+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rprossi
    Visitante

    Padrão Montar um Servidor Linux

    Bom dia pessoal ,

    Estou iniciando no mundo linux e gostaria da ajuda de vcs.
    Preciso montar um servidor linux para as seguintes funções : Firewall, proxy e DNS , mas não tenho nenhum ideia como começar.
    Bom na verdade eu instalei o Fedora core 4 no sevidor , e uma das primeiras dúvidas foi que pacotes de aplicativos devo habilitar ? Outra coisa quando o sistema acabou de instalar não consegui entrar como root , tive que criar um usuário e ai entrei como usúario . Estive procurando e me foi informado que devo habilitar o root para entrar em modo grafico , como devo fazer ?
    Outra coisa recebi um script de um firewall e gostaria de saber aonde devo colocar ?

    São apenas algumas dúvidas , agradeço desde já pela ajuda
    Abraço \
    Rafael

  2. #2
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão Montar um Servidor Linux

    Cara voce poderia passar o script de firewall para eu dar uma olhada?
    [email protected] ou coloca aqui no forum para o pessoal...


    No caso, depois de criado e esditado seu firewall, de permissao de execução com o comando chmod.
    Ex: chmod 755 nome do arquivo do firewall
    para iniciar automaticamente quando seu pc inicia
    copie o script para /etc/rc.d/init.d
    e de o seguinte comando:
    ln -sf /etc/rc.d/init.d/nomedoarq/etc/rc.d/rc3.d/S50firewall

    pelo menos foi assim que um cara me passou ele...

    E lembre-se de que se quiser usar o modo grafico no fedora, abra as portas do X

    Um abraço e espero ter ajduado...

    André

  3. #3
    silmar
    Visitante

    Padrão Montar um Servidor Linux

    Olha tem uma distro feita exatamente para web ou seja para ser servidor de internet

    www.aplinux.com.br

    entra aee e ve ..

  4. #4

    Padrão Montar um Servidor Linux

    faz na calma... um serviço de cada vez...

    primeiro, faça funcionar o seu proxy com o Squid, da umas lidas nos tutoriais do Squid e poste suas duvidas...

    depois configure o bind, ele sera responsavel pelo serviço de DNS....

    e por ultimo configure seu firewall, pra vc q ta começando aconselho o a mexer no firewall por ultimo, pois se vc configurar ele antes, e depois mexer no squid e no bind ele podera interferir no funcionamento deles... ja se vc configurar o squid e o bind antes e ambos estiverem funcionandom quando vc mexer no firewall e algo parar vc ja sabera que tem algo errado no firewall....

  5. #5
    Visitante

    Padrão Servidor DNS ...

    Olá a todos também sou novo na parte de redes em linux, pois sou desenvolvedor e atualmente necessito conhecer redes em linux e tenho dúvidas sobre alguns alguns assuntos como :

    Servidor DNS. O que é realmente ???
    Para que serve em uma rede local ???

  6. #6

    Padrão Montar um Servidor Linux

    Para que serve uma rede local ?????????

    Vamos ver se consigo te ajudar....... Rede local, meio pelo qual um grupo de hosts (basicamente computadores) se interconectam com a finalidade de compartilhar serviços tais como, Arquivos, aplicações, impressora, acesso a Internet.....
    Como é uma rede local, todos os computadores estarão interligados por meio de um aparelho/dispositivoi chamado HUB ou um dispositivo melhor e mais evoluído chamado Swicth.

    Espero ter ajudado........................

  7. #7
    dsalvi
    Visitante

    Padrão Montar um Servidor Linux

    Sempre quando me perguntam como começar pela instalação do servidor, sugiro começar com o Debian. A instalação é rápida e bem simples.

    Para instalar os serviços não precisa preocupar-se tanto com dependências, já que o apt tenta resolver automaticamente.

    Após a instalação é bom atualizar o sistema: apt-get upgrade
    Para instalar DNS: apt-get install bind9
    Para instalar Proxy: apt-get install squid

    (Caso esteja com problemas no apt, rode o apt-setup e em seguida apt-get update)

    Depois é só editar os arquivos de configuração (ache um bom tutorial no google, mas os proprios arquivos já são bem explicativos).

    Verifique bem as regras desse arquivo de firewall antes de rodá-lo. Depois pode coloca-lo no /etc/init.d e criar um linkp ara /etc/rc2.d/ (caso esteja sem interface grafica, senao coloque em /etc/rc3.d/): ln -s /etc/init.d/arquivo /etc/rc2.d/S99arquivo

    Não esqueça de dar permissao de execução para ele: chmod u+x /etc/init.d/arquivo


    É minha dica.

    Abraços