutir com eles essa mudança. Explico porque: recentemente fui chamado para atender uma rede com alguns computadores rodando linux que estavam apresentando os mais variados problemas. Constatei que na maioria dos casos, na verdade, os usuários estavam tentando fazer no linux o que faziam antes no win98, e obviamente, não funcionava, então declaravam como "defeito". Sugeri uma série de encontros entre os responsáveis pela empresa e os usuaŕios auxiliados por um entendido em informática para nivelar o conhecimento e depois então discutir uma estratégia de treinamento. Vocês não imaginam o que esses usuários falaram do linux quando eu cheguei lá a primeira vez, tudo fruto do desconhecimento.
    Desculpem se me alonguei ou fugi do tópico.
    Olá!

    Passei pela experiência de migração de uma rede (na verdade, ainda estou passando) para Linux. A parte da reunião com os usuários é de extrema importância. Se você tiver os usuários do seu lado, 50% do seu sucesso estará garantido. Isso está muito relacionado ao medo do desconhecido mudanças (Linux?!? O que é isso? A gente come com farinha???). É um aspecto muito importante, mas não vou me alongarpor fugir ao tópico.

    Quanto a distro a utilizar nas estações de usuário, aqui onde trabalho optou-se por utilizar o Fedora. Estamos trabalhando muito bem com ele, sem maiores problemas. Utilizamos também o Openoffice.org como suíte de escritórios.

    É isso.

    :good:

    []'s
    Cléoson.

  13. #13

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    hahaha... Não to falando mal não.. to falando que EU NAO GOSTO, e simplsmente dando minha opinião mbyte... desculpe de ofendi alguem, nao era essa a intenção. Quanto ao fato de eu ser um "profissional como eu", acho que minha opinião em relação ao kurumin nao altera em NADA o meu profissionalismo, sendo eu um bom profissional ou nao.

    Espero nao causar mais polêmica, é apenas a minha opinião.

    "Discordo de tudo o que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo"

  14. #14
    adelmar
    Visitante

    Padrão Suse 9.3

    Cara, compra os dois cds da Infoexame "iNFOFAÇA!", o Monte a sua rede e linux no servidor, elas são interesante, mas vc vai ter algumas duvidas, posta as perguntas nesse saite maravilhosa que copm certeza alguém vai te ajudar assim como tem me ajudando, OBRIGADO GALERA.

  15. #15
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Montando rede inteira Linux , mas...

    Sem dizer que o kurumin foi tão mexido que nem sei se podemos chamar de linux ainda né? hehe...

    Posso gerar flames, mas concordo com ele, uma coisa eh deixar desktop amigável, outra eh botar um ícone Meu Computador no desktop... aí não concordo.......