+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Debian parando

    Ola!

    Trabalho em um provedor de internet via radio, tenho um servidor Debian "ROTEADOR", por este roteador passa uns 250 clientes. Ele roda o squid, bandlimit, ethers e o apache para o sarg e mostrar graficos do mrtg, tem agora 1G de RAM.

    Meu problema é o seguinte, este roteador do dia para noite começou a parar, consome toda a memoria RAM começa a usar a SWAP e para do nada. Ja fiz de tudo, parei a metade de seus servisos e nada, para ter uma ideia esta maquina funcionava com 256 de RAM e fazia isto tudo que nao consegue fazer agora com 1G de RAM.

    Alguem teria uma ideia do que possa ser?

    VALEUUUUUUU !!!!!!!!!!! :? :toim:

  2. #2
    mushroom-br
    Visitante

    Padrão Debian parando

    Olá!
    Conte-me, vc só aumentou a memória né?
    A máquina é a mesma?
    Como está o espaço em disco?

    []'s

  3. #3
    dsalvi
    Visitante

    Padrão Debian parando

    dá uma verificada nos processos rodando... algum deles deve ser o resonsável...

    > ps aux

    Abraços

  4. #4

    Padrão Debian parando

    Citação Postado originalmente por mushroom-br
    Olá!
    Conte-me, vc só aumentou a memória né?
    A máquina é a mesma?
    Como está o espaço em disco?

    []'s
    Cara a maquina e a mesma o espaço em disco esta +- 40% usado, vou confirmar. Esta maquina só faz roteamento e proxy que deixei para usar 2048 do HD e 64MB da RAM.

  5. #5

    Padrão Debian parando

    Citação Postado originalmente por dsalvi
    dá uma verificada nos processos rodando... algum deles deve ser o resonsável...

    > ps aux

    Abraços

    Amigo monitoro isto o tempo todo, ja parei um por um so falto eu parar minhas eth's

  6. #6
    mushroom-br
    Visitante

    Padrão Debian parando

    Tchê, não será este teu pente de memória que está com problema.. A velocidade do barramento é compativel?

    Remova a memória e deixe com era antes.. faça este teste!

    Um abraço!


  7. #7

    Padrão Debian parando

    O consumo de memoria pode ser isso?

    Ja coloquei dois pentes diferentes de 333Mhz, como a antiga, só assim funciona. Mas vou fazer mais testes de hardware, só pode ser hardware, software esta tudo ok. :good:

    Grande abraço !!!

    VALEUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!

  8. #8

    Padrão Debian parando

    Cara, com linux eu nunca tive este problema, mas tive exatamente a mesam coisa com um router cisco 2600, ele consumia toda a memroia e o processamento chegava em 98% de utilização. Após analisar o roteador descobri que estavam chegando quantidades absurdas de pacotes para este roteador, o que gerava consumo de memoria e processamento, e estes pacotes eram virus que atacavam a porta 135 (se me lembro bem). Apenas fizemos uma accesslist no router e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

    Então eu pergunto, vc já analisou o trafego de pacotes na sua rede? Será que não poderia ser algo deste tipo?

    Abraço

  9. #9

    Padrão Debian parando

    Citação Postado originalmente por panther
    Cara, com linux eu nunca tive este problema, mas tive exatamente a mesam coisa com um router cisco 2600, ele consumia toda a memroia e o processamento chegava em 98% de utilização. Após analisar o roteador descobri que estavam chegando quantidades absurdas de pacotes para este roteador, o que gerava consumo de memoria e processamento, e estes pacotes eram virus que atacavam a porta 135 (se me lembro bem). Apenas fizemos uma accesslist no router e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

    Então eu pergunto, vc já analisou o trafego de pacotes na sua rede? Será que não poderia ser algo deste tipo?

    Abraço
    Vou analizar minha rede melhor, meu firewall não esta 100% mas estas portas mais comuns como a 135 estao bem fechas.

    []s

    VALEUUUUUUUUU !!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. #10

    Padrão Debian parando

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas ele disse que usa MRTG no servidor. Se fosse um problema de tráfego, não apareceria algo apontando?

    Só monitorar os processos com o top.


    Abraços!

  11. #11

  12. #12

    Padrão Debian parando

    Com certeza o MRTG mostraria um gáfico com alto consumo de banda, porém precisa ver se o MRTG dele está apontado para a interface que isto poderia estar ocorrendo.

    No meu caso tinhamos mais do que dois roteadores, e o MRTG estava configurado apenas para parte destes roteadores, portanto não foi possivel analisar atarvés do MRTG.

  13. #13

    Padrão Debian parando

    Monitoro sempre com top os servisos rodando, mas nao apresenta nada de anormal, a memoria esta sendo consumida absurdamente.

    Em relação ao MRTG, meu grafico esta mormal.

  14. #14
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Debian parando

    acho que não se pode confiar tanto nos gráficos do MRTG, uma vez que está havendo competição de recursos de hardware em um nível tão grande que faz a máquina parar!
    Eu não uso o MRTG, mas uso o CACTI, e na mesma máquina precisei colocar o Nessus para fazer uns testes ... bom, os gráficos de todos os servers ficaram meio loucos, mostrando tráfego abaixo do normal .... dessa forma, pode ser que exista sim picos, mas a máquina está tratando os pacotes ao invés de capturá-los via SNMP ...

  15. #15

    Padrão Debian parando

    Estou analisando a vundo este problema e quando resolver vou postar no furum para compartilhar a esperiencia.

    VALEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!