+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferenças

    fala pessoal td bl'z??

    estou acostumado a trabalhar com o conectiva 10 e resolvi passar pra slackware, instalei aqui no micro e percebi várias diferenças entre os dois...

    neste período de adaptação acredito q terei várias duvidas, simples pra quem já trabalha com slack a algum tempo...

    e a princípio eu gostaria de saber o segunte:
    - qual arquivo seria relativo ao /etc/bashrc do conectiva no slack?
    - como faço pra um serviço iniciar no boot da máquina, dar permissão de execução para o arquivo em /etc/rc.d ??

    a princípio são estas as dúvidas q tenho...

    depois postarei outras.. hehehe

    valew

  2. #2

    Padrão Diferenças

    Estou no trabalho agora e aqui temos apenas rwindow$, por isso nao lembro sobre o bashrc.

    Para iniciar serviços no boot, basta você editar o arquivo rc.local em /etc/rc.d/.

    E nele colocar o comando a ser executado.

    ex:

    Código :
    pppoe-start
    /etc/rc.d/rc.fw
    mysqld_safe

  3. #3
    alvaro_rs
    Visitante

    Padrão Diferenças

    Achei algo interessante sobre o boot baseado no BSD style para scrpits de inicialização, no caso padrão do Slackware. Um pouco de teoria x prática até para se entender melhor um pouco esse processo de inicialização.

    Se ajudar esta aí:

    http://openskills.info/infobox.php?ID=1042

  4. #4

    Padrão Diferenças

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Estou no trabalho agora e aqui temos apenas rwindow$, por isso nao lembro sobre o bashrc.

    Para iniciar serviços no boot, basta você editar o arquivo rc.local em /etc/rc.d/.

    E nele colocar o comando a ser executado.

    ex:

    Código :
    pppoe-start
    /etc/rc.d/rc.fw
    mysqld_safe
    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.

  5. #5

    Padrão Diferenças

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Estou no trabalho agora e aqui temos apenas rwindow$, por isso nao lembro sobre o bashrc.

    Para iniciar serviços no boot, basta você editar o arquivo rc.local em /etc/rc.d/.

    E nele colocar o comando a ser executado.

    ex:

    Código :
    pppoe-start
    /etc/rc.d/rc.fw
    mysqld_safe
    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.
    Olha no debian tem o rcconf, que é instalado atraves do apt-gt install rcconf

    mas no slack eu nao sei.. ve se tem rcconf

    [ ]´s

    Fábio Jung

  6. #6

    Padrão Diferenças

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.
    Nunca usei conectiva, nem imagino como é esse ntsysv.

  7. #7

    Padrão Ntsysv

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Citação Postado originalmente por lucianogf
    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.
    Nunca usei conectiva, nem imagino como é esse ntsysv.
    Olá, bem ele é um programinha que vc usa para editar quais serviços vão ser carregados na inicialização do conectiva.

    tbm estou pensando em migrar para o Slak, mas estou meio em duvida, o que vc 's acham dessa migração.

  8. #8

    Padrão Re: Ntsysv

    Citação Postado originalmente por GodZilla_XF
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Citação Postado originalmente por lucianogf
    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.
    Nunca usei conectiva, nem imagino como é esse ntsysv.
    Olá, bem ele é um programinha que vc usa para editar quais serviços vão ser carregados na inicialização do conectiva.

    tbm estou pensando em migrar para o Slak, mas estou meio em duvida, o que vc 's acham dessa migração.
    Eu uso o conectiva, mais para habilitar a execucao do programa no boot utilizo chconfig, assim: chconfig squid on
    Acho que o ntsysv programa presente no conectiva que facilita, mais internamente elle deve usar este comando acima.

  9. #9

    Padrão Diferenças

    Citação Postado originalmente por lucianogf

    Fala Skorpyon,

    tipo.. queria saber se no slack não haveria algo como o ntsysv do conectiva.
    Cara segundo o que vi até agora em posts e outros basta voce tem que colocar um script dentro de /etc/rc.d com permissão de execuçao (chmod +x).

    De um olhada dentro do diretorio com certeza já tem algum script lá com o nome iniciando com rc. tipo rc.samba ou rc.httpd. Segundo o que dizem desta forma o script é inicializado junto com o sistema. Se quiser que ele deixe de ser executado é só tirar a permissão de execução (chmod -x).

    Bom isso é o que eu encontrei por aí. Não tenho certeza quanto a inicialização se realmente é isso mesmo, mas para não iniciar junto com o sistema tenho certeza que é só tirar a permissão.

    Até agora não encontrei nenhum programa no estilo ntsysv para Slackware. É claro que não procurei nenhum também por não ter necessidade.