+ Responder ao Tópico



  1. #1
    elizandros
    Visitante

    Padrão UCARP

    Algum caro(a) amigo(a) poderia me ajudar??? Estou desenvolvendo um TCC cujo assunto é redunâcia, gostaria de saber se algum de vocês poderia me passar algum tipo de material que fale sobre, em especial, UCARP...
    Obrigado e espero que me ajudem..
    [/u]

  2. #2

    Padrão UCARP

    Viva colega.. vou começar por explikar o que é o CARP e como funciona

    O CARP é um protocolo de redundancia desenvolvido e integrado nos BSD's (OpenBSD, FreeBSD etc..) as siglas CARP vêm de (Common Adrress Redundant Protocol), ou seja protocolo de redundancia de enderesso comum.. de facto é interessante, pois voce com este protocolo pode ter varias maquinas com um mesmo IP "partilhado" entre elas.. deste modo, ao contrario do que mta gente pensa, o CARP n faz load balance, mas apenas redundancia em caso de falha
    Imagine o cenário, vc tem uma empresa com 6 computadores clientes, e 2 maquinas de firewall, vamos ver o seguinte eskema:

    firewall1 ---> 192.168.0.2
    firewall2 ----> 192.168.0.3

    clientes ---> 192.168.0.4 ... por aí acima...

    agr vc deve estar a perguntar, entao e o 192.168.0.1? é aí que entra o CARP, esse ip (192.168.0.1) é um IP partilhado por ambos os firewalls, na verdade o firewall1 tem alem do IP que lhe pertence.. tem tambem o 192.168.0.1, em caso de falha do firewall1, entao o firewall2, passa a ter o IP que lhe pertence e tambem o 192.168.0.1

    claro que isto para os clientes fica transparente.. pois o gateway dos clientes é sp o 192.168.0.1, independentemente da maquina que assumiu esse IP

    quanto ao UCARP, n é nd mais que um fork do CARP para o linux
    UCARP vem de Userland CARP

    n sei que fui mto explicito.. mas é mais ou menos essa a ideia de como funciona o CARP
    existe um artigo no vivaolinux.com.br, que explika com mais detalhe como isso funciona
    Um abraço