Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Pessoal,

    Estou instalando um servidor o qual tera raid1, o hardware eh um ibm xseries 226, o problema eh o seguinte eu configurei o raid, instalei o suse 10 tdo blz, qdo fui testar o raid tirei um hd gravei alguns dados no hd q ficou, dpois recoloquei o novo hd, fiz a sincronizacao e tdo sem problemas, porem isso foi com o hd q fica no "slot" 1 se retirar o hd q fica no slot 0 e reiniciar a maq o sistema nao boota, liguei para o suporte ibm e eles me disseram q isso deveria funcionar pois a conf do raid esta correta, e como o suse 10 nao eh homologado, eles nao poderiam ajudar e q talvez fosse problema com a distro, alguem tem raid 1 com suse 10 para dizer se funciona ou nao??

    Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Nunca configueri SUSE com RAID, mas a configuração toda que vc fez do RAID foi via hardware certo??? (utilitário da IBM) antes de instalar o sistema operacional?

  3. #3
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Citação Postado originalmente por panther
    Nunca configueri SUSE com RAID, mas a configuração toda que vc fez do RAID foi via hardware certo??? (utilitário da IBM) antes de instalar o sistema operacional?
    isso eu fiz com o utilitario ibm, essa conf eles repassaram comigo e o procedimento estava correto , depois qdo fui instalar o suse na hora do particionamento tbem fiz a configuracao do raid.

  4. #4

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    ´Como disse antes não instalei SUSE em RAID, mas já instalei vários servidores IBM e COMPAQ com RAID, e depois de utilizar a configuração via utilitário do fabricante, não precisei fazer nada no sistema operacional, pois o sistema operacional já enxerga as partições de acordo com o feito no utilitário. Eu instalei va´rios servidores WINDOWS e Novell Netware 4 e 5. Nunca tive esse problema.

    Será que a falha não estaria nesta configuração que vc está fazendo via sistema operacional?

  5. #5
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    tah....nao tenho certeza qto a isso....da primeira vez q eu instalei eu fiz somente pelo utilitario ibm, e nao fiz nada pelo S.O., qdo fui particionar ele mostrava os dois hds, nesse ponto o correto seria mostrar apenas um??

    mas eu segui escolhi um hd e o particionei, soh q o raid nao estava sendo feito ou seja os dados eram gravados somente em um hd, talvez entao o erro esteja na configuracao do utilitario ibm, refazendo a pergunta qdo bem configurado o utilitario na tela de particionamento jah na instalacao do SO eh para aparecer somente um hd ao inves de dois??

    valeu!

  6. #6

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Exatamente, se vc configurar o utilitario para um unico disco, o seu sistema operacional irá enxergar um unico disco.

  7. #7
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    eu acabei de refazer a configuracao utilizando o utilitario, junto com o suporte ibm, foi da mesma maneira q eu ja havia feito, terminando de criar o array eu vou testar com outra distro pra ver o q acontece....e posto o resultado

    Valeu!

  8. #8
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    segue reconhecendo dois hds.....duas perguntas qual distro vc jah utilizou e nao teve problemas??

    e qual seria a diferenca entre usar raid configurado pelo utilitario do fabricante ou utilizar o raid configurado pelo S.O??

  9. #9

    Padrão placa controladora

    cara, qua é a sua placa controladora? existem algumas controladoras de raid sata que se dizem hardware raid, mas na verdade sao um softraid via bios da controladora. Neste caso vc não vai conseguir usar com hardraid, não. Tente fazer com um softraid, o driver do linux pra isso é muito bom, e é mais configurável que qualquer raid via hardware. Posta pra gente o modelo da controladora.

  10. #10
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    a controlodora eh scsi o modelo eh "Ultra 320 SCSI" do proprio fabricante do servidor....entao eu fazendo o raid pelo S.O. eh mais vantajoso??

    Se nao for pedir muito os colegas poderiam citar vantagens e desvantagens entre os dois tipos??

    Valeu!!

  11. #11
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    eh eu tive em contato com o suporte e na verdade eh uma controladora onboard, adaptec, q necessita d um driver para funcionar corretamente com o S.O. e esse driver o fabricante soh fornece para S.O. homologados, e no caso o suse 10 nao eh, entao vou fazer software Raid mesmo....

    valeu pela dicas!!!

  12. #12
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Pessoal,

    eu sigo com alguns problemas na criacao desse bendito raid, agora estou fazendo software raid 1, o problema agora esta qdo eu tiro o hd q fica no slot "0" o sistema nao boota, se o recoloco o sistema boota, eu faco a sincronizaco e tdo blz, o hd do slot "1" se eu o retirar o sistema boota sem problemas, qual serah o problema, algum teste q eu possa fazer??

    Obrigado

  13. #13

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Cara so uma coisa voce pos pra bootar pelo segundo HD?? pq pelo que sei as placas maes comuns não tem essa opção automatica tem de mudar na bios, e outra coisa não sei se pode ser besteira mas nao teria de gravar informações na MBR do segundo hd tb??

    falows

  14. #14
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    cara olha q estranho, primeiro em relacao ao boot creio q nao eh por ai nao, mas em relacao ao mbr o seguinte eu coloquei o hd q fica no segundo slot no primeiro e nao bootou, ou seja alguma informacao ta faltando nesse hd, mas eu fiz array d todas as particoes, ou seja na teoria estariam identicos....

    algum sugestao....??

    valeu!!!

  15. #15

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Cara eu não tenho certeza com a questão da MBR, so lembro quando eu fazia copias de HDS antes eu tinha que copiar a MBR, ou fazer uma instalação básica só para MBR ser gravada não sei se com raid temd e fazer isso tb.

    falows

  16. #16
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Cara eu não tenho certeza com a questão da MBR, so lembro quando eu fazia copias de HDS antes eu tinha que copiar a MBR, ou fazer uma instalação básica só para MBR ser gravada não sei se com raid temd e fazer isso tb.

    falows
    creio q nao.....mas to pesquisando e resolvendo posto a solucao do problema....

    ate mais!!!

  17. #17
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    blz eu sigo com na luta para configurar esse bendito raid.....minha duvida é a seguinte agora.....observando os hds eu vi q qdo o server vai ser inicializado apenas o primeiro hd eh lido, troquei a posicao dos hds como jah havia falado reiniciei o server esse hd foi lido, mas o server nao foi inicializado, quais arquivos tenho q conferir q estejam nesse hd??

    Eu jah conferi q o grub esta no /boot?? tem algum mais??

    Obrigado

  18. #18

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Cara tenta fazer o seguinte bootar com um live cd, e instalar o grub nesse outro hd, ae deve funcionar.

    falows

  19. #19
    marceloedrei
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    acabei d fazer esse teste e o bendito nao boota.....vou pensar em outros testes e posto os resultados/duvidas.....se tiver sugestoes serao bem vindas!

    valeu!!!

  20. #20
    rgz
    Visitante

    Padrão Problemas com raid 1 suse 10

    Olá Marcelo, estou curioso com o seu caso, pois acabei de comprar um IBM também, como está a sua instalação? Funcionou?!
    Na próxima semana vou receber o server, já tô com um pé atrás!