+ Responder ao Tópico



  1. #1
    drsjr
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Olá pessoal..,
    Estou precisando montar um repetidora e pensei em usar a SWL 3300 como Bridige e Mult-Bridige, e gostaria desaber se alguem conhece, usa nessa situaçcão e ou que seria mais indicado, a distância entre os pontos A <- 3500km -> B <- 4300km -> C.
    gostaria de saber se existe pra ela algun software tipo o "Tux-AP" pra fazer controle e filtro de pacotes..

    Grato! por qualquer ajuda..!

  2. #2
    haas
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Cara, eu já usei muito esse rádio aí, do jeito que vc quer usar funciona, mais vai degradar bastante a vazão dos dados, eu usava dois rádios na repetidora, funcionava melhor. Outro detalhe importante dessas bridges aí, quando configura ela para funcionar como PTP a vazão é menor do que vc usar como Multlink, eu usava da seguinte forma:

    radioA ---multlink--- radioB ---cabo cross---radioC---multilink---radioD

    Sendo assim o rádioB e o radioC formam a repetidora. Esses rádios da Samsung são guerreiros mesmo, aguentam bem o tranco, mas a vazao de dados oscila entre 800Kbit à 2,5Mbit, já consegui em laboratório picos de 2,8Mbit nada mais que isso, e o link maior que consegui fazer com eles foi de 15KM com antena direcional Hyperlink com o cabo RG213 mais curto que conseguia e claro visada limpa. Use sempre o conector B para a antena, olhando o rádio de frente é o conector da direita, o outro conectar só serve para fazer DA ou seja balanceamento de carga para recepção de dados, claro, se vc estiver disposto em colocar duas antenas para fazer o mesmo link fica legal, e vc pode tbem desligar o conector A para que ele concentre todo o processamento de recepção no conector B, faça isso com o Telnet, tem um mounte de opção lá que não aparece no software gráfico ou na interface WEB. Boa sorte!

  3. #3
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Eu uso na configuraçao ponto multi-ponto, um como master e o outro como slave.(eu tbem uso dois rádios no repetidor).Como o amigo disse, os radinhos são guerreiros mesmo!
    Aconsenho vc a fazer como o amigo disse, coloque 2 rádios no repetidor.
    Hass, eu nunca tive a curiosidade de entrar no modo telnet, alem de poder anular a saida, tem mais alguma coisa interessante?
    Agora nao da para eu mexer nos rádios, pq os meninos estao a todo vapor, mas assim q eu acertar meu link reserva, vou dar uma olhadinha nisso!
    Valeu!!

  4. #4

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Eu uso na configuraçao ponto multi-ponto, um como master e o outro como slave.(eu tbem uso dois rádios no repetidor).Como o amigo disse, os radinhos são guerreiros mesmo!
    Aconsenho vc a fazer como o amigo disse, coloque 2 rádios no repetidor.
    Hass, eu nunca tive a curiosidade de entrar no modo telnet, alem de poder anular a saida, tem mais alguma coisa interessante?
    Agora nao da para eu mexer nos rádios, pq os meninos estao a todo vapor, mas assim q eu acertar meu link reserva, vou dar uma olhadinha nisso!
    Valeu!!
    Esse sou eu! :toim:

  5. #5
    Herlon
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    siga o conselho do hass, pois o multilink não funciona bem

  6. #6

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por haas
    Sendo assim o rádioB e o radioC formam a repetidora. Esses rádios da Samsung são guerreiros mesmo, aguentam bem o tranco, mas a vazao de dados oscila entre 800Kbit à 2,5Mbit, já consegui em laboratório picos de 2,8Mbit nada mais que isso, e o link maior que consegui fazer com eles foi de 15KM com antena direcional Hyperlink com o cabo RG213 mais curto que conseguia e claro visada limpa.
    Haas,

    Estou me sentindo recordista... hehehe...

    Eu usei durante dois anos rádios SWL3300 (que vendi esses dias atrás) em modo PtP. Um desses rádios estava em uma torre ligando uma cidade vizinha a 16 Km, sem visada direta (mesmo sabendo que ela existia nunca conseguimos enxergar as torres) e consegui througput de 3 Mbps usando antenas TSM Off-Set 23 dBi.

    Consegui enlaces de 60 Km com esses rádios já (mas usando amplificador em ambas as pontas e desabilitando a saida A).

    Att,

    Nataniel Klug

  7. #7
    haas
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Eu uso na configuraçao ponto multi-ponto, um como master e o outro como slave.(eu tbem uso dois rádios no repetidor).Como o amigo disse, os radinhos são guerreiros mesmo!
    Aconsenho vc a fazer como o amigo disse, coloque 2 rádios no repetidor.
    Hass, eu nunca tive a curiosidade de entrar no modo telnet, alem de poder anular a saida, tem mais alguma coisa interessante?
    Agora nao da para eu mexer nos rádios, pq os meninos estao a todo vapor, mas assim q eu acertar meu link reserva, vou dar uma olhadinha nisso!
    Valeu!!
    Esse sou eu! :toim:
    Cara, tem muita coisa legal lá sim, quando tiver uma oportunidade dê uma explorada, vc vai encontrar coisas que não se encontra em muitas dessas bridges de pequeno porte.

  8. #8
    haas
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por haas
    Sendo assim o rádioB e o radioC formam a repetidora. Esses rádios da Samsung são guerreiros mesmo, aguentam bem o tranco, mas a vazao de dados oscila entre 800Kbit à 2,5Mbit, já consegui em laboratório picos de 2,8Mbit nada mais que isso, e o link maior que consegui fazer com eles foi de 15KM com antena direcional Hyperlink com o cabo RG213 mais curto que conseguia e claro visada limpa.
    Haas,

    Estou me sentindo recordista... hehehe...

    Eu usei durante dois anos rádios SWL3300 (que vendi esses dias atrás) em modo PtP. Um desses rádios estava em uma torre ligando uma cidade vizinha a 16 Km, sem visada direta (mesmo sabendo que ela existia nunca conseguimos enxergar as torres) e consegui througput de 3 Mbps usando antenas TSM Off-Set 23 dBi.

    Consegui enlaces de 60 Km com esses rádios já (mas usando amplificador em ambas as pontas e desabilitando a saida A).

    Att,

    Nataniel Klug
    Nataniel Klug

    Creio que seja o recordista mesmo, ouvi dizer que essas antenas da TSM são muito boas, eu utilizava as Hyperlink Vazadas (grade). Não tive muito sucesso com amplificador, eu usava aqueles de 1W da Hyperlink, mas vivia dando problema, tinha que estar resetando a cada dois dias, daí abandonei esse tipo de equipamento e passei a me contentar com a potencia dos cartões do rádio. Tem um colega aqui que usa muito esses amplificadores, mas nunca instala eles sem um filtro de cavidade, ele diz que o filtro deixa o link uma maravilha, o sinal fica totalmente limpo, e com isso ele alcança distancias bastante longas, sei de um link dele com uma AP2000, amplificador e filtro de cavidade, antenas TSM, polarização vertical, sem visada e de aprox. 80Km funcionando que é uma beleza.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    pontos A <- 3500km -> B <- 4300km -> C

    po entendi direito treis mil e quinhentos kilometros


    bem swl 3300 naum é muito boa pra fazer isto naum

  10. #10

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por Benatto
    pontos A <- 3500km -> B <- 4300km -> C

    po entendi direito treis mil e quinhentos kilometros


    bem swl 3300 naum é muito boa pra fazer isto naum
    hahahahaha

    Assim só satelite ou rádio PX... hahahaha

    PS.: LEIA 3500m.

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #11

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por haas
    Creio que seja o recordista mesmo, ouvi dizer que essas antenas da TSM são muito boas, eu utilizava as Hyperlink Vazadas (grade). Não tive muito sucesso com amplificador, eu usava aqueles de 1W da Hyperlink, mas vivia dando problema, tinha que estar resetando a cada dois dias, daí abandonei esse tipo de equipamento e passei a me contentar com a potencia dos cartões do rádio. Tem um colega aqui que usa muito esses amplificadores, mas nunca instala eles sem um filtro de cavidade, ele diz que o filtro deixa o link uma maravilha, o sinal fica totalmente limpo, e com isso ele alcança distancias bastante longas, sei de um link dele com uma AP2000, amplificador e filtro de cavidade, antenas TSM, polarização vertical, sem visada e de aprox. 80Km funcionando que é uma beleza.
    Infelizmente nem filtro de cavidade e nem amplificador são permitidos pela ANATEL.

    Eu desativei meus links por esse motivo. O fiscal falou da seguinte forma:

    "Temos o modo fácil de desligar e o difícil, qual tu queres?"

    Eu escolhi o fácil e vendi o amplificador...

    Att,

    Nataniel Klug

  12. #12
    haas
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por haas
    Creio que seja o recordista mesmo, ouvi dizer que essas antenas da TSM são muito boas, eu utilizava as Hyperlink Vazadas (grade). Não tive muito sucesso com amplificador, eu usava aqueles de 1W da Hyperlink, mas vivia dando problema, tinha que estar resetando a cada dois dias, daí abandonei esse tipo de equipamento e passei a me contentar com a potencia dos cartões do rádio. Tem um colega aqui que usa muito esses amplificadores, mas nunca instala eles sem um filtro de cavidade, ele diz que o filtro deixa o link uma maravilha, o sinal fica totalmente limpo, e com isso ele alcança distancias bastante longas, sei de um link dele com uma AP2000, amplificador e filtro de cavidade, antenas TSM, polarização vertical, sem visada e de aprox. 80Km funcionando que é uma beleza.
    Infelizmente nem filtro de cavidade e nem amplificador são permitidos pela ANATEL.

    Eu desativei meus links por esse motivo. O fiscal falou da seguinte forma:

    "Temos o modo fácil de desligar e o difícil, qual tu queres?"

    Eu escolhi o fácil e vendi o amplificador...

    Att,

    Nataniel Klug

    Bom, pelo menos ele foi legal com você te dando essas opções. Realmente não são permitidos pela Anatel, como eu não gostei de usa-los mesmo, fiquei tranquilo, mas tem muita gente por aí que usa, espero que os fiscais que irão vizita-los sejam legais como esse que falou com você.

  13. #13

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por haas
    Bom, pelo menos ele foi legal com você te dando essas opções. Realmente não são permitidos pela Anatel, como eu não gostei de usa-los mesmo, fiquei tranquilo, mas tem muita gente por aí que usa, espero que os fiscais que irão vizita-los sejam legais como esse que falou com você.
    Haas,

    Eu notei que os fiscais (já fui visitado 4 vezes por, ao todo, 6 fiscais) têm a tendência em acreditar no que tu diz. De todos apenas dois subiram realmente nas minhas torres e, para surpresa deles, constataram que tudo que eu tinha dito era verdade.

    Eu falei por fiscal sobre o amplificador e expliquei o motivo do uso dele. O que ele me disse era para tirar e tentar sem. Se não desse eu devia desligar ou tentar com antenas de maior ganho (o que não era possível na época).

    Resolvi desligar e descentralizar a compra de links.

    PS.: Eu tenho feito uma média de 2 denúncias por mês na ANATEL e todas muito bem atendidas.

    Att,

    Nataniel Klug

  14. #14
    haas
    Visitante

    Padrão SWL-330 - Dulvidas ! !

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por haas
    Bom, pelo menos ele foi legal com você te dando essas opções. Realmente não são permitidos pela Anatel, como eu não gostei de usa-los mesmo, fiquei tranquilo, mas tem muita gente por aí que usa, espero que os fiscais que irão vizita-los sejam legais como esse que falou com você.
    Haas,

    Eu notei que os fiscais (já fui visitado 4 vezes por, ao todo, 6 fiscais) têm a tendência em acreditar no que tu diz. De todos apenas dois subiram realmente nas minhas torres e, para surpresa deles, constataram que tudo que eu tinha dito era verdade.

    Eu falei por fiscal sobre o amplificador e expliquei o motivo do uso dele. O que ele me disse era para tirar e tentar sem. Se não desse eu devia desligar ou tentar com antenas de maior ganho (o que não era possível na época).

    Resolvi desligar e descentralizar a compra de links.

    PS.: Eu tenho feito uma média de 2 denúncias por mês na ANATEL e todas muito bem atendidas.

    Att,

    Nataniel Klug
    Então Nataniel,

    sabe que eu nunca fui fiscalizado, eu tinha um provedor de Internet WI-FI em três cidades aqui na região, e nunca apareceu ninguém pra fiscalizar, sempre mantive a estrutura conforme a Anatel exige. Sei que houve fiscalizações da Anatel em cidades bem próximas as que prestavamos serviço de Internet, mas nunca vieram até as cidades onde estavamos, e olhe, a gente tinha anuncio no jornal, revista, etc. E nada. Também nunca precisei fazer denuncia, ninguem nunca me encomodou com algum sinal clandestino que desse interferencia no meu. Vendi o provedor para um outro provedor aqui na região, isso faz aprox. uns 7 meses, e pelo que sei até hoje ninguém veio fiscaliza-los também.